RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

MídiaClipping Edição 2024 2

07/03/2024 | Mercado, Tecnologia

O clipping da indústria do conteúdo de áudio

Esta é a segunda edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.

Tópicos que mantêm você informado. Leia os títulos e saiba quais são os assuntos do momento, leia o resumo e tenha conhecimento dos pontos essenciais ou click no link e veja o conteúdo original de forma integral.


SiriusXM direciona o foco dos seus negócios para streaming e podcasting

Depois de renovar a sua marca e lançar um novo app no final do ano passado, a SiriusXM anunciou um novo contrato plurianual, de cerca de US$ 100 milhões, com a SmartLess Media. Como parte do acordo, a empresa poderá disponibilizar um extenso e exclusivo conteúdo para os seus assinantes, com acesso antecipado a novos episódios de “SmartLess”, um dos podcasts mais ouvidos nos EUA. Leia Mais

Pesquisa mostra que 99% dos profissionais de marketing dos EUA consideram anúncios em podcast eficazes

Embora as campanhas de marca ainda representem uma parcela maior, várias marcas de venda direta ao consumidor estão anunciando em podcasts nos EUA. Um estudo divulgado pela Acast mostra as razões para isto – 99% dos profissionais de marketing nos EUA afirmam que o podcasting é eficaz para alcançar consumidores relevantes. Leia Mais

Plataforma utiliza IA para personalização de anúncios de áudio em tempo real

A plataforma Studio.AI da AMA (A Million Ads), cria spots de forma dinâmica, combinando diferentes trechos, para produzir versões personalizadas para cada ouvinte e cada momento. Serviços de streaming enviam dados de perfil do ouvinte (demografia, fidelidade de compras etc.) e do contexto da audição (hora, local, tipo de dispositivo, condições do tempo etc.) para a AMA, que retorna com o spot apropriado para ser reproduzido no caso específico. É também possível rotacionar o spot. Leia Mais

YouTube cria a versão com vídeo e automatiza a publicação de podcasts de áudio

O YouTube agora suporta diretamente feeds RSS, marcando uma mudança do Google Podcasts para um processo mais simplificado para os criadores compartilharem seus podcasts de forma automática. A integração conecta o YouTube à lista de episódios disponíveis do podcast e dá acesso às informações e “imagens de capa” de cada um. Quando um novo episódio é lançado, o YouTube cria automaticamente uma versão em vídeo que é então publicada tanto no próprio YouTube quanto no YouTube Music. Entretanto, há algumas restrições à spots publicitários.  Leia Mais

Podcaster Joe Rogan assina contrato no valor de US$ 250 milhões para permanecer com o Spotify

Joe Rogan assinou um novo acordo com o Spotify que ampliará a distribuição de seu popular podcast The Joe Rogan Experience. O contrato é avaliado pelo Wall Street Journal em cerca de US$ 250 milhões, incluindo um pagamento inicial garantido e uma parcela da receita publicitária – o contrato anterior rendeu cerca de US$ 150 milhões para Rogan. Este acordo marca uma mudança no Spotify, que busca reduzir seus gastos com podcasting. Apesar do sucesso do podcast, Rogan enfrentou críticas por disseminar desinformação sobre vacinas e comentários considerados controversos. Embora alguns tenham se afastado da plataforma em protesto, o CEO do Spotify, Daniel Ek, continua apoiando Rogan. Leia Mais

Anúncios no rádio AM/FM tem impacto de +14% de tráfego nos sites dos aunciantes

Uma série com cinco anos de estudos de atribuição de 17 campanhas publicitárias n o rádio AM/FM, em várias categorias, mostra que, em média, essas campanhas aumentaram o tráfego nos sites dos anunciantes em 14%. Os estudos, encomendados pela Cumulus Media, foram conduzidos de 2019 a 2023 pela LeadsRx, utilizando dados de ocorrência de anúncios da Media Monitors e impressões de audiência da Nielsen. Leia Mais

