A Westwood One costuma fazer boas defesas do rádio. Na última análise que divulgou, a companhia mostrou a força do rádio a partir de dados do estudo “Share of Ear” do segundo trimestre deste ano. Este estudo é realizado periodicamente, no mercado americano, pela Edison Research.
A análise da Westwood One destacou os seguintes pontos:
- O rádio AM/FM é o líder absoluto no universo do áudio. Na faixa 18+ anos, ele é responsável por 51% das horas de consumo de conteúdo de áudio. Isto representa 10 vezes mais que o Pandora e 25 vezes mais que o Spotify (considerados aqui na versão gratuita suportada por publicidade).
- O share de audiência do rádio, em termos de horas de consumo, tem se mantido estável ao longo dos últimos trimestres avaliados pela pesquisa.
- O streaming de música tem crescido a partir da migração de usuários que antes usavam suas bibliotecas pessoais e não a partir dos ouvintes de rádio AM/FM.
- O rádio AM/FM é o líder absoluto no carro. As horas ouvindo rádio no carro representam 70% do total. Se forem considerados apenas os serviços com publicidade, este share sobe para 89%.
A seguir, os gráficos com os dados referentes aos pontos destacados.

O rádio AM/FM é líder absoluto dentre as fontes de conteúdo de áudio (mercado americano, segundo trimestre de 2017)

O share do rádio AM/FM, em termos de horas de consumo de conteúdo de áudio, tem se mantido estável nos últimos trimestres (mercado americano, segundo trimestre de 2017)

O tempo gasto consumindo streaming de música cresce as custas da diminuição do tempo ouvindo músicas da biblioteca pessoal, não a partir dos ouvintes de rádio (mercado americano, segundo trimestre de 2017)

O rádio AM/FM é a fonte de conteúdo de áudio líder absoluta no carro (mercado americano, segundo trimestre de 2017)
Fonte: Westwood One