O YouTube agora suporta diretamente feeds RSS, marcando uma mudança do Google Podcasts para um processo mais simplificado para os criadores compartilharem seus podcasts no YouTube de forma automática.
Esta integração conecta o YouTube à lista de episódios disponíveis do podcast e dá acesso às informações e “imagens de capa” de cada um. Assim, quando um novo episódio é lançado, o YouTube cria automaticamente uma versão em vídeo que é então publicada tanto no próprio YouTube quanto no YouTube Music.
O YouTube é uma importante plataforma de consumo e descoberta de novos podcasts, um canal estratégico de distribuição que deve ser considerado pelos produtores (veja mais sobre o uso de vídeo em podcasts aqui).
Entretanto, há um contra-ponto que deve ser levado em consideração. O YouTube não permite que os podcasts tenham anúncios, porém, abre exceções para patrocínios, testemunhais e promoções pagas. Nestes casos, é preciso marcar a opção correspondente nas configurações do YouTube que, por sua vez, irá avisar os espectadores que o vídeo “tem promoções pagas”.
Veja, a seguir, o vídeo do YouTube que explica como funciona esta integração.
Fonte: YouTube