MQA é a sigla para Master Quality Authenticated, uma nova tecnologia que torna viável o streaming de áudio de alta resolução. O resultado é um áudio com qualidade superior à do CD.
No começo deste ano, o Tidal começou a oferecer esse formato. Agora, foi a vez do HDtracks (site de download de músicas codificadas em alta resolução) anunciar que irá começar a operar um serviço de streaming de músicas usando o formato MQA. O novo serviço, chamado HDmusicStream, irá entrar em operação no segundo semestre e utilizará uma plataforma fornecida pela 7digital.
Um estudo da CNBC mostrou que a melhora de qualidade quando se utiliza o áudio em alta resolução pode ser notada por um ouvinte, porém, não chega a ser perceptível para a maioria das pessoas. Ou seja, a alta resolução é um produto para audiófilos.
Serviços de música como o Spotify, Apple Music e outros utilizam normalmente codificação AAC ou MP3, um formato que impõe perdas na qualidade de áudio. Outros, chegam a oferecer um áudio sem perdas, com qualidade de CD (Spotify Hi-Fi e Tidal HiFi).
Já o áudio de alta resolução tem uma qualidade superior – de forma típica, ele utiliza 96 kHz / 24 bits como parâmetros de codificação enquanto o CD trabalha com 44,1 kHz / 16 bits. Apesar disto, a codificação do formato MQA não requer uma taxa de transmissão muito mais alta – ela é, na verdade, equivalente à do CD.
Fonte: RAIN / What Hi-Fi