O Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
Publicidade global em podcasts deve ultrapassar US$ 5 bilhões em 2025
A WARC Media prevê que os gastos globais com anúncios em podcasts ultrapassarão US$ 5 bilhões em 2025, um aumento de 7,9% em relação ao ano anterior. A estimativa é que a receita com podcasts suba mais 6,5% no próximo ano, atingindo US$ 5,5 bilhões. Leia Mais
World Radio Alliance: estudo comprova a liderança global do rádio
Novos dados globais divulgados pela World Radio Alliance (WRA) e pela egta, a organização internacional que representa negócios de TV e áudio multiplataforma, confirmam que o rádio alcança até 90% da população em mercados-chave, domina o tempo gasto com áudio suportado por anúncios e continua sendo o meio mais confiável em todo o mundo. Leia Mais
Receptores de rádio digital DAB se aproximam de 150 milhões no mundo
Dados da WorldDAB mostram que, nos 11 principais mercados, as vendas já totalizam 145.195.000 e quase todos os carros novos na Europa já vêm equipados com DAB+. Leia Mais
Wondery encerrou suas operações no Brasil e no México
A plataforma de publicação de podcasts da Amazon encerrou sua operação no Brasil e no México. “Após uma análise cuidadosa de nossas prioridades e das necessidades dos clientes, tomamos a difícil decisão de encerrar as operações de conteúdo original da Wondery no Brasil e no México. Essa decisão não foi tomada de forma rápida nem fácil, e continuamos comprometidos com o desenvolvimento de narrativas envolventes e conteúdo em áudio para o público.” (Wondery) Leia Mais
A OpenAI pretende ser neutra mesmo em relação a temas sensíveis e controversos
A OpenAI atualizou sua Model Spec (um documento de princípios da plataforma), confirmando que seus modelos de IA não censurarão tópicos sensíveis. A proposta é a de que “a IA deve capacitar as pessoas a explorarem, debater e criar sem restrições arbitrárias, independentemente de quão desafiador ou controverso seja o assunto.” Leia Mais
Pesquisa aponta as 50 aplicações da IA generativa mais utilizadas no marketing
As aplicações de IA generativa voltadas para conteúdo lideram o ranking de uso diário ou semanal, com sete dos 20 principais casos de uso. Veja a lista completa no artigo. Leia Mais
Áudio suportado por anúncios tem um share maior do que o sem publicidade
Com base nos dados do primeiro trimestre de 2025, a Edison informa que a população dos EUA com 13 anos ou mais passa a maior parte do tempo diário de áudio ouvindo fontes com suporte de anúncios (64%), em comparação com fontes sem anúncios (36%). Leia Mais
TechSurvey 2025 revela os desafios e perspectivas do rádio na ótica dos ouvintes
Segundo a Jacobs Media, o rádio AM/FM está “treading water” (se mantendo, sem sair do lugar). Embora alguns indicadores se mantenham estáveis, outros mostram sinais de erosão. A audiência da rádio continua a envelhecer, com uma idade média de 55,5 anos entre os respondentes da pesquisa. Apesar disso, a pesquisa indica que a audiência de rádio AM/FM permanece estável entre a maioria das faixas etárias, embora seja menor entre as gerações mais jovens. Veja dados e gráficos no link. Leia Mais
Webinar da Ferncast discute tecnologias de streaming para rádios
Embora baseada na plataforma Aixtream da Ferncast, a discussão sobre o streaming das rádios pode ser generalizada para se entender os principais aspectos envolvidos neste processo: os protocolos e formatos de streaming, os codecs de áudio, o processamento de áudio, a inserção de metadados e a otimização da operação. O artigo indica os principais elementos deste ecossistema. Leia Mais
Spotify revela números animadores para criadores de podcasts
A empresa compartilhou alguns dados sobre os ganhos dos criadores no primeiro mês do Spotify Partner Program, revelando um cenário promissor para muitos. Segundo o Spotify, centenas de criadores de podcast ultrapassaram a marca de US$10.000 em receita mensal. Leia Mais
