RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Mídia Clipping 2024 8

05/09/2024 | Mercado, Tecnologia

MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.


Bing vai oferecer resultados de buscas criados com IA generativa

O Bing é o mais recente motor de busca a introduzir a IA generativa em seus resultados, com a Microsoft anunciando que está disponibilizando o recurso para um grupo inicial de usuários. O objetivo é dar aos usuários as respostas que desejam diretamente nos resultados de busca, potencialmente sintetizando informações que eles, de outra forma, teriam que clicar e procurar em vários sites diferentes para encontrar. Leia Mais

Produção mundial de smartphones com IA generativa devem atingir 70% até 2028

A produção mundial de smartphones com IA generativa (GenAI) deve crescer 363,6% ano a ano em 2024, atingindo 234,2 milhões de unidades, de acordo com previsão da International Data Corporation (IDC). Isso representa 19% do mercado de smartphones em 2024. São considerados smartphones com GenAI são aqueles que possuem um system-on-a-chip (SoC) capaz de executar modelos de IA no próprio dispositivo de forma mais rápida e eficiente. Leia Mais

Audiências no YouTube agora são medidas pela Comscore nos EUA

A Comscore agora mede as audiências no YouTube em todos os dispositivos digitais baseados nos EUA, incluindo TVs conectadas. Esse novo recurso, parte da oferta Video Metrix Multi-Platform, visa melhorar as avaliações de campanhas publicitárias e será expandido globalmente no próximo ano para incluir Brasil, Canadá, Índia, México, Reino Unido e outros seis países. Leia Mais

Google está testando uma extensão do Spotify para a sua plataforma Gemini de IA

Os usuários do aplicativo do Google em breve poderão pedir ao Gemini para tocar uma música no Spotify. Depois de autorizado pelo usuário, o Gemini poderá acessar as playlists, histórico e preferências do usuário no Spotify, o que significa que a plataforma poderá usar esses dados em conversas futuras com a IA. Leia Mais

Spotify libera letras de músicas para contas gratuitas

Anteriormente, o Spotify limitava a exibição a três letras de  música por mês no plano com suporte de publicidade. A liberação para os usuários será gradativa. Leia Mais

Verbas de publicidade continuam a migrar da TV para o digital nos EUA

À medida que os americanos se afastam cada vez mais da TV a cabo e da TV aberta, os anunciantes estão reduzindo os gastos com TV linear e redirecionando mais do seu orçamento para mídias digitais (uma área onde as receitas do rádio são crescentes). Este ano, espera-se que os anunciantes gastem mais em plataformas digitais do que na TV tradicional. Leia Mais

Consumo de conteúdo de áudio mudou na última década e on-demand teve crescimento

Há dez anos, o americano médio passava pouco mais da metade do seu tempo total diário de consumo de áudio com o rádio AM/FM. Hoje, o rádio ainda é a principal fonte, porém, houve um deslocamento em direção às fontes de áudio sob demanda. Leia Mais

SiriusXM lança plano gratuito suportado por anúncios para carros

A SiriusXM anunciou uma mudança radical no modelo de assinaturas da empresa que pode revolucionar a disputa pela atenção dos ouvintes nos carros. Na tentativa de ganhar terreno contra a concorrência do AM/FM e do streaming, a SiriusXM lançou um plano de assinatura para carros com suporte de anúncios chamado Free Access. Leia Mais

SiriusXM: com queda na base de assinantes e crescimento fraco empresa aposta em podcasts e publicidade

Mesmo com a campanha de rebranding em larga escala, a SiriusXM registrou mais um trimestre de perda de assinantes. Agora, dentre outras iniciativas para incrementar o faturamento, está lançando o Podcasts+, um novo serviço de assinatura dentro do Apple Podcasts, oferecendo uma experiência premium para usuários de mais de 50 países. A assinatura deste novo pacote deve ser em torno de US$ 6,00. Leia Mais

PC Magazine elege os melhores serviços de streaming de música de alta fidelidade

Em primeiro lugar fica o mais conhecido deste segmento, o Tidal. Seguem o Amazon Music, Apple Music (melhor para vídeos de música) e o Qobuz (melhor em downloads de alta resolução). Leia Mais

Threads da Meta continua a ganhar força e ultrapassa 200 milhões de usuários

Embora o Threads ainda esteja atrás do Twitter/X, Mark Zuckerberg está apostando que sua mais recente plataforma de mídia social eventualmente crescerá para 1 bilhão de usuários. Leia Mais

Novo modo avançado do ChatGPT é um super assistente de voz

Em um vídeo de demonstração o ChatGPT está cantando em diferentes estilos, produzindo uma versão blues de “Happy Birthday” e, de forma divertida, tentando imitar como animais, como sapos e gatos, soariam cantando a mesma música. Mas, nesta interação, o mais interessante é a forma natural como flui a conversação. Leia Mais

