A MusicWatch realizou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de usuários de serviços de música online que escutam ou criam playlists. Foram entrevistados 500 usuários do Spotify e do Apple Music.
O estudo mostrou que 90% dos usuários destes serviços já haviam escutado ou criado playlists. Dentre os entrevistados, 50% deles escutam playlists toda vez que acessam o serviço.
Outras constatações do estudo foram:
- O tipo de playlist mais ouvido (68%) é o que seleciona músicas por gênero.
- As playlists de sucessos publicadas pelos próprios serviços de música são escutadas por 66% dos entrevistados.
- As playlists com recomendações de lançamentos publicadas pelos serviços são ouvidas por 44% dos entrevistados.
- O conteúdo é mais importante que o criador da playlist para 85% dos entrevistados.
As razões apontadas pelos entrevistados para a busca por playlists nos serviços de música foram “facilidade”, “conveniência” e “descoberta” de lançamentos e músicas novas, propriedades também encontradas no rádio musical. E, de fato, 80% dos entrevistados declararam ouvir também rádios musicais.
Outro fato interessante identificado pelo estudo foi que uma grande parte dos entrevistados (%50) escuta as playlists em ordem aleatória. Como repetir a playlist é um hábito (metade dos entrevistados havia escutado sua playlist favorita mais de 10 vezes), a ordem aleatória ajuda a não se ter a impressão de repetição. Ainda, isto é um indicador de que a seleção das músicas, um filtro inicial, é o fator mais importante para estas pessoas diante de bibliotecas com milhões de possibilidades.
Fonte: RAIN / MusicWatch