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Guia Rádio: o guia de mídia B2B do conteúdo de áudio está no ar

29/01/2024 | Mercado, Publicidade, Tecnologia

Está no ar o Guia Rádio, o guia de mídia do conteúdo de áudio. Uma plataforma desenvolvida pela ZYDIGITAL para ser um instrumento de geração de negócios, um hub B2B aproximando veículos, agências e anunciantes.

Para veículos, o Guia Rádio é uma plataforma especializada de inteligência de mercado, benchmarking, crescimento colaborativo e comunicação. Um canal qualificado de relacionamento com clientes, onde os produtos de conteúdo e as soluções de marketing são apresentados em um ambiente customizado com a identidade de marca do veículo.

Para agências e anunciantes, é uma plataforma onde estão todas as rádios do Brasil e seus ativos digitais, uma ferramenta para explorar e identificar os melhores canais para suas campanhas, com a melhor experiência para os seus públicos. Uma base georreferenciada da cobertura e do perfil dos ouvintes-usuários, um marketplace de projetos de mídia e um portal para degustação dos produtos de áudio.

Sua marca, seus diferenciais, sua comunicação

Cada veículo conta com um ambiente próprio para a sua comunicação, um showroom onde o visitante pode ouvir a rádio através do player da programação ao vivo e navegar por mais 10 áreas de informação com dados demográficos e de mercado, gráficos e mapas interativos, demonstrações dos produtos e um portfólio de projetos comerciais.

A página de entrada deste ambiente é uma apresentação da rádio. Customizada com a logo, o slogan e um header de ilustração, é projetada para oferecer a experiência da marca. É onde a rádio vai apresentar seu posicionamento, os seus diferenciais, as características da sua linha de produtos e as suas informações de contato comercial, corporativo e público.

Este é o ponto de partida para a navegação pelas demais páginas que incluem: catálogo de podcasts; portfólio de projetos comerciais; mapas e dados das coberturas geográfica, em smartphones e em estradas; perfil demográfico e de consumo internet da população; indicadores da economia na região e características técnicas da estação FM. Em todas estas páginas há um espaço para a emissora destacar seus pontos positivos e fazer a defesa comercial de suas propriedades.

Projetos comerciais e mailing

Como instrumentos importantes para apoiar o esforço de vendas, os projetos comerciais recebem um tratamento especial no Guia Rádio.

Eles são organizados para facilitar as buscas dos clientes e são mostrados tanto na página de portfólio da rádio como no marketplace de projetos do Guia. Além de pesquisar por palavras no corpo da descrição do projeto, a busca oferece ainda filtros de categoria, palavra-chave, formato de programação, localidade e datas de flight.

Por exemplo, através da categoria, o cliente pode selecionar algum dos casos típicos de projetos como um evento, data comemorativa, programa especial ou patrocínio de linha. Dia das Mães, Black Friday, Feiras e Eventos, São João e Esportes são algumas destas classificações.

Como recurso adicional para apoiar a geração de leads, a newsletter do Guia Rádio divulga os projetos publicados para os profissionais do mercado. De âmbito nacional, a newsletter é um canal de comunicação com clientes locais e centros de exportação de verbas.

Benchmarking: comparando o veículo com o mercado

Além das páginas públicas, cada veículo tem também uma área de acesso restrito, onde poderá comparar sua performance com dados anonimizados de outras emissoras da mesma região ou com o mesmo formato.

Exemplo de gráfico de benchmarking mostrando os detalhes estatísticos do trimestre

Os dados de negócio individuais das emissoras são utilizados para fins estatísticos, porém, sempre de forma anonimizada. Uma camada extra de proteção na plataforma impede, ainda, a publicação de dados agregados se a identidade de alguma das emissoras do conjunto puder, mesmo que indiretamente, ser determinada.

O primeiro módulo de benchmarking disponibilizado pela plataforma é o de faturamento. São análises trimestrais do faturamento bruto total e do faturamento gerado pelas propriedades digitais.

Inteligência de mercado georreferenciada

O Guia Rádio é uma base de informações e inteligência de mercado. Os seus dados georreferenciados e suas diferentes visões e correlações são elementos para apoiar tanto o planejamento de mídia de agências e anunciantes quanto a estratégia de vendas dos próprios veículos.

Estes são alguns destes elementos:

Área de Cobertura FM
Mapa interativo de cobertura da rádio com diferentes níveis de sinal e qualidade de recepção. Lista e localização das cidades e vilas na área de serviço.

Área de Cobertura FM+Celular
Mapa interativo da cobertura combinada da rádio e da rede celular. Avaliação da qualidade de recepção, mobilidade e da população total atendida.

Mobilidade Urbana
Indicadores como o tempo diário de deslocamento para o trabalho, a frota de veículos na região, a idade da frota, o tráfego médio e o tempo de exposição no trânsito das rodovias federais que cruzam a área de cobertura.

Perfil Demográfico
O perfil da população residente na área de cobertura da rádio. Faixa etária, instrução, cor ou raça, religião, renda, gênero dos responsáveis pelos domicílios, engajamento político e orientação de costumes.

Perfil de Consumo Internet
O perfil de consumo internet da população na área de cobertura da rádio. Posse de celular, tecnologia de acesso, consumo de mídia e outros indicadores.

Atividade Econômica
Indicadores da região de cobertura da rádio. PIB, contribuição dos setores, perfil das empresas, perfil de pagamentos eletrônicos, universidades, população universitária, agentes econômicos e socioculturais.

Para visitar o Guia Rádio, siga este link. Para se credenciar como uma rádio e utilizar a plataforma, siga este link.

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