A disseminação dos assistentes de voz em aplicativos e, de forma embarcada, nos mais variados dispositivos, de aparelhos de ar condicionado a carros, desacelerou um pouco a venda das caixas inteligentes (smart speakers). Porém, elas continuam evoluindo e ganhando mercado, da mesma forma que mantêm a sua importância estratégica para os produtores de conteúdo de áudio. A popularização das smart speakers é especialmente importante para o rádio porque elas vêm ocupando espaços da casa onde antes reinavam sozinhos os receptores AM/FM.
A Amazon, com a Alexa, foi pioneira neste campo e continua inovando a sua linha de dispositivos Echo. Neste ano, está lançando os dispositivos de mesa Echo Pop, Echo Show 5 e Echo Show 5 Kids e o fone de ouvido sem fio Echo Buds.
“Clientes em todo o mundo adoram a Alexa com a sua IA pessoal e confiável” afirmou Rohit Prasad, Alexa Senior VP e Head Scientist em comunicado da Amazon.
A empresa contabiliza mais de meio bilhão de dispositivos vendidos com a assistente de voz Alexa habilitada e um aumento de 35% no uso da plataforma em relação ao ano passado.
Os novos dispositivos
O Echo Pop é uma nova adição à família Echo que está listado com um preço de venda de $ 39,99. O dispositivo semiesfera vem em opções coloridas e possui um alto-falante direcional voltado para a frente, ideal para espaços pequenos, como quartos, dormitórios e apartamentos.
O Echo Show 5, listado por US$ 89,99, inclui um sistema de alto-falantes redesenhado e graves mais profundos. O dispositivo inclui uma tela compacta para assistir a clipes de notícias, verificar câmeras de campainha e fazer chamadas de vídeo. O novo Echo Show 5 é 20% mais rápido que a geração anterior.
O Echo Show 5 Kids oferece respostas adaptadas para crianças, piadas, ajuda com o dever de casa, filtra linguagem imprópria e tem um design com tema espacial. O dispositivo, que custa US$ 99,99, vem com uma assinatura de um ano do Amazon Kids+.
O novo fone sem fio Echo Buds, listado por US$ 49,99, oferece acesso hands-free à assistente de voz Alexa e está sendo anunciado como a “IA pessoal em movimento”.
Estes dispositivos chegaram ao mercado em maio, nos EUA, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha e Reino Unido.
Fonte: Podcast News Daily