A pesquisa Digital AdSpend 2023, desenvolvida pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, mapeou os principais investimentos na publicidade online realizados no Brasil em 2023.
Os dados mostram como a internet influencia a maioria dos brasileiros na jornada de compra, seus hábitos de consumo cross-media e a preocupação de 8 em cada 10 com questões de privacidade.
Segundo a pesquisa, o investimento em publicidade digital no Brasil em 2023 foi de R$ 35 bilhões, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Cerca de um terço das verbas vieram de compras diretas e o restante de agências. Dispositivos móveis (74%) e redes sociais (52%) foram as principais destinações dos investimentos.
Comércio e serviços ao consumidor são os setores com as maiores verbas, em valor absoluto, investidas no digital. Quando se avalia o percentual que cada setor investe no digital em relação ao total da sua verba, vestuário e eletro e informática apresentam os índices mais altos, cerca de 70%.
A maioria dos anunciantes pretendem manter ou aumentar os investimentos em 2024. As expectativas de crescimento são maiores para o formato vídeo, seguido pela busca e pelo display.
A pesquisa pode ser baixada aqui.
Fonte: IAB Brasil