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Podcasters são mais influentes do que os influenciadores das redes sociais

01/07/2023 | Mercado, Podcasting

Os ouvintes afirmam que os podcasts são sua principal fonte de informação para os assuntos que são de seu maior interesse, aqueles que despertam nele as maiores paixões. Mais do que isto, os podcasts são fontes de informação com credibilidade, na qual os ouvintes confiam. Mas é quando este engajamento com o conteúdo se combina com o sentimento de proximidade e a conexão emocional do ouvinte com o comunicador, que o podcaster se transforma em um influencer mais potente que aqueles das redes sociais.

A pesquisa A New Era of Influence, realizada com ouvintes de podcasts no mercado americano, mostrou como este engajamento é forte. A maioria deles (68%) reconhece que há essa ligação próxima com o podcaster. E uma parcela ainda maior (88%) relata que se envolve em alguma atividade de apoio ao podcast e ao seu comunicador.

Em geral, o ouvinte de podcast está buscando ampliar seu repertório de conhecimento e o seu crescimento pessoal. A motivação para ouvir podcasts, para cerca de 8 em cada 10 deles, é a de se tornar uma versão melhor de si mesmo. Para eles, isto os faz mais abertos para descobertas e novas perspectivas. E é neste comportamento mais receptivo que está o ponto de contato para o podcaster como influencer.

Perguntados com que frequência podcasters e influencers digitais os convenceram a mudar de opinião sobre algo em que acreditavam, os ouvintes responderam que os podcasters conseguiram isto em cerca de 75% dos casos, contra 45% para os infuenciadores de mídias sociais. Perguntados sobre quem tinha maior influência sobre eles, 75% indicaram os podcasters, 15% os influenciadores das mídias digitais e 10% as celebridades de TV e cinema.

Uma grande parcela dos ouvintes (77%) consideram que fizeram escolhas melhores a partir do que escutaram nos podcasts. De decisões de negócios a mudanças no estilo de vida, muitas são as influências dos podcasts que, neste sentido, foram citados na pesquisa com mais frequência que as mídias sociais.

A pesquisa foi conduzida de forma qualitativa e quantitativa pela Magna para a VoxMedia, empresa de mídia e rede de podcasts. Restrita a ouvintes habituais de podcasts (que ouvem, pelo menos, uma vez por semana), os seus resultados têm um viés. Porém, os números são robustos o suficiente para mostrar a importância dos podcasters como influencers.

Para baixar a apresentação da pesquisa, siga este link.

Fonte: A New Era of Influence, Magna e VoxMedia, 2023

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