MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
Workshop Rádio Digital discute o cenário brasileiro e o futuro da radiodifusão sonora
No dia 22 de janeiro, a ZYDIGITAL promoveu o Workshop Rádio Digital, um evento que reuniu proponentes de tecnologia e lideranças do setor para discutir o presente e o futuro do rádio no Brasil. O workshop abordou a evolução das tecnologias digitais, o cenário brasileiro e as novas possibilidades para a operação digital das emissoras de rádio. Veja todo o conteúdo no link. Leia Mais
DAB, DRM e HD Radio: a evolução das tecnologias de rádio digital
Este artigo apresenta uma descrição das principais características técnicas das tecnologias de rádio digital DAB, DRM e HD Radio. Leia Mais
Autores e editores de audiolivros ganham novas ferramentas com o Spotify for Authors
Com mais de 300.000 títulos em seu catálogo global, o Spotify agora oferece uma plataforma exclusiva para autores e editores. O Spotify for Authors traz ferramentas avançadas, insights detalhados e recursos promocionais para ajudar criadores de conteúdo a expandir sua audiência, entender seus ouvintes e maximizar seu sucesso. Leia Mais
Fugatto: Nvidia lança modelo de IA que pode inventar novos sons
O Fugatto é um modelo de IA voltado para a síntese e transformação de áudio. Ele é treinado para entender instruções em texto e, opcionalmente, processar entradas de áudio. Isso permite que ele gere sons inéditos ou modifique áudios existentes com grande precisão. Leia Mais
OpenAI enfrenta processos adicionais de direitos autorais por parte de veículos de imprensa
Veículos de mídia canadenses, incluindo Torstar, Postmedia e CBC/Radio-Canada, entraram com um processo contra a OpenAI, alegando que a empresa de tecnologia utilizou seus artigos sem permissão para treinar sistemas de IA. Leia Mais
Mais uma pesquisa aponta o YouTube como fonte principal de podcasts
A pesquisa “Podcast Download – Fall 2024” da Cumulus Media e Signal Hill Insights mostrou que 34% dos ouvintes semanais de podcasts escolheram o YouTube como o seu destino principal, seguido pelo Spotify (17%) e pelo Apple Podcasts (11%). Leia Mais
Consumo de podcasts em vídeo continua em alta e YouTube segue liderando
Dados da nova edição da pesquisa Podcast Download da Cumulus Media revelam tendências como o aumento da preferência por podcasts com vídeo e a influência dos podcasts na descoberta de novos conteúdos. Leia Mais
A disputa pela dominância dos sistemas operacionais de CTV
A evolução das TVs conectadas trouxe uma “guerra” de sistemas operacionais, já que fabricantes buscam compensar margens baixas no hardware ao controlar os sistemas que entregam aplicativos e anúncios. Contudo, nem todos os desenvolvedores conseguem ou têm incentivo para suportar todos os sistemas, o que favorece as opções mais populares e deixa os menos conhecidos para trás. Leia Mais
WARC sugere como quebrar as barreiras do investimento de publicidade em áudio
Sendo o meio de áudio mais popular nos EUA, como o rádio supera a disparidade entre os gastos com publicidade em áudio e o consumo de áudio? Um novo estudo da WARC e Audacy discute este “Gap de Investimento em Áudio” e formas para se buscar um maior equilíbrio nesta relação. Leia Mais
Amazon busca acordos de conteúdo noticioso para atualização da Alexa
A Amazon deseja licenciar conteúdos noticiosos de editores para aprimorar a capacidade de resposta em tempo real da assistente de voz Alexa. A empresa está em negociações com várias organizações de mídia para estabelecer acordos de licenciamento que compensarão editores em níveis local e nacional pelo seu conteúdo. Leia Mais
YouTube Music lança recurso de IA para construção de playlists a partir de prompts
O YouTube Music está adicionando um novo recurso de IA chamado “Ask Music” que transformará qualquer ideia em uma playlist de música. Bastam apenas algumas palavras para a playlist ser criada. Os podcasts ainda não parecem fazer parte da mistura. O Ask Music está disponível nos EUA, Canadá e Austrália até agora, e parece estar disponível apenas para dispositivos Android. Leia Mais
Dentsu: os papeis da IA, storytelling e qualidade na era algorítmica da mídia
Relatório da Dentsu apresenta uma previsão das principais tendências em mídia para 2025 e identifica um cenário em rápida evolução, impulsionado por algoritmos sofisticados que moldam a forma como interagimos com o conteúdo. Isto é o que a Dentsu denomina de era algorítmica da mídia, prenunciando um futuro em que a mídia se torna 100% endereçável, 100% comprável e 100% responsável. Leia Mais
Mercado global de publicidade segue em crescimento e Brasil se destaca
O relatório da Dentsu destaca o Brasil como um dos mercados de publicidade mais dinâmicos globalmente, com um crescimento projetado de 12,3% em 2024, tornando-o o mercado de crescimento mais rápido entre os 12 maiores do mundo. Leia Mais
Música representa cerca de três quartos do tempo de consumo de conteúdo de áudio
Para os ouvintes com 13 anos ou mais nos EUA, 32% do tempo dedicado à música é gasto com o rádio AM/FM (ou com o streaming destas emissoras) tornando o rádio a principal fonte de conteúdo musical. Leia Mais
Sertanejo se manteve líder nas rádios do país em 2024
Apesar de ter perdido hegemonia no Spotify, dados das empresas de monitoramento Crowley e Connectmix mostram artistas sertanejos liderando lista das mais tocadas. Leia Mais
Spotify Wrapped fica mais pessoal com o DJ de IA e o podcast My Wrapped
O Spotify Wrapped 2024 foi lançado com recursos como o My Wrapped AI Podcast, que utiliza o NotebookLM do Google para discutir os hábitos de escuta dos usuários e um DJ de IA que comenta sobre os artistas e músicas mais tocados. O recurso de DJ, disponível apenas para assinantes premium, aprimora a experiência musical personalizada ao focar nas faixas mais ouvidas e nas interações do usuário com o DJ ao longo do ano. Leia Mais
Cupom é uma solução antiga para um problema novo da publicidade digital
O IAB Tech Lab lançou a versão preliminar do documento “ID-Less Solutions Guidance”, com diretrizes sobre como anunciantes e editores devem se adaptar às crescentes limitações dos identificadores tradicionais, como cookies de terceiros e IDs baseados em dispositivos. O cupom é uma solução recomendada para o áudio. Leia Mais
Mercado global de publicidade: áudio digital em ascensão, áudio tradicional em retração
Em 2024, o mercado publicitário global experimentou um crescimento significativo, impulsionado por eventos cíclicos, além da expansão contínua dos formatos digitais. No entanto, as plataformas de áudio tradicionais, como o rádio AM/FM, enfrentaram desafios, enquanto o áudio digital, incluindo podcasts e serviços de streaming de áudio, demonstrou um crescimento promissor. Leia Mais
Receita global de publicidade ultrapassará US$ 1 trilhão, dominada por Google e Meta
O mercado global de publicidade está prestes a superar US$ 1 trilhão em receita pela primeira vez em 2024, de acordo com um relatório da GroupM. Os gigantes da tecnologia – Google, Meta, ByteDance, Amazon e Alibaba – devem capturar mais da metade do total, destacando o domínio das plataformas digitais. Leia Mais
Pesquisa indica que anúncios mais curtos podem ser mais eficazes nos podcasts
A Veritonic patrocinou uma pesquisa com ouvintes nos EUA para avaliar como eles percebem a publicidade nos podcasts. Os dados revelaram que mais de um terço (35%) deles acham que anúncios mais curtos são mais eficazes. Leia Mais
SiriusXM volta a focar nos carros, encerrando a ênfase no streaming via app
No final de 2023, a SiriusXM revelou uma marca e um aplicativo renovados, enquanto a CEO Jennifer Witz anunciava uma iniciativa fortemente focada no streaming para atrair novos – e, idealmente, mais jovens – assinantes. Um ano depois, essa estratégia parece ter fracassado, levando a empresa a redirecionar seu foco. Leia Mais
SiriusXM está se afastando do digital e voltando ao rádio via satélite
“Se você construir, eles virão.” Essa era a ideia por trás da entrada da SiriusXM no negócio de streaming. No entanto, isso não se concretizou, e a empresa agora está voltando ao seu foco principal: o rádio via satélite em carros. A CEO Jennifer Witz afirma que o público mais jovem, que a empresa esperava atrair, não se inscreveu, mesmo com um preço mais baixo do que o custo do rádio via satélite. Leia Mais
Edison Research destaca seus principais insights no último ano
Fazendo uma revisão de fim de ano, a Edison destacou o que considera as principais descobertas de seus estudos de 2024. Veja os insights no link. Leia Mais
Penetração global do rádio híbrido DTS AutoStage chega aos 10 milhões de veículos
