A Samsung TV Plus dos Estados Unidos anunciou uma parceria com o Spotify para lançar de forma exclusiva o canal The Ringer, o primeiro canal FAST (Free Ad-Supported Streaming Television) do Spotify.
A The Ringer é uma plataforma de mídia que combina um site editorial com uma rede de podcasts e é focada em esportes, cultura pop, cinema, música e entretenimento em geral. Criada pelo jornalista, escritor e produtor norte-americano Bill Simmons e adquirida pelo Spotify em 2020, a marca se destaca por combinar jornalismo analítico e conversas descontraídas com especialistas e personalidades.
O canal de TV vai reunir uma seleção curada de podcasts em vídeo – grande parte do catálogo da The Ringer – adaptados para o formato de canal linear dentro da Samsung TV Plus, disponível gratuitamente (com suporte de anúncios) para usuários dos dispositivos compatíveis da Samsung.
Entre os programas destacados no lançamento estão: The Rewatchables (filmes clássicos); Book of Basketball 2.0 (NBA contemporânea); Higher Learning with Van Lathan and Rachel Lindsay (cultura, notícias e política); The Big Picture (cinema); The Ringer‑Verse (cultura nerd e fandom).
Para Geoff Chow, Head of Podcast Studios & MD da The Ringer / Spotify, levar o conteúdo para a Samsung amplia o alcance e permite que “as audiências se engajem com nosso conteúdo de novas formas”.
Para Salek Brodsky, SVP & Global Head da Samsung TV Plus, “a maior tela da casa torna-se palco para a programação de vídeo-podcast mais ousada” e esta parceria “abre uma dimensão inteiramente nova de entretenimento para audiências explorarem”.
Relevância para o podcasting
Para o setor de podcasting, acompanhar este lançamento é estratégico para identificar tendências para os modelos de distribuição que combinam podcast em vídeo e smart TVs.
A transformação de podcasts em canais FAST representa um novo capítulo na convergência entre áudio, vídeo e televisão conectada. Esse modelo combina a lógica do podcast em vídeo com o consumo em telas grandes e o acesso gratuito suportado por publicidade, abrindo novas oportunidades para os podcasters que já trabalham com formatos híbridos de conteúdo audiovisual.
Ao migrar para o ambiente das smart TVs, os podcasts ganham visibilidade em um novo espaço: a sala de estar. Deixam de ser consumidos apenas em dispositivos móveis ou fones de ouvido para ocupar o cenário doméstico, ampliando o alcance e diversificando os contextos de uso.
Do ponto de vista comercial, o formato também redefine o modelo de monetização. Plataformas de podcast passam a ser vistas como catálogos de vídeo linear ou sob demanda, com inventário publicitário disponível em consoles de smart TVs. Isso cria novas oportunidades de receita.
Além disso, o movimento reforça o posicionamento dos podcasts como conteúdo premium dentro do ecossistema de entretenimento doméstico. O fato de um fabricante global de televisores como a Samsung hospedar e promover canais baseados em podcasts indica uma mudança na experiência do usuário: o público desse tipo de conteúdo pode estar migrando do consumo móvel para o consumo em telas conectadas, desafiando antigas percepções sobre o lugar do áudio na mídia digital.
Por fim, ainda que todos esses fatores contribuam positivamente para o setor, é importante observar que o novo cenário também impõe desafios aos produtores. Por um lado, é necessário um esforço de produção para adequar o conteúdo originalmente desenhado para consumo em áudio ou vídeo sob demanda ao contexto televisivo, inclusive em relação aos métodos de inserção de publicidade. Por outro, como o canal FAST está integrado a uma plataforma de smart TV, as métricas de audiência, segmentação e monetização podem seguir padrões diferentes dos tradicionais do podcasting (downloads, ouvintes por episódio etc.), o que significa passar por uma curva de aprendizado para compreender os novos indicadores e os modelos de compartilhamento de receita.
As smart TVs e o consumo de conteúdo de áudio
O papel das smart TVs como ponto de contato com o público digital e dispositivo para consumo de conteúdo de áudio é cada vez mais relevante e tem sido explorado em diversas pesquisas.
Algumas referências sobre este movimento podem ser vistas nos artigos a seguir:
- Smart speakers e TVs conectadas ampliam a audiência do rádio no ambiente digital
- Podcasting em maturidade alcança público abrangente e amplia presença multiplataforma
- Spotify e Netflix anunciam parceria estratégica para podcasts em vídeo
Fonte: Samsung / Foto: Samsung TV Plus














