A SiriusXM anunciou uma mudança radical no modelo de assinaturas da empresa que pode revolucionar a disputa pela atenção dos ouvintes nos carros. Na tentativa de ganhar terreno contra a concorrência do AM/FM e do streaming, a SiriusXM lançou um plano de assinatura para carros com suporte de anúncios chamado Free Access, virtualmente, uma plataforma aberta de rádio digital.
O plano incorporará anúncios em uma seleção de canais de música, talk shows, esportes e comédia e pode ser assinado através do painel de controle do veículo sem fornecer nenhuma informação financeira. No entanto, existem algumas limitações importantes no sistema.
O Free Access funciona apenas em veículos que possuem os rádios híbridos SiriusXM 360L e atualmente está disponível apenas por convite. Os rádios compatíveis com 360L estão atualmente disponíveis em uma gama limitada, mas crescente, de veículos das marcas Cadillac, Chevrolet, GMC, Ford, Dodge, Subaru, Volvo e Nissan. A assinatura também só permanece ativa em um veículo e não pode ser transferida de carro para carro, nem oferece acesso através do aplicativo móvel da SiriusXM.
E há um aviso significativo: para manter a assinatura, os usuários devem utilizar o serviço pelo menos uma vez a cada 60 dias. O não cumprimento resultará na desativação automática e permanente do serviço.
O SiriusXM Free Access surge em um momento em que a empresa enfrenta dificuldades com perda de assinantes e com a necessidade de apresentar seu produto a um público mais amplo, especialmente mais jovem. A pesquisa mais recente da Edison Research, Share of Ear, mostra que, na última década, a emissora via satélite ganhou apenas 1% do tempo de escuta entre os americanos com 13 anos ou mais. A plataforma (8%) fica atrás do AM/FM (36%), da música via streaming (20%), do YouTube (14%) e dos podcasts (10%).
Fonte: Radio Ink