Estudo mostra que usuários preferem anúncios ao invés de assinaturas

Estar exposto à publicidade é o preço que o usuário paga, não só para ouvir rádio AM/FM, como também para consumir outros conteúdos na internet ou utilizar a grande maioria dos aplicativos móveis. É uma solução de compromisso que está sendo testada atualmente à medida que mais empresas digitais levantam barreiras de pagamento ou começam a adicionar comerciais aos serviços de streaming que também cobram uma taxa de assinatura. Um novo estudo da IAB mostrou que quase oito em cada dez (78%) consumidores prefeririam receber mais anúncios do que pagar por conteúdo e serviços digitais. Leia Mais

Spotify aposta em publicidade para monetizar seu negócio de podcasts

O CEO do Spotify, Daniel Ek, declarou que o negócio de podcasts da empresa está próximo de alcançar o break-even e que espera que se torne lucrativo até o final do ano. É uma reviravolta significativa após ele ter dito anteriormente que os podcasts estavam se mostrando um peso para o resultado final da empresa. Durante uma teleconferência com analistas, Ek afirmou que, após explorar múltiplas estratégias no negócio de podcasts, incluindo acordos exclusivos, licenciamento de conteúdo e produção de seus próprios programas, concluiu-se que o alcance massivo e os dólares de publicidade oferecem a maior oportunidade. Leia Mais

Canva Of Audio: uma plataforma de IA para criação e produção de áudio

Canva Of Audio é uma plataforma desenvolvida para permitir que qualquer pessoa crie produções de áudio – seja para podcasts, anúncios, audiobooks, meditação ou materiais de treinamento – de alta qualidade e em qualquer idioma, simplesmente digitando o que deseja. Os usuários podem ainda adicionar áudio profissional a uma ampla variedade de projetos criativos, com modelos prontos para transformar o conteúdo escrito em produções de áudio. Veja uma demonstração no post. Leia Mais

Ebook: Introdução à Inteligência Artificial

A ZYDIGITAL está disponibiilzando um novo ebook, um trabalho que apresenta os principais conceitos e termos usados no contexto da inteligência artificial. É uma visão sintética, didática e executiva daquilo que é essencial saber. Um guia rápido e um ponto de partida para entender este novo e instigante ambiente criativo e de negócios. Leia Mais

Spotify já tem mais de 375 mil audiobooks e se consolida como hub de conteúdo de áudio

O Spotify tem cerca de 375 mil audiobooks em seu catálogo, dos quais cerca de 200 mil foram disponibilizados gratuitamente para assinantes premium nos EUA, Reino Unido e Austrália no final de 2023. Com mais de 100 milhões de músicas, 5 milhões de podcasts e milhares de audiobooks, tudo em um só lugar, o Spotify se consolida como um hub de conteúdo de áudio on-demand (ainda não inclui o “ao vivo”). Leia Mais

Rádio representa um terço do tempo de consumo de conteúdo de áudio nos EUA

O rádio AM/FM continua a representar a maior parte do tempo de audiência, respondendo por mais de um terço do tempo diário (36%). A recepção das transmissões AM/FM, sozinha, representa 31% do tempo de consumo de conteúdo de áudio. Leia Mais

Audiência dos podcasts continua crescendo e o YouTube ganha espaço como plataforma

A Triton Digital divulgou o relatório do seu estudo anual sobre o mercado americano de podcasts – U.S. Podcast Report 2023. O relatório destaca o aumento do número de ouvintes mensais de podcasts, com um crescimento de 12% nos últimos 2 anos – o alcance subiu de 35,9% em 2021 para 40,3% em 2023. Leia Mais

AudioStack – startup de produção de áudio com IA recebe novos investimentos

A AudioStack é uma startup que oferece uma plataforma, baseada em inteligência artificial, capaz de produzir conteúdo de áudio em larga escala, com qualidade de estúdio e em tempo real. Em questão de minutos, um profissional de marketing pode produzir milhares de variações de um anúncio para uma campanha, criando textos, escolhendo ou clonando vozes, convertendo o texto em áudio e adicionando músicas de background. A AudioStack oferece ainda uma API para se criar aplicações customizadas. Leia Mais

NAB atualiza recomendações de melhores práticas para painéis digitais em rádio de carro

O paper “Digital Dashboard Best Practices Report” da NAB inclui uma série de recomendações para as estações de rádio, como: usar o painel digital do carro para fornecer informações relevantes e atualizadas aos ouvintes; manter o conteúdo do painel conciso e fácil de ler; usar cores e gráficos de forma eficaz para chamar a atenção do ouvinte; gerar um conteúdo atraente e fácil de ler. Clique aqui para baixar o estudo. Leia Mais

