Radar

Radar   Conteúdo   

O estudo Digital News Report 2018, conduzido pelo Reuters Institute for the Study of Journalism, investigou o consumo de podcasts relacionados a notícias em 22 países.

No geral, um terço dos entrevistados (34%) disseram que ouviam, pelo menos uma vez por mês, algum podcast relacionado com notícias. Porém, existem diferenças significativas entre os países.

Em países asiáticos como Coreia do Sul (58%) e Taiwan (55%), a forte penetração de smartphones junto com altos níveis de compartilhamento social ajudaram os podcasts a crescer rapidamente. Nos EUA, que produziram grande parte da inovação em termos de formatos (Serial, S-Town etc) e de modelos de negócios (patrocínio e publicidade direcionada), um terço dos entrevistados (33%) disseram ter ouvido algum podcast relacionado a notícias no último mês. Este índice, por sua vez, é quase o dobro do constatado no Reino Unido (18%).

O estudo mostrou também que os mais jovens tendem a ouvir mais podcasts e menos o rádio falado (conclusão semelhante à da pesquisa Share Of Ear)

Quanto ao conteúdo, a pesquisa mostrou que os temas dos podcasts mais populares formam um conjunto semelhante ao mix de programação de uma rádio talk. Além de notícias e política, os programas abordam também temas relacionados com estilo de vida, alimentação, saúde, tecnologia, negócios e esportes (os programas de comédia também foram mencionados na pesquisa, mas não foram computados por fugir ao escopo da análise).

 

 

 

 

Fonte: Reuters Institute for the Study of Journalism / Digital News Report 2018

Compartilhar

Enviar um comentário

error: