RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Mídia Clipping 2024 10

07/11/2024 | Mercado, Tecnologia

MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.


Os hábitos do ouvinte de rádio revelam um público altamente engajado

Os ouvintes de rádio são caracterizados por seu envolvimento ativo em atividades comunitárias e pessoais. Eles têm mais probabilidade de usar a publicidade como uma forma de descobrir novos produtos e são receptivos a incentivos de compra, como cupons e códigos de desconto. Leia Mais

As marcas estão investindo em podcasts mas ainda enfrentam desafios

Estudo da CoHost mostrou que, quando se trata de produção, das marcas pesquisadas, 28 (56%) dependem de agências de podcast. Isso é seguido por 18 marcas (36%) que produzem internamente e 11 (22%) que utilizam freelancers. Leia Mais

Criador de playlist com IA do Spotify está sendo disponibilizado para usuários premium dos EUA

O recurso de playlist com IA do Spotify, que transforma prompts em texto em coleções de músicas, está agora sendo disponibilizado para assinantes Premium nos EUA, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. A nova funcionalidade estará disponível primeiro em dispositivos iOS e Android. Leia Mais

Aplicativo Storyrabbit utiliza IA para oferecer conteúdo de áudio super curtos

Cada história é narrada por uma voz familiar e dura cerca de um minuto. Após o término da história, os usuários são convidados a se aprofundar na história com outros clipes de áudio. Leia Mais

Pesquisa revela os tipos de podcasts mais ouvidos por crianças

Histórias divertidas e ciência são as temáticas mais populares. Leia Mais

Estudo mostra lucratividade de empresas jornalísticas

Um novo relatório da The Rebooting entrevistou 96 publicações de notícias, qualificadas como publicações cujo principal negócio é o “conteúdo jornalístico”, em vez de conteúdo voltado para entretenimento ou estilo de vida. As principais descobertas incluem que 64% dos respondentes disseram que sua operação de notícias é lucrativa. Além disso, 80% esperam aumentar os lucros no próximo ano. Os maiores desafios enfrentados pela indústria de notícias, de acordo com os respondentes, são perda de tráfego (27%), mudança na demanda por anúncios (25%) e a evasão de notícias (18%). Leia Mais

A BBC expandiu sua biblioteca de efeitos sonoros de uso gratuito

O extenso arquivo foi inicialmente aberto ao público em 2018, com cerca de 16.000 efeitos disponibilizados online. Agora, ele mais que dobrou de tamanho, oferecendo mais de 33.000 efeitos, que estão disponíveis para download gratuito como arquivos WAV ou MP3. Siga o link a seguir para acessar a biblioteca. Leia Mais

Plataformas de IA adicionam vozes de celebridades para atrair usuários

Meta, ElevenLabs, OpenAI, Microsoft e Amazon estão aprimorando suas vozes nas plataformas de IA, incluindo clones de celebridades. Leia Mais

Estudo revela o perfil da audiência do rádio no Rio Grande do Sul

A pesquisa confirma o alcance elevado do rádio (88%) e a sua alta credibilidade junto aos ouvintes. Leia Mais

O Apple Podcasts expandiu suas transcrições para incluir mais oito idiomas

Além do português brasileiro, estão disponíveis o sueco, dinamarquês, norueguês, finlandês, português, italiano e holandês. Agora, o Apple Podcasts também pode detectar quando mais de um idioma é falado em um episódio. Leia Mais

Audiência de podcasts deve aumentar e engajamento com anúncios é alto

 Mais de 95% das pessoas que atualmente ouvem podcasts antecipam que seu consumo desse meio permanecerá o mesmo ou aumentará nos próximos seis meses, de acordo com uma pesquisa da Acast. O relatório destaca altas taxas de engajamento, com 64% dos ouvintes interagindo com anúncios em podcasts, o que leva a um comportamento de compra significativo, especialmente em mercados emergentes como Brasil e Índia. Leia Mais

Anúncios mais longos funcionam melhor em podcasts enquanto estilos de música e locução influenciam

Estudo mostra influência na performance dos anúncios em podcasts. São avaliados quatro aspectos: duração, música, tom de voz e alinhamento contextual. O alinhamento com o contexto é o fator de maior peso. Leia Mais

Wondercraft aprimora recursos de geração de voz por IA

A Wondercraft está lançando novos recursos de aprimoramento de voz para a sua plataforma de vozes geradas por IA. Agora, é possível fazer um ajuste fino de entonação, sotaque e estilos de locução. Veja uma demonstração no link. Leia Mais

Google começará a exibir anúncios na “Visão geral criada por IA”

O Google começará a exibir anúncios na “Visão geral criada por IA”, os resumos gerados por IA que ele fornece para certas consultas no Google Search, e também adicionará links para páginas da web relevantes em alguns desses resumos. Leia Mais

Estudo do Spotify mostra o crescimento dos podcasts com vídeo

O Spotify destaca que os usuários estão, cada vez mais, preferindo o conteúdo com vídeo. Essa tendência do conteúdo em vídeo está se intensificando: só no ano passado, foi constatado um aumento de 88% nos usuários que consomem podcasts com vídeo. Leia Mais

