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Spotify já tem mais de 250 mil podcasts em vídeo e Brasil se destaca

08/07/2024 | Podcasting

O Spotify tem investido fortemente no vídeo, desde o recente lançamento de vídeo clipes em beta até o teste de cursos de aprendizagem baseados em vídeo no Reino Unido. Mas o formato tem visto o maior crescimento é no espaço dos podcasts, onde o vídeo está realmente mudando o jogo — na verdade, mais de 170 milhões de usuários já assistiram a um podcast em vídeo no Spotify.

O vídeo foi introduzido na plataforma para um número seleto de shows em 2020 e desde então foi disponibilizado para criadores em quase todos os mercados. Recentemente, os criadores de podcasts não hospedados no Spotify foram também habilitados para fazer upload de vídeos na plataforma, abrindo mais uma via para seu engajamento e sucesso.

Enquanto isso, os podcasts em vídeo têm crescido em popularidade, com criadores de todo o mundo aderindo ao formato para aprofundar o engajamento com seus fãs. Mais da metade dos 20 principais podcasts no Spotify possuem vídeo, incluindo grandes sucessos como The Joe Rogan Experience e Call Her Daddy. Globalmente, no Spotify, a média de transmissões diárias de podcasts em vídeo aumentou mais de 39% ano após ano. Nos EUA, quase dois terços dos ouvintes de podcasts dizem preferir shows com vídeo, de acordo com uma recente pesquisa da Cumulus Media.

“O Spotify está sempre evoluindo para servir melhor nossos usuários e impulsionar o sucesso dos criadores”, disse Jordan Newman, chefe de Parcerias de Conteúdo do Spotify. “Com os podcasts, o formato de vídeo pode adicionar uma camada adicional de autenticidade e conexão para os fãs. É por isso que continuamos a ouvir que o público quer a capacidade de não apenas ouvir, mas também assistir a seus programas favoritos. E vemos isso nos dados: a retenção de audiência aumenta quando os criadores adicionam vídeo — e todo criador quer uma base de fãs leal e altamente engajada que continua voltando.”

“Continuamos a ver demanda por vídeo tanto de criadores quanto de suas audiências”, continuou Newman. “O número de criadores publicando vídeo a cada mês continua crescendo, e cada vez mais de nossos usuários estão assistindo. À medida que a demanda continua a aumentar, continuaremos aprimorando nossas capacidades de vídeo.”

A ascensão do conteúdo em vídeo no Spotify

Globalmente, as horas de consumo de vídeo no Spotify têm crescido mais rapidamente do que as horas de consumo apenas de áudio ano após ano e as audiências retêm podcasts em vídeo a taxas mais altas do que podcasts de áudio.

Durante a VidCon 2024, o Spotify revelou novas estatísticas sobre a popularidade do vídeo como um meio na sua plataforma:

  • Existem agora mais de 250.000 shows de podcasts em vídeo no Spotify — um aumento de 100.000 em 2023.
  • Mais de 170 milhões de usuários já assistiram a um podcast em vídeo no Spotify.
  • Mais de 70% dos usuários que consomem podcasts em vídeo os assistem em primeiro plano.
  • No Spotify, quase 1 em cada 3 usuários ativos mensais de podcasts nos EUA interagem com vídeo, enquanto quase 1 em cada 4 usuários ativos mensais globais de podcasts interagem com vídeo. Globalmente, o número de usuários ativos mensais de podcasts em vídeo cresceu 40% ano após ano.
  • O número de criadores que publicam ativamente vídeo a cada mês cresceu quase 70% ano após ano.
  • Os maiores mercados por criadores publicando vídeo são os EUA, Brasil e México.
  • No Brasil e nas Filipinas, cerca de 20% de todos os criadores ativos mensais de podcasts estão publicando vídeo. Esta participação quase dobrou desde o ano passado.
  • Em nível de mercado, especialmente no Chile e no Brasil, estamos vendo o vídeo aumentar sua participação nas horas totais de consumo de podcasts. No Chile, as horas de vídeo representam um quarto das horas totais de consumo de podcasts. No Brasil, as horas de vídeo representam mais de 15% das horas totais de consumo de podcasts.

Fonte: Spotify

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