O Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
Dublagem automática no YouTube pode impulsionar a globalização de podcasts
O YouTube está lançando um novo recurso de dublagem automática que detectará automaticamente o idioma de um vídeo e criará versões dubladas em outros idiomas, incluindo o português. Leia Mais
iHeart: Novo aplicativo incorpora funcionalidades tradicionais do rádio de carro
O iHeartRadio revelou o lançamento do seu aplicativo móvel de próxima geração, trazendo a facilidade e simplicidade da experiência tradicional do rádio de carro para o streaming de áudio. Inclui recursos como preset, scan e outros. Leia Mais
Podcasts em vídeo são assistidos na televisão da sala de estar
O YouTube afirma que os espectadores assistiram a mais de 400 milhões de horas de podcasts por mês em dispositivos na sala de estar em 2024. Leia Mais
LG Radio+ disponibilizará rádios e podcasts nas smart TVs da companhia
O LG Radio+ é o novo serviço de streaming de áudio gratuito suportado por anúncios agora disponível em Smart TVs LG. Esse novo serviço permite que os usuários acessem facilmente uma seleção diversificada de podcasts e programas de rádio. Leia Mais
BIA aponta tendências da publicidade local para 2025
A BIA Advisory Services indica três fatores-chave que estão impulsionando a transformação da publicidade local: inovação tecnológica, evolução do comportamento do consumidor e exigências de personalização. A partir daí, aponta tendências para 2025. Leia Mais
Spotify lança programa de parceria que monetiza podcasts em vídeo
O Spotify Partner Program é um sistema de monetização para podcasters nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália que hospedam seus episódios na plataforma. Criadores elegíveis têm acesso a múltiplas fontes de receita: pagamentos baseados no engajamento de vídeo do Spotify Premium e a possibilidade de monetizar por meio de anúncios no Spotify Free e em outras plataformas de podcasts. Leia Mais
Spreaker se consolida como a segunda maior plataforma de hospedagem de podcasts
De acordo com a Livewire, a Spreaker, plataforma de hospedagem de podcasts para consumidores da iHeart, publicou 13,5% de todos os novos episódios de podcast em dezembro 2024 – em 2023, a fatia da empresa era de apenas 5%. Com isto, a Spreaker assumiu a segunda posição em hospedagem, atrás do Spotify (24,4%) e ultrapassando o Buzzsprout (6,5%). Veja a série histórica no link. Leia Mais
Produção de podcasts continua em alta em um mercado mais maduro
O Listen Notes registrou 400.896 podcasts ativos no ano passado, um aumento de 55% em relação a 2023. Leia Mais
Audacy e Claritas desenvolvem ferramenta de medição de performance para anúncios de áudio
As empresas desenvolveram uma solução que integra registros de anúncios de rádio às campanhas multiplataforma, acompanhando alcance e frequência de impressões. A Claritas analisará esses dados junto com a atividade dos sites, identificando impactos das campanhas de rádio por meio de um modelo de ciência de dados. Esse modelo identifica a atividade incremental no site impulsionada pelas campanhas de rádio da Audacy, comparando mercados expostos e não expostos. As análises serão entregues quase em tempo real, permitindo ajustes rápidos nas campanhas. Leia Mais
Cumulus lança manual de melhores práticas criativas para publicidade em áudio
As recomendações se basearam em estudos de diversas empresas líderes em medição de efetividade de marketing. Emoção, consistência e música são algumas das dicas da Cumulus. Leia Mais
X atualizará o algoritmo para conteúdo positivo e envolvente
Elon Musk anunciou uma próxima atualização no algoritmo do X para promover mais conteúdo informativo e entretenimento, com o objetivo de aumentar os “segundos de uso sem arrependimento” e reduzir a negatividade. Essa mudança reflete estratégias de plataformas como a Meta, que têm focado em conteúdos mais leves para impulsionar o engajamento. Leia Mais