DAB é a plataforma mais popular para se ouvir rádio no Reino Unido

O primeiro trimestre de 2024 apresentou o maior número de ouvintes de rádio nos últimos vinte anos no Reino Unido, com uma média de 49,9 milhões de adultos (88,6%) ouvindo a cada semana. Porém, em termos percentuais, o alcance tem se mantido estável, tendo diminuído apenas marginalmente desde 2019 (0,8 pontos percentuais). Leia Mais

Investimento de publicidade em podcasts continua em crescimento

De acordo com a mais recente análise de tendências de publicidade em podcasts da Magellan AI, a receita no mercado americano cresceu 22% ano a ano no segundo trimestre de 2024. Leia Mais

Canadá: como um ano de bloqueio em redes sociais afetou os veículos de notícias

Depois de um ano de bloqueio pela Meta, as organizações de notícias canadenses perderam 85% do seu engajamento no Facebook e Instagram. Essa perda não foi compensada por aumentos em outras plataformas de mídia social, resultando em uma queda geral de 43% no engajamento. Leia Mais

Geração Z ainda está sintonizada no rádio apesar do crescimento do streaming

Embora a Geração Z mostre uma preferência por escutar conteúdo sob demanda, com 37% do tempo de escuta indo para música por streaming, a diferença é mínima por plataforma. O Spotify e o YouTube detêm, respectivamente, 22% e 23% de participação, enquanto o rádio tradicional AM/FM ainda representa 20% do consumo de áudio dessa faixa etária. Leia Mais

Podcasters ganharam 350 milhões de dólares através do Patreon em 2023

A maioria dos podcasters depende de receitas de publicidade para monetizar seus programas, mas um número crescente está buscando alternativas. O Patreon afirma que os podcasters constituem o segundo maior grupo de criadores em sua plataforma e que ganharam mais de 350 milhões de dólares dos fãs em 2023. A plataforma destaca que os criadores têm se beneficiado ao expandir além do podcast de áudio, investindo em vídeos, shows ao vivo, livros e linhas de produtos. Leia Mais

Nielsen: análise da audiência do rádio por formato mostra o total e o streaming não correlacionados

O share do rádio total (OTA + streaming) não está correlacionado com o share do streaming. Ou seja, o share do streaming não pode ser tomado como parâmetro para avaliar a audiência total do rádio. Veja os gráficos e as audiências por formato no link. Leia Mais

Perplexity: startup de buscas com IA desafia a dominância do Google nas pesquisas

Esta startup de buscas está ganhando enorme popularidade com sua abordagem inovadora baseada em IA, desafiando a dominância do Google. O uso do aplicativo disparou, com usuários ativos diários crescendo de 250.000 para 10 milhões em pouco mais de um ano. Leia Mais

Amazon Music disponibiliza recurso de IA para usuários descobrirem novos podcasts

A Amazon Music está utilizando IA em um novo recurso projetado para facilitar a exploração e descoberta de novos podcasts pelos usuários. Chamado Topics, o recurso permite que os usuários naveguem por episódios de podcast com base nos tópicos mencionados. Leia Mais

Receita de podcasts ultrapassa US$ 104 milhões no segundo trimestre para a iHeart

Durante o segundo trimestre, a iHeartMedia informou que sua receita de podcasts totalizou US$ 104,5 milhões, um aumento de 8% em comparação com o ano anterior. Os executivos da empresa dizem que estão vendo o ritmo da publicidade ganhar força na segunda metade do ano. “Os anunciantes têm um grande interesse em podcasting”, disse o CEO Bob Pittman. Leia Mais

Áudio digital representou 31% da receita da iHeartMedia no segundo trimestre

A iHeartMedia informou que a sua receita consolidada subiu 1% no segundo trimestre em relação ao ano anterior, totalizando pouco mais de US$ 929 milhões, com o crescimento da receita de podcasts em 8% e a expansão do Digital Audio Group em 10%. “Nossos resultados do segundo trimestre marcam o primeiro trimestre em que nossas receitas consolidadas aumentaram ano a ano desde o Q4 de 2022”, disse Bob Pittman, Presidente e CEO da iHeartMedia. O áudio digital representou 31% das receitas da empresa no Q2. Leia Mais

Audacy divulga resultados do segundo trimestre e digital representa 25% da receita

A Audacy divulgou seu relatório financeiro do segundo trimestre de 2024. A receita “digital”, que inclui podcasting, aumentou 12% em relação ao ano anterior e representa 25% da receita líquida da empresa. Leia Mais

Beasley divulga resultados do segundo trimestre e digital representa 21,5% da receita

O relatório financeiro da Beasley mostra que a receita digital cresceu 5,7% ano a ano, ou 10,4% ano a ano na mesma base de estações, para US$ 13,0 milhões. A receita digital representou 21,5% da receita líquida. O relatório destaca ainda que 37% do público total da Beasley ouve através das plataformas digitais da empresa. Leia Mais

