Radar

O rádio continua sendo a fonte de conteúdo de áudio mais usada no carro. Os dados são da pesquisa Infinite Dial 2017, realizada no mercado americano.

Porém, comparando com anos anteriores, houve uma pequena queda na preferência pelo rádio em 2017. Aparentemente, houve uma migração de ouvintes do rádio AM/FM para o rádio por assinatura.

Tanto o rádio AM/FM quanto o rádio por assinatura estão presentes no sistema do carro de forma nativa. Assim, a migração de ouvintes de um lado para o outro é bastante facilitada. O mesmo não acontece com o rádio online que depende de alguma integração do celular ao sistema do carro, o que ainda não é muito comum. Talvez  por isso, o rádio online tenha se mantido praticamente no mesmo patamar dos anos anteriores (a pesquisa considera “rádio online” a soma dos streams de simulcast das estações AM/FM e dos serviços internet only).

 

Fonte de conteúdo de áudio usada com mais frequência no carro, no mercado americano - Infinite Dial 2017

Fonte de conteúdo de áudio usada com mais frequência no carro, no mercado americano – Infinite Dial 2017

 

A pesquisa também perguntou aos entrevistados as fontes de conteúdo de áudio que eles haviam, em algum momento, usado no carro. Como era de se esperar, o rádio ficou em primeiro lugar neste quesito – 82% dos entrevistados haviam usado o rádio AM/FM.

O rádio online, mesmo não sendo de uso frequente, foi citado por 26% dos entrevistados como uma das fontes utilizadas no carro. Ou seja, um em cada quatro entrevistados, de alguma forma, havia experimentado o consumo de streaming no carro.

Mas a surpresa dentre as fontes utilizadas ficou por conta do podcasting. Cerca de um em cada cinco entrevistados (19%) já havia escutado podcasts no carro. Este é o primeiro ano que o podcasting aparece nesta lista.

 

Fontes de conteúdo de áudio usadas no carro, no mercado americano - Infinite Dial 2017

Fontes de conteúdo de áudio usadas no carro, no mercado americano. Como o entrevistado pode ter utilizado mais de uma fonte, o total não soma 100%.

 

Fonte: Edison Research / Triton Digital

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