O sistema está integrado em mais de 10 milhões de veículos em 146 países, incluindo mais de seis milhões de veículos na América do Norte que contam tanto com o DTS AutoStage quanto com o HD Radio. Leia Mais
Desligamento do FM se aproximando na Alemanha e na Suíça
A transição para o DAB+ está prevista para 2026 na Suíça e para meados de 2031 no estado alemão de Schleswig-Holstein, no norte do país. Esse foi um dos principais temas discutidos no recente WorldDAB Summit. Leia Mais
O True Crime domina o ranking da Podtrac dos melhores novos programas de 2024
A Podtrac divulgou sua lista dos principais novos podcasts de 2024 entre os editores dos EUA que ela mede. O gênero True Crime domina o ranking, representando as dez maiores estreias. No topo da lista está a série “Mortal Sin”, da NBC News. Em seguida, vem “Blood is Thicker: The Hargan Family Killings”, da Paramount, e “Murder in the Hollywood Hills”, da NBC. Leia Mais
Podcasts se tornam a segunda maior categoria na plataforma de financiamento coletivo Patreon
A Patreon afirma que 10 milhões de fãs estão pagando por assinaturas todos os meses e que superou 60 milhões de assinaturas gratuitas. A Patreon também diz ter se beneficiado de alguns podcasts que oferecem produtos complementares, enquanto outros perderam sua plataforma e optaram por se autopublicar no Patreon. Leia Mais
Menos da metade do dinheiro gasto em anúncios programáticos chega aos consumidores
A Association of National Advertisers (ANA) divulgou os resultados do 2024 Programmatic Transparency Benchmark Study, revelando que a maior parte do dinheiro gasto em anúncios comprados por meio de exchanges programáticas não chega aos consumidores. A ANA afirma que, para cada US$ 1.000 que entram em uma plataforma de demanda (DSP), apenas 43,9% chegam aos consumidores. Na verdade, esse número representa uma melhora em relação aos dados dos anos anteriores. Leia Mais
O rádio ainda é uma fonte significativa para descoberta de músicas
Pesquisadores da indústria musical já relatavam que as duas principais fontes de descoberta de novas músicas pelos consumidores eram o boca a boca de amigos ou parentes e o rádio AM/FM. De acordo com a Luminate, essas duas fontes, juntamente com os serviços de streaming, continuam sendo os canais de descoberta mais populares entre os ouvintes de música nos EUA. As descobertas da Luminate também mostram que mais da metade dos Millennials e 38% da Geração Z afirmam usar o rádio para conhecer novas músicas. Leia Mais
Quatro em cada dez anunciantes locais estão comprando anúncios em streaming de áudio
Uma pesquisa da Borrell Associates revela que 42% das agências de publicidade locais nos EUA planejam aumentar seus investimentos em streaming de áudio em 2025. E, em um possível sinal positivo para o mercado publicitário como um todo, 97% dos entrevistados afirmam que aumentarão seus orçamentos em algum canal de mídia, seja podcast, rádio ou outro. Leia Mais
NotebookLM permite que os usuários interajam com os apresentadores gerados por IA
A Google afirma que as pessoas já geraram o equivalente a mais de 350 anos de áudio desde o lançamento do recurso NotebookLM há poucos meses. A funcionalidade baseada em IA, que permite converter textos escritos em resumos de áudio no estilo de podcasts, está recebendo algumas atualizações, incluindo uma que permitirá aos usuários interagirem com os apresentadores gerados por IA. Leia Mais
A OpenAI desafia o Google e torna o ChatGPT Search gratuito para todos
A OpenAI disponibilizou o ChatGPT Search para todos os usuários logados. Leia Mais
Mercado global de rádio deve crescer US$ 8,48 bilhões nos próximos quatro anos
De acordo com um estudo da empresa de pesquisa tecnológica Technavio, o tamanho do mercado global de rádio deve crescer US$ 8,48 bilhões entre 2024 e 2028. “O segmento de rádio broadcast deve apresentar um crescimento significativo durante o período de previsão”, afirma o relatório. “A transmissão tradicional continua a manter uma participação substancial no mercado.” Leia Mais
Instagram está prestes a ultrapassar metade da receita publicitária da Meta
A receita publicitária projetada do Instagram para 2025 nos EUA é de US$ 32,03 bilhões, refletindo uma forte trajetória de crescimento. Isso representa um aumento de 24,4% em relação a 2024, destacando o papel cada vez maior do Instagram na estratégia de publicidade da Meta. Leia Mais