Gigante canadense de rádio, Bell Media, irá reduzir sua rede de emissoras pela metade

A empresa anunciou que irá vender 45 de suas 103 estações de rádio em todo o país, como parte de uma série mais ampla de cortes e demissões. O diretor jurídico e regulatório da Bell, Robert Malcolmson, disse que a empresa continuará operando apenas as emissoras que considera viáveis. O grupo, que possui também emissoras de TV registrou queda nas receitas com publicidade e opera com prejuízo. Leia Mais

Plataforma usa IA para criar clipes para redes sociais a partir de podcasts em vídeo

Há uma nova forma para podcasters aproveitarem o potencial da inteligência artificial. A plataforma de criação de vídeos Kapwing lançou uma nova ferramenta que ajudará os criadores a transformarem episódios completos de podcast em vídeo em clipes para redes sociais usando IA. Leia Mais

Share de vendas do digital sobre o total de receitas do rádio é de 21% nos EUA

De acordo com o estudo anual de benchmarking realizado pela Borrell Associates para o Radio Advertising Bureau, no mercado americano, a receita do rádio com o digital cresceu 6,8% em 2023, atingindo US$ 1,9 bilhão e conquistando share de outros concorrentes da mídia local. Estas vendas representaram 21% do total da receita de publicidade em rádio. Para 2024, é esperado um crescimento de 11% nas vendas de publicidade digital, elevando a receita para além da marca de US$ 2 bilhões. Leia Mais

Google apoia a iniciativa de identificar conteúdo gerado por IA

O Google trabalhará com a Adobe, Microsoft e Sony para identificar quando vídeos, áudios e fotografias foram criados ou alterados a partir de sua forma original usando inteligência artificial, refletindo um compromisso recente da Meta. A empresa já tomou medidas para ajudar os usuários a identificar conteúdo gerado por IA no YouTube e em sua plataforma de busca. Leia Mais

Plataforma programática para áudio oferece recurso de voz sintética gerada por IA

A AdsWizz, empresa de tecnologia de publicidade em áudio, está adicionando um recurso de voz sintética, gerada por inteligência artificial, à sua plataforma programática AudioGo. A plataforma oferece um conjunto de vozes e tem opções para o inglês e o espanhol. Outras vozes e idiomas estão previstos no planejamento da companhia. Leia Mais

Display do sistema multimídia do carro pode ajudar a rádio a aumentar a sua audiência

As estações de rádio estão aproveitando as novas tecnologias dos sistemas multimídia nos carros para impulsionar a audiência. Em Detroit, a WCSX-FM, pertencente à Beasley Media, viu a audiência subir 11% durante o mês em que experimentou a promoção “Watch and Win”, que direcionava os ouvintes no carro para ver o conteúdo visual em seus painéis para ter a chance de ganhar um prêmio. Leia Mais

Nova plataforma social de podcast busca melhorar a relação entre podcasters e ouvintes

Alguns aplicativos de podcast estão flertando com a ideia de adicionar comentários para tornar os programas mais interativos entre ouvintes e apresentadores. Até agora, a maioria dos podcasters precisava recorrer às redes sociais tradicionais para isto. Agora, existe uma nova plataforma social específica para podcast chamada Poditude, projetada para aprimorar o relacionamento entre podcasters e seus ouvintes – os ouvintes podem seguir seus podcasts favoritos, participar de transmissões ao vivo, avaliar e comentar episódios e se envolver com conteúdo exclusivo do produtor, como enquetes, promoções cruzadas e conversas. Leia Mais

Adobe desenvolve ferramenta text-to-music com IA generativa

Ferramenta de geração e edição de música com IA generativa em estágio inicial, o Project Music GenAI Control permite que os criadores gerem música a partir de prompts de texto e, em seguida, tenham controle granular para editar esse áudio de acordo com suas necessidades. Leia Mais

Posts Relacionados
MídiaClipping Edição 2024 3
MídiaClipping Edição 2024 3

O clipping da indústria do conteúdo de áudio Esta é a tercera edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio,...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.