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Pesquisa indica que anúncios mais curtos podem ser mais eficazes nos podcasts

26/01/2025 | Podcasting, Publicidade

Os podcasts não têm as secundagens padronizadas de anúncios como o rádio ou a televisão e, com as leituras ao vivo, alguns anúncios ultrapassaram os limites de vários minutos.

Agora, a Veritonic patrocinou uma pesquisa com ouvintes para avaliar como eles percebem a publicidade nos podcasts. E os dados revelaram que mais de um terço (35%) deles acham que anúncios mais curtos são mais eficazes.

“Com a diminuição da atenção das pessoas, a brevidade pode ajudar a garantir que sua mensagem chegue sem perder o foco do ouvinte”, diz a Veritonic.

A pesquisa também revela que quase quatro em cada dez (37%) ouvintes de podcasts acham que os anúncios devem estar mais alinhados com o tema e o tom geral do podcast. A Veritonic conclui que, ao fazer isso, os anúncios se tornam uma parte natural do programa e têm mais chances de serem bem recebidos e lembrados.

Além disto, 27% dos ouvintes dizem que os anúncios também poderiam ser mais impactantes se incorporassem elementos de narrativa para criar uma conexão emocional, aumentando o engajamento e a lembrança do ouvinte. E um em cada três entrevistados acredita que o humor e o entretenimento também são fundamentais para fazer um anúncio se destacar.

Uma parcela dos ouvintes (27%) afirma também que os anúncios devem fluir mais naturalmente com o conteúdo, em vez de parecerem uma interrupção abrupta.

A pesquisa identificou ainda as seguintes preferências dos ouvintes:

  • Um em cada cinco entrevistados diz que, quando ouve o anúncio vindo diretamente do apresentador, ele parece mais autêntico e confiável.
  • Um terço dos entrevistados diz que é mais provável que tomem uma atitude quando são apresentados a ofertas exclusivas ou descontos feitos para o público de podcast.
  • 15% dos entrevistados mencionaram a importância de um design de som de alta qualidade.
  • 16% dos entrevistados sugeriram que as marcas criem conteúdo visual envolvente para complementar seus anúncios de podcast nas plataformas sociais.

“A publicidade em podcasts é mais eficaz quando integrada a uma estratégia mais ampla e multicanal”, diz a Veritonic em um relatório sobre os resultados da pesquisa. “As marcas devem evitar tratar os anúncios de podcast como uma solução única para todos e, em vez disso, focar nos elementos únicos do meio, otimizando sua criação de acordo”, acrescenta.

O estudo da Veritonic é baseado em uma pesquisa online com centenas de indivíduos nos EUA, que relataram ouvir podcasts mais de uma vez por semana.

O relatório pode ser baixado aqui.

Fonte: Podcast News Daily

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