Muito se tem falado sobre o crescimento “explosivo” do podcasting, suas perspectivas de comercialização e seus desafios tecnológicos. Agora, um estudo da Bridge Ratings tenta determinar o potencial desta tecnologia, o número de ouvintes regulares e o apelo para os anunciantes como veiculo de comunicação de massa.
O estudo foi realizado entre junho de 2015 e julho de 2016, com 2.840 entrevistas nos EUA. A figura a seguir resume as principais constatações desta pesquisa.
Os dados mostram o perfil de consumo em três momentos: agosto de 2016, fevereiro de 2016 e agosto de 2015.
O primeiro conjunto de barras, na esquerda, mostra o número de entrevistados que ouviram um podcast na semana anterior. O percentual em agosto de 2016 foi de 14%.
O segundo conjunto de barras, indica o alcance em 30 dias. O percentual em agosto foi de 20%.
Estes dois valores estão em linha com a pesquisa Infinite Dial 2016 que apontou 13% e 21% respectivamente (ver também: Alcance mensal do podcasting nos EUA está em 21%).
Entretanto, o que é surpresa no estudo da Bridge Ratings é o conjunto de barras da direta, o percentual de entrevistados que disseram não ter interesse, no momento, em ouvir podcasts. Esse grupo representa a maioria dos entrevistados (55%).
Por outro lado, algumas das principais razões dos entrevistados para ouvir podcasts são:
- Portabilidade
- Aumento do repertório cultural
- Possibilidade de ouvir a qualquer momento (time shifting)
- Conhecimento de novas ideias
- Não precisa ler
Fonte: Bridge Ratings