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Audiência dos ouvintes fãs de esportes cresce no podcasting em comparação com o rádio

24/06/2024 | Conteúdo, Podcasting, Rádio Online, Rádio OTA

Depois de uma prévia, a Edison Research divulgou a íntegra do estudo Sports Audio Report com dados sobre os hábitos dos fãs de esportes. A pesquisa foi conduzida no último trimestre de 2023 e entrevistou americanos com 13+ anos. Os pesquisados deveriam indicar em uma escala, de 1 a 10, o quão se consideram fãs de esportes e, então, aqueles com 4 ou mais pontos foram computados nos resultados da pesquisa – cerca de 2 em cada 3 pesquisados se qualificaram por este critério de filtragem.

Não é surpresa, a paixão pelo esporte é o que caracteriza a maioria destes fãs, que vão do espectador casual (31%), passando pelo entusiasta (20%) até os obstinados (15%) – não se identificam como fãs de esportes 34% do universo de entrevistados.

O áudio tem um papel importante nos hábitos de consumo de mídia dos fãs de esportes. Cerca de 3 em cada 4  deles (64%) declararam ter ouvido frequente ou ocasionalmente conteúdo de esportes no rádio AM/FM, rádio por assinatura SiriusXM ou podcasts no último ano. E, enquanto o ouvinte médio consome cerca de 4 horas e 11 minutos por dia de conteúdo de áudio, o fã de esportes chega a 6 horas e 26 minutos.

O rádio AM/FM ainda é a fonte principal do conteúdo de áudio nos esportes, porém, perdeu participação para os podcasts nos últimos cinco anos. Enquanto em 2018 o share do tempo ouvindo conteúdo de esportes no rádio era de 71% e em podcasts era de 16%, em 2023 o rádio caiu para 57% e os podcasts subiram para 30%. Essa variação pode ser explicada pela grande preferência dos mais jovens pelos podcasts – na faixa 13-34 anos, os podcasts representam 64% do tempo de audiência versus 22% do rádio AM/FM enquanto na faixa 55+ o rádio reina absoluto com 85% do tempo versus 5% dos podcasts.

O estudo também mostrou como os fãs de esportes reagem à publicidade. Cerca de 4 em cada 5 (78%) disseram que responderam com alguma ação após um anúncio em um podcast esportivo ou programa de áudio esportivo. Dentre as ações,  cerca de 2 em cada 3 (63%) deles buscaram mais informações sobre uma empresa ou produto após ouvir o anúncio e mais da metade (55%) já comprou um produto ou serviço após ouvir um anúncio.

O estudo pode ser baixado aqui.

Fonte: Edison Research

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