Está no ar o Guia Rádio, o guia de mídia do conteúdo de áudio. Uma plataforma desenvolvida pela ZYDIGITAL para ser um instrumento de geração de negócios, um hub B2B aproximando veículos, agências e anunciantes.
Para veículos, o Guia Rádio é uma plataforma especializada de inteligência de mercado, benchmarking, crescimento colaborativo e comunicação. Um canal qualificado de relacionamento com clientes, onde os produtos de conteúdo e as soluções de marketing são apresentados em um ambiente customizado com a identidade de marca do veículo.
Para agências e anunciantes, é uma plataforma onde estão todas as rádios do Brasil e seus ativos digitais, uma ferramenta para explorar e identificar os melhores canais para suas campanhas, com a melhor experiência para os seus públicos. Uma base georreferenciada da cobertura e do perfil dos ouvintes-usuários, um marketplace de projetos de mídia e um portal para degustação dos produtos de áudio.
Sua marca, seus diferenciais, sua comunicação
Cada veículo conta com um ambiente próprio para a sua comunicação, um showroom onde o visitante pode ouvir a rádio através do player da programação ao vivo e navegar por mais 10 áreas de informação com dados demográficos e de mercado, gráficos e mapas interativos, demonstrações dos produtos e um portfólio de projetos comerciais.
A página de entrada deste ambiente é uma apresentação da rádio. Customizada com a logo, o slogan e um header de ilustração, é projetada para oferecer a experiência da marca. É onde a rádio vai apresentar seu posicionamento, os seus diferenciais, as características da sua linha de produtos e as suas informações de contato comercial, corporativo e público.
Este é o ponto de partida para a navegação pelas demais páginas que incluem: catálogo de podcasts; portfólio de projetos comerciais; mapas e dados das coberturas geográfica, em smartphones e em estradas; perfil demográfico e de consumo internet da população; indicadores da economia na região e características técnicas da estação FM. Em todas estas páginas há um espaço para a emissora destacar seus pontos positivos e fazer a defesa comercial de suas propriedades.
Projetos comerciais e mailing
Como instrumentos importantes para apoiar o esforço de vendas, os projetos comerciais recebem um tratamento especial no Guia Rádio.
Eles são organizados para facilitar as buscas dos clientes e são mostrados tanto na página de portfólio da rádio como no marketplace de projetos do Guia. Além de pesquisar por palavras no corpo da descrição do projeto, a busca oferece ainda filtros de categoria, palavra-chave, formato de programação, localidade e datas de flight.
Por exemplo, através da categoria, o cliente pode selecionar algum dos casos típicos de projetos como um evento, data comemorativa, programa especial ou patrocínio de linha. Dia das Mães, Black Friday, Feiras e Eventos, São João e Esportes são algumas destas classificações.
Como recurso adicional para apoiar a geração de leads, a newsletter do Guia Rádio divulga os projetos publicados para os profissionais do mercado. De âmbito nacional, a newsletter é um canal de comunicação com clientes locais e centros de exportação de verbas.
Benchmarking: comparando o veículo com o mercado
Além das páginas públicas, cada veículo tem também uma área de acesso restrito, onde poderá comparar sua performance com dados anonimizados de outras emissoras da mesma região ou com o mesmo formato.
Os dados de negócio individuais das emissoras são utilizados para fins estatísticos, porém, sempre de forma anonimizada. Uma camada extra de proteção na plataforma impede, ainda, a publicação de dados agregados se a identidade de alguma das emissoras do conjunto puder, mesmo que indiretamente, ser determinada.
O primeiro módulo de benchmarking disponibilizado pela plataforma é o de faturamento. São análises trimestrais do faturamento bruto total e do faturamento gerado pelas propriedades digitais.
Inteligência de mercado georreferenciada
O Guia Rádio é uma base de informações e inteligência de mercado. Os seus dados georreferenciados e suas diferentes visões e correlações são elementos para apoiar tanto o planejamento de mídia de agências e anunciantes quanto a estratégia de vendas dos próprios veículos.
Estes são alguns destes elementos:
Área de Cobertura FM
Mapa interativo de cobertura da rádio com diferentes níveis de sinal e qualidade de recepção. Lista e localização das cidades e vilas na área de serviço.
Área de Cobertura FM+Celular
Mapa interativo da cobertura combinada da rádio e da rede celular. Avaliação da qualidade de recepção, mobilidade e da população total atendida.
Mobilidade Urbana
Indicadores como o tempo diário de deslocamento para o trabalho, a frota de veículos na região, a idade da frota, o tráfego médio e o tempo de exposição no trânsito das rodovias federais que cruzam a área de cobertura.
Perfil Demográfico
O perfil da população residente na área de cobertura da rádio. Faixa etária, instrução, cor ou raça, religião, renda, gênero dos responsáveis pelos domicílios, engajamento político e orientação de costumes.
Perfil de Consumo Internet
O perfil de consumo internet da população na área de cobertura da rádio. Posse de celular, tecnologia de acesso, consumo de mídia e outros indicadores.
Atividade Econômica
Indicadores da região de cobertura da rádio. PIB, contribuição dos setores, perfil das empresas, perfil de pagamentos eletrônicos, universidades, população universitária, agentes econômicos e socioculturais.
Para visitar o Guia Rádio, siga este link. Para se credenciar como uma rádio e utilizar a plataforma, siga este link.