Audyllic oferece processamento para podcasts e audiobooks com tecnologia Orban
Audyllic é uma ferramenta de processamento de áudio para podcasts e audiobooks que utiliza o padrão de processamento Orban Optimod. A plataforma oferece duas horas gratuitas por mês. Leia Mais
Áudio programático segue em crescimento com recursos aprimorados pela tecnologia
O estudo “The State of Audio Adtech Report 2025”, da empresa de áudio programático AdsWizz, explora o crescimento e a inovação da publicidade em áudio digital. Leia Mais
Wondercraft flexibiliza sistema de créditos e reduz preços
A plataforma de produção de áudio com IA Wondercraft anunciou atualizações em seu sistema de créditos e preços, visando tornar a plataforma mais acessível e flexível para os usuários. Agora, os usuários receberão duas regenerações gratuitas, e os créditos não utilizados serão transferidos para o mês seguinte. O plano inicial também terá um aumento de créditos, passando de seis para dez. Além disso, será possível testar vozes com texto personalizado gratuitamente, e o modo Diretor terá seu custo de créditos reduzido pela metade. A empresa também comunicou uma redução de 30% nos preços dos planos anuais. Leia Mais
Podcasters destacados trocaram downloads por recall nas medições de audiência
Wondery e SiriusXM não aparecem mais nos rankings da Podtrac ou da Triton Digital das maiores editoras, redes ou programas nos EUA ou no Canadá. As empresas afirmam que as medições de downloads por RSS não abrangem todos os casos de consumo e optam por pesquisas de recall como as da Edison Research. Leia Mais
SiriusXM amplia sua assinatura de podcasts para o YouTube e o Spotify
A SiriusXM está buscando expandir o alcance da sua opção de assinatura de podcasts, levando o recurso além do Apple Podcasts, onde foi lançado no verão passado. A empresa anunciou que o SiriusXM Podcasts+ agora também estará disponível nos EUA pelo Spotify, YouTube Music e outros aplicativos de podcast, por meio de uma expansão com a plataforma Supporting Cast. Esta plataforma utiliza feeds RSS privados para distribuir episódios exclusivos, audiolivros, cursos e outros benefícios para assinantes, acessíveis nos principais aplicativos de podcast, como Apple Podcasts, Spotify e YouTube Music. Leia Mais
Estudo: os principais fatores que impulsionam a performance da publicidade em podcasts
A Podscribe divulgou a nova edição do estudo Podcast Advertising Performance Benchmark referente ao quarto trimestre de 2024. O relatório destaca as principais tendências e fatores que estão moldando o cenário da publicidade em podcasts. Ele mostra como diferentes formatos de compra influenciam diretamente o desempenho das campanhas, as taxas de conversão e o custo por aquisição. Leia Mais
Publicidade em podcasts segue com taxa de crescimento de dois dígitos
Estudo da Magellan AI para o quarto trimestre de 2024 mostra o contínuo crescimento do investimento em publicidade em podcasts, com um aumento de 19% sobre o mesmo período do ano anterior. Veja outros resultados no link. Leia Mais
Plataforma de IA cria imagens de ilustração em tempo real para conteúdo falado
Speech Illustrator é uma ferramenta inovadora que gera imagens a partir de conteúdo falado. Esta plataforma de IA transforma áudio de diversas fontes, como podcasts e audiobooks, em imagens que se transformam em tempo real para corresponder ao tom, à emoção e ao significado do conteúdo. O serviço oferece funcionalidades como suporte multilíngue, estilos de arte personalizáveis e integração com várias plataformas de áudio. Para utilizar, basta disponibilizar o áudio, escolher a fonte e um tema visual, e iniciar a geração. Leia Mais
A icônica voz de Cid Moreira agora está disponível no aplicativo ElevenLabs Reader
