A pesquisa “Share of Ear”, da Edison Research, avalia periodicamente os dispositivos utilizados para o consumo de áudio. Na última semana, foram divulgados alguns dados consolidados do ano de 2016.
Segundo a pesquisa, o receptor AM/FM é o dispositivo mais utilizado de todos e representa 50% do tempo de consumo. O smartphone vem em segundo lugar com 19%, uma parcela significativa de tempo.

Tempo de consumo de conteúdo de áudio, por tipo de dispositivo, no mercado americano, em 2016
Analisando o tipo de conteúdo consumido especificamente no smartphone, o primeiro lugar é do streaming de áudio, responsável por 41% do tempo. Em segundo, com 39% do tempo, vêm as músicas da biblioteca pessoal do ouvinte. Os podcasts, com 7% do tempo, foram destacados pelo estudo como um importante segmento. O rádio AM/FM, por sua vez, teve apenas 7% de participação – porém, é importante lembrar que a recepção AM/FM está habilitada em menos da metade dos smartphones vendidos atualmente nos EUA. (veja também: Pilot divulga novos dados sobre a ativação do chip de FM nos smartphones)

Tempo de consumo de conteúdo de áudio no smartphone, no mercado americano, em 2016
Fonte: Edison Research / Triton Digital