CTA: 4 milhões de receptores de rádio serão vendidos nos EUA neste ano

Os americanos ainda estão gastando milhões de dólares para comprar receptores de rádio domésticos. A Consumer Technology Association (CTA) prevê que quase 4,2 milhões de unidades serão vendidas neste ano e projeta a venda de mais 4,1 milhões no próximo ano. A grande maioria dos receptores de rádio agora está integrada a outros dispositivos, mas a CTA afirma que os rádios AM/FM tradicionais continuarão a fazer parte da linha de eletrônicos domésticos no futuro próximo. Leia Mais

CTA: cai a venda de smart speakers mas crescem as assinaturas de áudio digital

As smart speakers se tornaram o dispositivo de áudio doméstico preferido por muitos ouvintes. Porém, ao contrário do crescimento observado nos últimos anos, a Consumer Technology Association (CTA) relata que as vendas estão diminuindo e que as remessas de smart speakers devem cair 3% em comparação ao ano passado. A CTA também projeta que os consumidores gastarão US$ 14,3 bilhões em serviços de streaming de áudio por assinatura este ano, um aumento de 9% em relação a 2023. Leia Mais

Consumo de áudio nos carros está voltando aos patamares históricos e rádio é dominante

O rádio representa 60% do tempo de consumo de conteúdo de áudio nos carros nos EUA. Seguem os canais sem publicidade do serviço de rádio por assinatura SiriusXM (13%) e os podcasts (5%). Os dados são do primeiro trimestre deste ano. Leia Mais

Acordo traz música da UMG para todas as plataformas da Meta

A Universal Music Group assinou um acordo com a Meta que permitirá que músicas de artistas e compositores da UMG sejam compartilhadas em todas as plataformas da Meta. Um acordo anterior de 2017 permitia que músicas da UMG fossem usadas no Facebook, Messenger, Instagram e Oculus, mas esta é a primeira vez que um acordo entre as duas empresas inclui o WhatsApp. Leia Mais

Samsung, Apple e Xiaomi dominaram metade do mercado global de smartphones no segundo trimestre de 2024

Dados do IDC Quarterly Mobile Phone Tracker mostram que, no segundo trimestre de 2024, cerca de 19% dos 285 milhões de smartphones colocados no mercado global eram dispositivos Samsung. A Apple ficou em segundo lugar com uma participação de mercado de 15,8% enquanto a Xiaomi figurou em terceiro com 14,7%. Leia Mais

Streaming e receitas diversificadas alavancam o crescimento da indústria da música

A década de 2020 tem sido positiva para a indústria de publicação musical, com crescimento contínuo das receitas, melhora nas taxas de royalties de streaming e aumento de investimentos em catálogos. Em 2023, as receitas globais das editoras cresceram 12%. Leia Mais

Publicidade em retail media cresce mais rápido que buscas e redes social

De acordo com o estudo de tendências de marketing digital da Skai para o segundo trimestre deste ano, os gastos com mídia de varejo, busca paga e social paga aumentaram. A mídia de varejo teve um crescimento de 21% ano a ano enquanto a busca paga e o social pago também cresceram 6% e 13% respectivamente. Leia Mais

Sindicato faz acordo para que anunciantes repliquem vozes de atores com IA

O sindicato de atores de Hollywood SAG-AFTRA comunicou que fez um acordo com o marketplace de talentos online Narrativ que permitirá que os atores vendam aos anunciantes direitos para replicar suas vozes com IA. O acordo busca garantir que os artistas recebam renda pelo processo e possam controlar como e quando suas réplicas de voz são usadas. Leia Mais

Descoberta de músicas tem novos paradigmas na era do streaming

O rádio sempre foi a fonte mais importante para as pessoas descobrirem novas músicas, porém, a realidade mudou com a disseminação dos serviços de streaming e até mesmo a influência dos vídeo games atuais. De fato, o uso do Spotify para descoberta de músicas cresceu significativamente nos últimos anos e, em 2024, a plataforma foi a fonte mais frequente para descoberta de músicas para 18% dos americanos. Leia Mais

Índice de atenção da publicidade no rádio supera mídias sociais e proporciona mais eficiência que TV

Um estudo da Adelaide revela que, para alcançar o mesmo nível de atenção que US$ 1.000 gastos em publicidade no rádio AM/FM proporcionam, investimentos significativamente maiores seriam necessários em plataformas como anúncios digitais em display e em várias redes sociais. Isso pode variar de US$ 1.313 no X/Twitter até impressionantes US$ 2.635 no Facebook. Leia Mais

Google disponibiliza Gemini Live no Android após a OpenAI lançar o modo avançado do ChatGPT

A Google lançou o Gemini Live, sua resposta ao modo avançado do ChatGPT. A gigante de tecnologia afirma que a nova interface de voz tem um motor de fala mais expressivo emocionalmente, capaz de conversar com os usuários e até permitir que os usuários interrompam no meio de uma resposta. Leia Mais

92,5% das residências brasileiras possuem Internet, aponta IBGE

Esse patamar representa 72,5 milhões de domicílios com acesso à rede, aumento de 1,0 ponto porcentual sobre 2022; nas áreas urbanas, evolução foi de 93,5% para 94,1%, e nas rurais, de 78,1% para 81%. Leia Mais

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.