O Apple Music foi lançado em 2015 com uma grande expectativa de crescimento, alavancado que seria pela base de dispositivos iOS existentes no mercado.
No entanto, o Spotify tem se mantido na liderança em termos de tamanho da base de assinantes pagos. Além disto, a distância entre o Spotify e o Apple Music tem aumentado gradualmente. A diferença na base de assinantes pagos, que era de 20 milhões de usuários em 2015 passou para 50 milhões em junho de 2019.
O Spotify informou nesta semana que o serviço encerrou o segundo trimestre com 109 milhões de assinantes premium e 232 milhões de usuários ativos mensais. O Spotify tem maior presença na Europa, onde estão 40% dos seus assinantes premium. A América do Norte, onde o Apple Music tem uma presença forte, é o segundo maior mercado do Spotify, respondendo por 30% dos seus assinantes pagos.
Enquanto isto, segundo o Financial Times, o Amazon Music vem crescendo de forma acelerada e teria atualmente cerca de 32 milhões de assinantes pagos, cerca de 70% a mais que no ano anterior. No mesmo período, Spotify e Apple Music teriam crescido cerca de 30% e 50% respectivamente.
Fonte: Statista / Forbes