RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Playlists no streaming fazem o papel da programação no rádio musical

19/09/2016 | Serviços de Música

Fone

 

A MusicWatch realizou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de usuários de serviços de música online que escutam ou criam playlists. Foram entrevistados 500 usuários do Spotify e do Apple Music.

O estudo mostrou que 90% dos usuários destes serviços já haviam escutado ou criado playlists. Dentre os entrevistados, 50% deles escutam playlists toda vez que acessam o serviço.

Outras constatações do estudo foram:

  • O tipo de playlist mais ouvido (68%) é o que seleciona músicas por gênero.
  • As playlists de sucessos publicadas pelos próprios serviços de música são escutadas por 66% dos entrevistados.
  • As playlists com recomendações de lançamentos publicadas pelos serviços são ouvidas por 44% dos entrevistados.
  • O conteúdo é mais importante que o criador da playlist para 85% dos entrevistados.

As razões apontadas pelos entrevistados para a busca por playlists nos serviços de música foram “facilidade”, “conveniência” e “descoberta” de lançamentos e músicas novas, propriedades também encontradas no rádio musical. E, de fato, 80% dos entrevistados declararam ouvir também rádios musicais.

Outro fato interessante identificado pelo estudo foi que uma grande parte dos entrevistados (%50) escuta as playlists em ordem aleatória. Como repetir a playlist é um hábito (metade dos entrevistados havia escutado sua playlist favorita mais de 10 vezes), a ordem aleatória ajuda a não se ter a impressão de repetição. Ainda, isto é um indicador de que a seleção das músicas, um filtro inicial, é o fator mais importante para estas pessoas diante de bibliotecas com milhões de possibilidades.

Fonte: RAIN / MusicWatch

Posts Relacionados
Spotify fechou o seu primeiro ano com resultado positivo
Spotify fechou o seu primeiro ano com resultado positivo

O Spotify anunciou seus resultados do quarto trimestre de 2024 e do fechamento do ano, revelando um forte crescimento em várias áreas. A empresa celebrou seu primeiro ano completo de lucratividade, superando as...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.