De acordo com o estudo anual de benchmarking realizado pela Borrell Associates para o Radio Advertising Bureau, no mercado americano, a receita do rádio com o digital cresceu 6,8% em 2023, atingindo US$ 1,9 bilhão e conquistando share de outros concorrentes da mídia local. Estas vendas representaram 21% do total da receita de publicidade em rádio.
Para 2024, é esperado um crescimento de 11% nas vendas de publicidade digital, elevando a receita para além da marca de US$ 2 bilhões.
A tabela a seguir mostra as vendas do digital e a receita total dos principais grupos de rádio americanos. A Townsquare lidera este ranking com 42,5% da sua receita proveniente das vendas com o digital. A iHeart também se destaca com uma participação do digital de 30%, sendo que 37% deste valor vem do negócio de podcasts da empresa.
As principais conclusões do estudo são:
- O rádio conquistou participação de mercado, captando uma fatia maior dos investimentos digitais realizados em empresas de mídia locais.
- As fortes vendas digitais desde a pandemia ajudaram a restaurar o crescimento geral do rádio que apresentou um crescimento de receita total anual de 6,4% desde 2020.
- Setenta por cento dos compradores de rádio planejam comprar algo novo em 2024 e os três principais itens são produtos digitais que a maioria das estações vende.
- Mais da metade dos compradores de rádio ainda não compram publicidade digital de sua estação de rádio, o que representa um bom potencial de crecimento.
- Os gerentes de estação estão pedindo a contratação de mais representantes de vendas exclusivamente digitais para atender a demanda.
Fonte: RAB / Borrell Associates / Marketron