O Spotify contratou uma pesquisa para comparar o seu serviço com o rádio. O objetivo era responder às seguintes perguntas:
- Como o alcance do serviço gratuito do Spotify se compara com o rádio local?
- A audiência do serviço gratuito do Spotify e o comportamento de consumo são diferentes quando comparados com o rádio?
- Como a audiência do Spotify se diferencia comportamental e demograficamente em relação ao rádio?
Foram realizadas 1943 entrevistas em 4 mercados americanos e as 3 principais conclusões, divulgadas na última semana, foram:
- O alcance semanal do Spotify se classificaria entre as 10 primeiras rádios nos mercados pesquisados.
- Com uma superposição de ouvintes relativamente baixa, o Spotify tem um alcance complementar ao do rádio.
- Enquanto o rádio tem maior audiência na manhã e no final da tarde, o Spotify tem uma audiência mais uniformemente distribuída ao longo do dia e com o pico ocorrendo durante a noite. Aqui também o Spotify se mostra complementar ao rádio.
Os gráficos a seguir ilustram estas conclusões:
Fonte: Spotify