Quando o Spotify lançou o seu serviço de streaming de música em vários países europeus em 7 de outubro de 2008, poucas pessoas teriam pensado que essa obscura startup baseada em Estocolmo se tornaria a plataforma de música mais popular do mundo nos próximos 10 anos.
Antes do lançamento do Spotify, o streaming de música ainda estava em seus primórdios, respondendo por apenas 1% das receitas globais de música em 2007, mas, eventualmente, a aposta inicial da empresa em streaming valeria a pena.
Como o gráfico abaixo ilustra, demorou um pouco para o Spotify realmente decolar. Na época de seu quinto aniversário em 2013, o Spotify tinha cerca de 30 milhões de usuários ativos e 8 milhões de assinantes premium (pagos). No entanto, nos cinco anos seguintes, o número de usuários e assinantes do serviço disparou, chegando, respectivamente, a 180 milhões e 83 milhões em junho de 2018.
O Spotify abriu o seu capital em uma listagem privada na Bolsa de Valores de Nova York em abril de 2018. A empresa está avaliada atualmente em US $ 28,9 bilhões.
Fonte: Statista