A Samsung lidera o mercado de smartphones no Brasil com cerca de 4 em cada 10 aparelhos em operação, posição que vem mantendo desde o período pré-pandemia. A Motorola, em uma segunda posição igualmente estável, tem uma fatia de cerca de 2 em cada 10.
A Apple é a terceira neste ranking, mas ganhou share nos últimos anos. Ainda é cedo para saber se o crescimento registrado nestes primeiros meses de 2023 irá se manter, porém, mesmo comparando com 2022, houve um aumento em sua base de usuários de 12% em 2018 para 14,5% no ano passado.
A novidade, ao olhar para este período, é a Xiaomi. Em 2018, ainda chegando ao mercado, quase não pontuou e, agora, está na quarta posição com cerca de 12% de share. A Xiaomi do Brasil não confirmou, porém, outras fontes consultadas indicam que a maioria dos modelos de sua linha são vendidos com a recepção de FM ativada.
O gráfico abaixo ilustra a evolução do market share no Brasil. Os dados são da StatCounter e representam estimativas baseadas em informações capturadas por aplicativos e sites parceiros da plataforma.
Fonte: StatCounter