Embora os os serviços de música estejam disputando a exclusividade de artistas, uma pesquisa da Activate mostrou que o consumidor não se importa muito com isto ou, pelo menos, não é influenciado na hora de assinar um serviço.
Entre junho de 2015 e setembro de 2016, o Spotify ganhou 20 milhões de assinantes, o Apple Music 17 milhões e o Tidal 3,6 milhões. A falta de correlação com exclusividades de artistas fica evidente quando se observa que o Spotify foi o que mais cresceu em termos de assinatura, mas não tem nenhum artista exclusivo. Enquanto isto, o Apple Music teve exclusividade de artistas como Taylor Swift e Cold Play e o Tidal teve nomes como Beyoncé, Rihanna, Jay-Z e Prince.
De fato, dentre os entrevistados que assinavam serviços de música, 74% disseram que não mudariam sua assinatura por conta de algum lançamento exclusivo de seu artista favorito em outro serviço.
Na realidade, a exclusividade anunciada pelos serviços tem sido apenas uma janela de poucas semanas até que as músicas estejam disponíveis em outros provedores.
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Fonte: Activate / Tech & Media Outlook 2017