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Aplicações da IA generativa para melhorar a experiência do cliente e aumentar o faturamento

25/03/2024 | Inteligência Artifical, Publicidade

Na palestra de abertura da MarTech Conference, Talisha Padgett, Gerente Geral de Plataformas MarTech e IA da Microsoft, discutiu o uso da inteligência artificial generativa ao longo da jornada do cliente.

Padgett apresentou aplicações de IA para cada caso em uma matriz que relaciona as etapas do processo de marketing, do planejamento à análise, com três objetivos: gerar mais leads, aumentar a receita e estimular negócios recorrentes.

É uma abordagem interessante que pode servir também para as empresas de mídia, no caso, desdobrada em duas dimensões. Tanto nas relações B2B com clientes-anunciantes como no desenho do produto e o relacionamento com os usuários-ouvintes, a matriz pode ser utilizada como um guia para a análise das aplicações de IA em cada caso.

Segundo Padget, no contexto geral do marketing, a IA generativa pode ser aplicada para alcançar os três objetivos elencados conforme os exemplos dados a seguir.

Gerando mais leads com IA generativa

Compreensão do cliente. Os profissionais de marketing podem usar processamento de linguagem natural (NLP) para fazer perguntas sobre dados dos clientes existentes. Uma empresa com a qual Padgett está familiarizada usa IA para criar personas sintéticas a partir de dados combinados de várias fontes, incluindo pesquisa e CRM, para aprender mais sobre seus prospects e porque eles não estão convertendo.

Estratégia. Ferramentas de IA generativa como o Bing Chat podem ser usadas para conduzir análises competitivas e descobrir como os concorrentes estão alcançando seu público.

Criação e implantação de campanhas. Use chatbots de IA generativa para criar texto e imagens para campanhas para melhorar o envolvimento com prospects.

Personalização e engajamento do cliente. Personalize a experiência do chatbot usando dados demográficos ou comportamentais para tornar o engajamento com os clientes mais relevante e rápido.

Monitoramento de campanhas e análise de desempenho. Implante um mecanismo de next-best-action com NLP que permite aos profissionais de marketing e à equipe de ciência de dados fazer perguntas sobre como otimizar a experiência do cliente e direcionar as melhores ações.

Usando IA generativa para gerar receita

Compreensão do cliente. Reduza a taxa de abandono e aumente o valor do pedido segmentando os clientes de acordo com sua origem (referrals) e adaptando a experiência da página de destino de acordo com esses segmentos.

Estratégia. Use IA generativa para criar imagens de novos produtos e recursos para testá-los rapidamente com os clientes. Essas percepções podem ser revertidas rapidamente para construir mapas de produtos.

Criação e implantação de campanhas. Crie novas chamadas para ação (CTAs), ainda mais relevantes em escala, que são inseridas em anúncios e e-mails produzidos com IA generativa.

Personalização e engajamento do cliente. Integre IA generativa em uma ferramenta de chatbot para fornecer respostas personalizadas.

Monitoramento de campanhas e análise de desempenho. Considere automatizar e consolidar ferramentas de monitoramento de campanhas e adicionar NLP sobre elas para que membros de toda a equipe possam fazer perguntas sobre o desempenho. Isso torna o monitoramento mais inclusivo, e mais mãos estarão a postos para ajustar as campanhas e gerar mais vendas.

Impulsionando vendas recorrentes e fidelidade com IA generativa

Compreensão do cliente. Com a capacidade de aumentar a produção de conteúdo com IA generativa, os profissionais de marketing podem testar variações criativas em subsegmentos e validar o que funciona. “Estas são diferentes maneiras de construir sobre coisas que existem, mas ser muito específico para o seu cliente”, disse Padgett.

Estratégia. Crie mensagens “act-like” direcionadas a segmentos enfrentando pontos de fricção específicos na experiência do cliente. Quando você aborda essas frustrações, ganhará a confiança e a fidelidade dos clientes.

Criação e implantação de campanhas. Antecipe pontos de fricção e resolva-os proativamente com mensagens, experiências e chatbots personalizados.

Personalização e engajamento do cliente. Use IA generativa para ajudar a criar e lançar uma campanha de reengajamento direcionada a clientes inativos.

Monitoramento de campanhas e análise de desempenho. Use dados históricos para descobrir pontos de dor frequentes e identificar riscos de perder clientes. Crie uma campanha direcionada a esses riscos para que os clientes continuem engajados.

Fonte: MarTech / The Martech Conference

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