O Pandora lançou oficialmente nesta semana a sua versão de serviço de música totalmente on-demand. O Pandora Premium, como é chamado o pacote de assinatura, entra para competir de forma direta com Spotify, Apple Music, iHeartRadio e outros serviços de streaming de música “cloud-based”.
Até então o Pandora era basicamente um serviço inteligente de playlists com algumas opções de interatividade. A partir de alguns artistas escolhidos pelo usuário, o algoritmo do Pandora gerava uma programação contínua com artistas relacionados. Respeitados alguns limites, o usuário podia pular as músicas que não gostasse. Este ainda é o modelo do serviço gratuito que é suportado por publicidade.
No Pandora Premium, modalidade de serviço por assinatura e sem publicidade, o usuário pode navegar livremente pela biblioteca e escolher o que quer ouvir. O preço da assinatura será de US$ 9,99, valor que se tornou padrão de mercado para os prestadores deste tipo de serviço.
O Pandora é o serviço de música mais popular nos EUA, mas vinha perdendo terreno para o Spotify e outros. Além disto, a companhia vem apresentando um prejuízo operacional crescente. O pacote Premium é uma tentativa de reverter este quadro e ainda abre caminho para uma possível internacionalização do serviço, nos moldes dos concorrentes que, em sua maioria, tem uma atuação global.
Fonte: RAIN