A pesquisa Share of Ear, da Edison Research, em sua edição do terceiro trimestre de 2022, mostrou que 12% da audiência de rádio nos EUA ocorre online, enquanto 88% é via receptor AM/FM tradicional. No entanto, a parcela online salta para 20% entre pessoas de 25 a 54 anos, com destaque para a audiência masculina que saltou de 18% para 28% apenas no último ano.
Este tema está sempre presente quando o assunto é rádio e não foi diferente nos debates da NAB 2023. Em entrevistas ao ChannelChek Takeaway, três executivos de grupos americanos de rádio apresentaram suas perspectivas sobre o que foi discutido por lá.
Beasley Media Group
A CEO do Beasley Media Group, Caroline Beasley, disse no ChannelChek que a audiência das suas rádios tem migrado do over-the-air (OTA) para o digital. Ela prevê ainda que o público total no digital, incluindo aí o consumo dos diferentes formatos de conteúdo como texto, vídeo e áudio, através dos sites e aplicativos das rádios, deve ultrapassar a audiência tradicional via AM/FM nos próximos anos.
“Acho que nos próximos anos, nosso público digital será maior do que o nosso over-the-air.”
Caroline Beasley, CEO do Beasley Media Group
A audiência over-the-air da Beasley Media caiu em relação ao período pré-pandemia, porém, o número total de público, incluindo o digital, aumentou. Atualmente, 57% do público vem do AM/FM, mas esta proporção tem diminuído. Daí a estratégia comercial de vender o conjunto das audiências, disse ela.
Townsquare Media
Na Townsquare Media, segundo o seu CEO Bill Wilson, a audiência das rádios no digital tem crescido muito nos últimos anos e está na faixa dos 20%. Os ouvintes utilizam o aplicativo do grupo, Townsquare radioPup, para ouvir as rádios em seus smartphones ou através dos sistemas multimídia dos seus carros.
Mas o maior driver de audiência online para Townsquare tem sido via dispositivos com assistentes de voz Alexa e Google, na medida em que os receptores de mesa tradicionais estão sendo substituídos por smart speakers, disse ele.
“Nos últimos quatro anos, conseguimos colocar o rádio na frente e no centro da casa.”
Bill Wilson, CEO da Townsquare Media, sobre a audiência em smart speakers
Wilson prevê que a parcela da audiência online deve dobrar nos próximos quatro anos.
No primeiro trimestre desse ano, o faturamento da Townsquare com os produtos digitais atingiu o patamar de 54% do total.
Salem Media Group
Com um perfil de ouvintes majoritariamente na faixa de 50 anos ou mais, a maior parte da audiência das rádios do Salem Media Group é over-the-air, disse o diretor de operações David Evans.
Ainda assim, o digital é o principal impulsionador do crescimento do faturamento do grupo e responde por cerca de um terço da receita. Outro terço da receita vem do over-the-air e mais um terço vem da programação em bloco que a empresa vende para os ministérios (o Salem é um grupo de mídia cristão e conservador).
Segundo Evans, o digital é o caminho para o crescimento e o aumento da receita.
Fonte: Inside Radio