RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Nova versão do RadioDNS integra o rádio tradicional e aplicativos no carro

04/05/2025 | Rádio Híbrido, Rádio OTA

A RadioDNS participou do NAB Show 2025 demonstrando como é possível tornar a transição entre o rádio tradicional e os aplicativos das emissoras “absolutamente perfeita” no carro conectado.

RadioDNS – É uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e promove padrões abertos para o rádio híbrido, integrando transmissões tradicionais (como FM, DAB, HD Radio) com a conectividade da internet. Essa integração permite que receptores de rádio conectados, como os presentes em veículos modernos, acessem conteúdos adicionais via IP, como logotipos de estações, informações sobre músicas em reprodução, imagens e programação sob demanda.

A solução, baseada nos padrões técnicos da organização, cria uma conexão entre as transmissões tradicionais de rádio ao vivo pelo ar e o aplicativo de internet da emissora no carro conectado.

Se a rádio não tiver um aplicativo próprio, o usuário poderá indicar um app de terceiros ou um agregador (como RadioPlayer ou TuneIn) ao configurar aquela emissora no seu receptor. Independentemente de ser um app próprio ou de terceiros, a experiência do ouvinte será consistente.

Ajudando os ouvintes a consumirem mais conteúdo da emissora

A nova funcionalidade nos padrões do RadioDNS ajuda os ouvintes a executarem cinco ações a partir da função “Rádio” do veículo:

  • Encontrar e instalar o aplicativo correspondente da emissora.
  • Iniciar e navegar pelo aplicativo da emissora.
  • Explorar recomendações de conteúdo da emissora (“deep linking”).
  • Retroceder o programa de rádio ao vivo atual, dentro do seu aplicativo.
  • Usar a transmissão tradicional, gratuita e confiável, para ouvir a rádio ao vivo a partir do seu aplicativo.

Esta integração facilita, para os ouvintes, acessar tanto o rádio pelo ar quanto o conteúdo adicional que é oferecido no aplicativo da emissora.

Embora os detalhes de implementação fiquem a cargo de cada fabricante de veículos, a RadioDNS recomenda ainda as seguintes funcionalidades:

  • Se a rádio tiver um aplicativo e ele ainda não estiver instalado, deve haver uma opção para o ouvinte instalá-lo ao lado do ícone da sua estação na lista de emissoras.
  • Se a rádio já tiver um aplicativo instalado, o ouvinte deve poder abri-lo diretamente a partir da lista de estações – sem interromper a transmissão – e poder navegar por ele.
  • O ouvinte deve poder visualizar ou escolher conteúdos de áudio disponíveis no aplicativo da emissora, com recomendações vinculadas à programação ao vivo, que podem mudar ao longo do dia.
  • O aplicativo deve oferecer a opção de alternar para a recepção do rádio pelo ar se o ouvinte quiser ouvir ao vivo, em vez do streaming.

Demonstração no NAB Show 2025 – Lista de emissoras indica também os aplicativos relacionados

Na tela de sintonia da emissora, a opção para abrir o aplicativo

Implementando as novas funcionalidades

Essas novas funcionalidades ainda estão nos testes finais e serão suportadas apenas no Android Automotive, dependendo também do suporte do fabricante do veículo ao padrão em seu sistema de rádio.

A RadioDNS está em contato com os fabricantes de veículos sobre estes padrões e as melhores formas de implementá-los. A nova versão do padrão deve estar disponível apenas no final deste ano.

Para se adaptar à esta nova versão, as rádios deverão atualizar os seus dados na plataforma RadioDNS adicionando informações sobre o seu aplicativo e registrando o app para oferecer suporte a deep linking. Além disto, no seu aplicativo, a rádio deverá inserir links para a recepção via rádio tradicional (fm:, am:, dab:, etc.).

Fonte: RadioDNS

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.