Um estudo da nuVoodoo revelou que os ouvintes de rádio não são apenas receptores passivos, mas apresentam um padrão de participante ativo, tornando-os um público ideal para campanhas publicitárias direcionadas e bem pensadas que exploram o alcance do rádio AM/FM.
Os respondentes foram categorizados como ouvintes (50%), ouvintes assíduos (23%) e não ouvintes (27%). O envolvimento desses grupos foi medido em relação a um índice normalizado de 100, onde pontuações acima de 100 indicam maior envolvimento ou desempenho em relação à média, e pontuações abaixo de 100 indicam menor envolvimento.
Os ouvintes de rádio são caracterizados por seu envolvimento ativo em atividades comunitárias e pessoais. Eles têm mais probabilidade de usar a publicidade como uma forma de descobrir novos produtos e são receptivos a incentivos de compra, como cupons e códigos de desconto. Ao contrário de seus pares que não ouvem rádio, os ouvintes são menos introvertidos, participando de eventos sociais e públicos.
O estudo destaca a importância do rádio como um meio para alcançar um público engajado, economicamente estável e orientado para a comunidade. Os anunciantes podem aproveitar esse meio para direcionar efetivamente suas campanhas para consumidores que são tomadores de decisão chave e receptivos à publicidade.
O estudo pode ser baixado aqui.
Fonte: Radio Ink