RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Adobe desenvolve ferramenta text-to-music com IA generativa

29/02/2024 | Inteligência Artifical

O novo desenvolvimento experimental da Adobe Research está prestes a mudar a forma como as pessoas criam e editam áudio e música personalizados. Uma ferramenta de geração e edição de música com IA generativa em estágio inicial, o Project Music GenAI Control permite que os criadores gerem música a partir de prompts de texto e, em seguida, tenham controle granular para editar esse áudio de acordo com suas necessidades.

“Com o Project Music GenAI Control, a IA generativa se torna sua co-criadora. Ela ajuda as pessoas a criar música para seus projetos, sejam elas emissoras, podcasters ou qualquer pessoa que precise de áudio com o clima, tom e duração corretos”, diz Nicholas Bryan, Cientista Sênior de Pesquisa da Adobe Research e um dos criadores das tecnologias.

A Adobe tem um legado de inovação em IA de uma década, e o Firefly, a família de modelos de IA generativa da Adobe, tornou-se o modelo de geração de imagens de IA mais popular projetado para uso comercial seguro, em tempo recorde, globalmente. O Firefly gerou mais de 6 bilhões de imagens até o momento. A Adobe está comprometida em garantir que nossa tecnologia seja desenvolvida de acordo com nossos princípios de ética de IA de responsabilização, responsabilidade e transparência. Todo o conteúdo gerado com o Firefly inclui automaticamente Credenciais de Conteúdo – que são “rótulos nutricionais” para conteúdo digital, que permanecem associados ao conteúdo onde quer que seja usado, publicado ou armazenado.

As novas ferramentas começam com um prompt de texto alimentado em um modelo de IA generativa, método que a Adobe já usa no Firefly. O usuário insere um prompt de texto, como “rock poderoso”, “dança alegre” ou “jazz triste” para gerar música. Uma vez que as ferramentas geram a música, a edição pode ser refinada de forma integrada no fluxo de trabalho.

Com uma interface de usuário simples, os usuários podem transformar seu áudio gerado com base em uma melodia de referência; ajustar o tempo, a estrutura e os padrões repetidos de uma peça musical; escolher quando aumentar e diminuir a intensidade do áudio; estender a duração de um clipe; remixar uma seção; ou gerar um loop recorrente sem interrupções.

Em vez de cortar manualmente a música existente para criar introduções, saídas e trilhas de fundo, o Project Music GenAI Control pode ajudar os usuários a criar exatamente as peças de que precisam, resolvendo os problemas do fluxo de trabalho de ponta a ponta.

“Uma das coisas empolgantes sobre essas novas ferramentas é que elas não se limitam apenas a gerar áudio, mas o levam ao nível do Photoshop, dando aos criadores o mesmo tipo de controle profundo para moldar, ajustar e editar seu áudio. É um tipo de controle de nível de pixel para música”, explica Bryan.

O Project Music GenAI Control está sendo desenvolvido em colaboração com a Universidade da Califórnia e a Escola de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon.

Demonstração do Project Music GenAI Control

Fonte: Adobe

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.