O ElevenReader é um aplicativo desenvolvido pela ElevenLabs focado em transformar textos em experiências de áudio imersivas. Ele utiliza tecnologia avançada de síntese de voz para narrar livros, artigos, orações e outros conteúdos escritos de forma natural e envolvente, trazendo à vida obras literárias e textos diversos com vozes icônicas e realistas. Leia Mais
Scribe transcreve áudio para texto com cursos avançados
A ElevenLabs lançou uma ferramenta de transcrição de áudio para texto (speech-to-text) chamada Scribe, que utiliza um modelo de reconhecimento de fala avançado. O serviço se destaca pela alta precisão em 99 idiomas, fornecendo timestamps detalhados, separação das pessoas que falam e marcação de eventos sonoros (sons de fundo, efeitos etc.). A plataforma pode ser usada também através de API. Leia Mais
Plataforma de IA da Adthos cria boletins esportivos personalizados com monetização direcionada
Adthos for Sports é uma plataforma inovadora que utiliza IA e dados esportivos da Sportradar para gerar áudio personalizado com atualizações e comentários em tempo real. Essa tecnologia permite que editores e anunciantes criem conteúdo dinâmico e envolvente, incluindo anúncios direcionados, utilizando vozes de IA de alta qualidade e fácil integração com diversas plataformas. A plataforma oferece escalabilidade e eficiência na produção de áudio com um processo simplificado. Interessados podem experimentar o Adthos Creative Studio com um teste gratuito. Leia Mais
Hume lança plataforma text-to-speech que gera uma fala mais expressiva e contextual
A Hume AI lançou o Octave, o primeiro modelo de linguagem grande (LLM) para conversão de texto em fala que “compreende o significado das palavras”, resultando em uma fala mais expressiva e contextual. Diferentemente de sistemas tradicionais, o Octave interpreta nuances emocionais e de personagem, gerando vozes a partir de descrições e adaptando o tom e o estilo da fala. Leia Mais
Estudo da BBC revela que 30% dos resumos de notícias gerados por IA contêm erros
Um estudo recente da BBC revelou que mais de 30% dos resumos de notícias gerados por IA contêm imprecisões significativas, incluindo citações distorcidas, vieses editoriais e informações desatualizadas. Essas descobertas levantaram preocupações sobre a confiabilidade da IA na sumarização de notícias e seu potencial para disseminar desinformação. Leia Mais
Quase metade das pequenas empresas já investem em publicidade digital
A 9ª edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, conduzida pelo Sebrae, revela que a digitalização das vendas segue em crescimento, com 48% das pequenas empresas investindo em publicidade online. O levantamento destaca que 59% das micro e pequenas empresas (MPE) apostam nesse tipo de divulgação, enquanto entre os microempreendedores individuais (MEI), 39% destinam parte de seus recursos para promover seus negócios no ambiente digital. Leia Mais
Podimo ultrapassa um milhão de assinantes dos seus podcasts
Quando a Podimo foi lançada na Dinamarca, em 2019, a ideia de fazer os ouvintes de podcasts pagarem por conteúdos que poderiam obter gratuitamente ainda era novidade. Após observar a dificuldade de outras empresas com esse modelo, a Podimo enfrentou bastante ceticismo. Mas hoje a empresa anuncia que ultrapassou a marca de um milhão de assinantes pagantes. Já sendo lucrativa em três países, a conquista acontece enquanto a Podimo se prepara para expandir para novos mercados. Leia Mais
Listen Notes começa a contabilizar podcasts gerados por IA
O banco de dados de podcasts Listen Notes afirma ter identificado quase 3.500 podcasts produzidos por inteligência artificial apenas neste ano, e que deixará de incluir esses programas em seu banco de dados. A Listen Notes diz que, somente em fevereiro, já detectou 1.525 podcasts que não foram criados por humanos. Leia Mais
Alexa+ agora cria músicas instantâneas com a plataforma de IA da Suno
A Amazon fez uma parceria com o gerador de músicas por IA Suno para permitir que a Alexa Plus crie músicas instantaneamente a partir de um prompt de comando. Leia Mais