ENCO lança recurso de clonagem de voz para a sua plataforma SPECai

A solução SPECai da ENCO oferece ferramentas para ajudar as equipes de vendas de rádio a criar pilotos de anúncios de forma profissional em segundos. Modelos de IA generativa produzem várias opções de roteiros e vozes, enquanto um novo recurso de clonagem instantânea de voz melhora a personalização, diversidade e escolha. Leia Mais

Spotify faz backup automático e salva músicas para usuário ouvir quando perder a conexão

O Spotify mostrará aos usuários Premium uma lista de músicas disponíveis que podem ser ouvidas offline, mesmo que nada tenha sido baixado no dispositivo com antecedência. Leia Mais

O conteúdo de áudio alcança quase todos os brasileiros e o rádio é a maior parte desta audiência

Dados da Kantar revelam que 91% dos brasileiros, ou seja, cerca de 9 em cada 10 pessoas, consomem conteúdo de áudio, em seus diferentes formatos, no seu dia a dia. O rádio é o principal formato deste segmento da mídia e alcança 79% da população, cerca de 8 em cada 10 pessoas, com um tempo médio diário de consumo de 3h55. Leia Mais

Estudo da Kantar mostra características da audiência de podcasts no Brasil

Segundo o estudo Inside Audio 2024, 43% dos ouvintes de rádio consumiram conteúdo nesse formato nos três meses que antecederam a pesquisa. Entre as pessoas que costumam consumir esse tipo de programa, 48% declararam ouvir podcasts toda semana. Leia Mais

Rádio híbrido Radioplayer chega ao mercado americano e inclui a NPR no seu lineup

Com origem no Reino Unido e presente em países da Europa e no Canadá, o aplicativo de streaming e rádio híbrido Radioplayer chegou ao mercado americano em março. Agora, no NAB Show 2024 em Nova York, anunciou um acordo pelo qual a rede de rádio pública americana NPR passa a disponibilizar suas emissoras através do aplicativo. Veja uma demonstração no link. Leia Mais

Usuários do TikTok buscam principalmente cultura pop

Quase 60% das pessoas nos Estados Unidos que assistem ao TikTok seguem, principalmente, contas relacionadas a entretenimento e cultura pop, segundo um estudo do Pew Research Center, enquanto apenas 5% seguem contas focadas em notícias. Leia Mais

Wondercraft lança recurso de direção artística para vozes de IA

A plataforma de criação de áudio lançou o “Modo Diretor”, um recurso que oferece aos criadores de conteúdo um controle sem precedentes sobre as vozes de IA. Este lançamento transforma a plataforma em um estúdio de gravação virtual, permitindo que os usuários dirijam personagens de voz de IA com precisão e nuances. Leia Mais

Estudo aponta que publicidade em áudio é efetiva para 40% dos consumidores

Para 60% dos entrevistados, a publicidade em áudio é útil para conhecer novos produtos e serviços e manter-se atualizado sobre o mercado. Além disso, 61% demonstraram interesse em produtos e serviços após ouvi-los em propagandas. Leia Mais

Podcasts infantis são momento em família: pesquisa mostra que a audição no carro é quase tão popular quanto em casa

Ouvir podcasts pode ser normalmente um momento pessoal para adultos, mas quando se trata dos pais de crianças de 5 a 11 anos, um novo estudo aponta que isso pode ser considerado um momento em família. Isso porque mais de três em cada quatro crianças dizem que geralmente escutam podcasts junto com seus pais. A pesquisa revela que isso é quase tão provável de acontecer no carro quanto em casa. Leia Mais

Pesquisa revela que o áudio continua sendo mais memorável que o vídeo

Um novo relatório da Veritonic sugere que, à medida que mais criadores de podcasts adicionam elementos em vídeo, é aconselhável manter o foco no áudio. O estudo revela que metade dos ouvintes de podcasts relatam interagir mais com a identidade sonora de uma marca do que com a sua logo visual. Além disso, 58% afirmam que a identidade sonora de uma marca é mais memorável para eles do que um componente visual. Leia Mais

Amazon lança nova ferramenta de IA para tornar o áudio mais atraente para mais anunciantes

A Amazon, com seu aplicativo de streaming de música e o estúdio de podcasts Wondery, já está no ramo de áudio. Agora, ela está ajudando a tornar a publicidade em áudio mais atraente com o lançamento de uma nova ferramenta de IA generativa projetada para reduzir barreiras criativas e expandir as oportunidades para os anunciantes ampliarem seu alcance. A ferramenta produz anúncios de áudio com pouco mais do que as informações contidas na página do produto da marca na Amazon. Leia Mais

Apostadores esportivos e jogadores de “fantasy sports” dependem fortemente do áudio

Novos dados revelados no estudo Sports Audio Report da Edison Research destacam a importância do áudio esportivo para os fãs. A pesquisa mostra que 65% dos jogadores de “fantasy sports” consideram conteúdos de áudio, como rádio, podcasts ou rádio por satélite, essenciais para gerenciar suas equipes de fantasia, enquanto 60% dos apostadores esportivos veem esses conteúdos como cruciais para suas atividades de apostas. Leia Mais

Instagram integra Spotify para simplificar a descoberta de músicas

O Instagram lançou um novo recurso que permite aos usuários adicionar músicas de posts e Reels à sua lista de “Músicas Curtidas” no Spotify com apenas um toque, com o objetivo de simplificar a descoberta de músicas e aumentar o engajamento dos usuários. Leia Mais

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.