As smart speakers, as caixas acústicas inteligentes com acesso à internet e um assistente pessoal virtual embutido, continuam ganhando mercado. Segundo a pesquisa Infinite Dial 2018, realizada nos EUA, o percentual de entrevistados que possuía uma smart speaker passou de 7% em 2017 para 18% em 2018 (a pesquisa tem como base o mês de janeiro).
Dentre os proprietários de smart speakers, 83% possuem algum dispositivo da Amazon, da linha Echo (que usa a plataforma da assistente Alexa), enquanto 28% possuem algum dispositivo da linha Google Home. A soma ultrapassa 100% porque há usuários que possuem ambos.
A maioria destes proprietários (67%) tem apenas uma smart speaker, mas há quem possua duas (22%) ou, até mesmo, três ou mais (11%).
Como era de se esperar, a maioria dos entrevistados (58%) afirmou que possuía um aparelho de rádio mas não tinha uma smart speaker. Reflexo do momento de transição tecnológica em que vivemos, houve também quem dissesse que não possuía nem um dos dois tipos de dispositivo (24%). Mas a novidade apareceu foi no outro extremo da curva: 5% afirmaram que possuíam uma smart speaker mas não tinham um aparelho de rádio.
Fonte: Infinite Dial 2018 / Edison Research / Triton Digital