A Triton Digital divulgou o relatório do seu estudo anual sobre o mercado americano de podcasts – U.S. Podcast Report 2023.
O relatório destaca o aumento do número de ouvintes mensais de podcasts, com um crescimento de 12% nos últimos 2 anos – o alcance subiu de 35,9% em 2021 para 40,3% em 2023.
Esse aumento ocorreu em todos os segmentos da população, especialmente naqueles que demoraram a adotar os podcasts como meio preferido. Com uma audiência que é mais jovem e masculina, os maiores crescimentos foram no público feminino e na faixa etária 55+ anos.
Outro dado destacado é o espalhamento da audiência dos podcasts, ou efeito “long tail”, como é chamado pela Triton. Enquanto apenas 3% dos podcasts atingem a marca do um milhão de downloads, quase 8 em cada 10 (76%) ficam na faixa de 50 mil downloads ou menos.
Sem surpresas, a maioria da audiência ouve os podcasts no smartphone e acessa através dos apps da Apple ou do Spotify.
O YouTube foi a plataforma de crescimento mais rápido para consumo de podcasts, a mais usada por cerca de um terço (33,5%) dos ouvintes mensais e com um perfil mais jovem que a média geral.
Vale lembrar aqui o estudo da SoundsProfitable sobre o dilema do uso do vídeo nos podcasts que mostrou que a imagem não está afastando os ouvintes do áudio, mas sim, oferecendo uma outra via de engajamento. Além disto, vale também lembrar o novo recurso do YouTube que automatiza a publicação de podcasts, reforçando assim a sua posição como um canal de distribuição de podcasts.
Fonte: Triton