A receita de audiobooks das editoras cresceu 9% em 2023, atingindo US$ 2 bilhões, continuando a tendência de crescimento ano após ano, de acordo com a “Pesquisa de Vendas” da Audio Publishers Association (APA).
Por outro lado, a Edison Research conduziu a “Pesquisa de Consumidores” de 2024 da APA e descobriu que a maioria dos adultos com 18 anos ou mais nos EUA (52%) já ouviu um audiobook, o que se traduz em quase 149 milhões de americanos que já experimentaram o formato.
As principais conclusões das pesquisas são:
- Os audiobooks estão se tornando mais comuns – 38% dos adultos americanos ouviram um audiobook no último ano, um aumento em relação aos 35% relatados em 2023. Dentre aqueles que ouviram ao menos um audiobook no último ano, a média de consumo foi de 6,8 títulos no ano, um aumento em relação aos 6,3 em 2023. Do grupo mais amplo daqueles que já ouviram um audiobook em algum momento, a média foi de 4,8 títulos ouvidos no último ano, um aumento em relação à média de 4,0 em 2023.
- A escuta de audiobooks por crianças continua forte, com 53% dos ouvintes de audiobooks com filhos dizendo que seus filhos também ouvem audiobooks. De acordo com 77% desses pais, um benefício importante dos audiobooks é dar às crianças uma pausa nas telas.
- As assinaturas de serviços de audiobooks continuam a crescer – dentre aqueles que ouviram ao menos um audiobook no último ano, 63% assinavam pelo menos um serviço. Esse percentual é maior do que os 62% relatados em 2023.
- Os consumidores atuais de audiobooks também utilizam aplicativos de bibliotecas digitais, com 46% deles dizendo que pegaram um audiobook digital emprestado de uma biblioteca no último ano.
- A pirataria também é uma preocupação para a indústria. 47% daqueles que ouviram um audiobook no último ano dizem que obtiveram um audiobook gratuitamente pelo YouTube ou outro site de compartilhamento de arquivos.
- A ficção, com 64% da receita de vendas, é a categoria principal pelo terceiro ano consecutivo. Os principais gêneros são Ficção Geral (21%), Ficção Científica ou Fantasia (14%) e Romance (11%).
- Os gêneros de crescimento mais rápido são História/Biografia/Memórias (crescimento de 22%), Saúde & Fitness (crescimento de 20%), Religioso/Fé (crescimento de 17%) e Romance (crescimento de 14%).
A pesquisa com consumidores incluiu americanos com 18+ anos que já ouviram um audiobook completo. A Edison Research completou 1061 entrevistas online em fevereiro de 2024.
A pesquisa de vendas coletou dados de vendas de editoras por vários formatos e gêneros. Incluiu membros da Audio Publishers Association que publicam audiobooks. 27 editoras forneceram dados, incluindo Audible, Inc., Blackstone, Brilliance Audio, Hachette Audio, HarperCollins, Macmillan, Penguin Random House, Podium Publishing, RB Media e Simon & Schuster.
Fonte: Audio Publishers Association