Inteligência artificial domina a CES 2025: uma nova era para a tecnologia e a sociedade
Aplicações de IA da personalização à criação de conteúdo de áudio foram destaque. Leia Mais
Estudo faz recomendações para a publicidade no rádio com o mercado global em expansão
A projeção para o mercado global de publicidade no rádio é de uma taxa de crescimento anual composta de 2,4%. Nas recomendações, o destaque é o foco em IA para aprimorar a precisão da segmentação. Leia Mais
Rádio entrega a maior parte do áudio consumido de notícias e esportes
Do total diário de cada tipo, 69% do conteúdo de áudio de notícias e 61% de esportes são consumidos através do rádio AM/FM ou do seu streaming. Leia Mais
O sistema operacional do Google TV adiciona resumos de notícias com IA
O recurso “News Brief” no sistema operacional atualizado do Google para TV usa o assistente de IA Gemini para resumir as notícias do dia, coletando informações e manchetes de sites de notícias confiáveis e do YouTube. O Google planeja lançar as novas funcionalidades para dispositivos Google TV até o final deste ano, mas ainda não está claro se os resumos incluirão citações ou links para as fontes originais. Leia Mais
Estudo mostra o impacto do áudio nas buscas por marcas na web
Uma nova pesquisa sugere que os mecanismos de busca podem estar superestimando seu valor, especialmente no que diz respeito ao papel do áudio na influência das ações dos consumidores, particularmente nas buscas. A Oxford Road revela que os anúncios em áudio geraram, em média, 18% do volume de buscas por marcas dos clientes. O estudo também indica que o impacto do áudio no volume de buscas pode durar semanas após o investimento inicial. Leia Mais
Fabricantes de TVs investem em IA como assistente de estilo de vida
Samsung, TCL e LG começaram a adicionar sensores, incorporar inteligência artificial e introduzir softwares de Internet das Coisas, como o Google Home, na tentativa de transformar seus televisores em assistentes digitais. As empresas revelaram seus planos, incluindo a abordagem de código aberto da LG, na CES 2025. Leia Mais
Google está lançando um pseudo-podcast chamado Daily Listen
O podcast combinará dados coletados das buscas do usuário para criar um resumo diário de cinco minutos sobre histórias e tópicos relacionados. Esse experimento de áudio impulsionado por IA aparecerá no carrossel “Space”, abaixo da barra de pesquisa no topo do app do Google. Os usuários precisarão optar por participar do experimento para receber o podcast. Leia Mais
Podcasting será o motor de crescimento do áudio digital em 2025
O podcasting se tornará o maior impulsionador do crescimento da receita publicitária para o mercado de áudio via streaming dos EUA neste ano, de acordo com analistas da S&P Global Market Intelligence. Melhorias em ferramentas de análise e marketing, além da integração da IA, são os principais catalisadores do crescimento da receita publicitária de podcasts. Leia Mais
Ebook: Rádio, Áudio Sintético e Inteligência Artificial
Este ebook apresenta as principais ferramentas e conceitos que estão transformando o mercado, como síntese de voz e processamento de linguagem natural. Além de análises detalhadas, inclui links para demonstrações e uma bibliografia com 40 plataformas de IA voltadas para áudio. Leia Mais
Eficácia da publicidade no rádio para reconhecimento de marca e conversões é reafirmada
O reconhecimento total da marca sem ajuda (quando os consumidores mencionam a marca sem qualquer sugestão) cresceu 10%. Entre os ouvintes frequentes de rádio AM/FM, esse número disparou para 16%, demonstrando o impacto ainda maior da publicidade para esse público. Leia Mais
Oxford: a publicidade em áudio impulsiona a busca pela marca
A análise, que avaliou mais de US$ 400 milhões em gastos com áudio ao longo de 30 anos, demonstra que, em média, 18% da atividade de busca por marcas pode ser atribuída a anúncios em rádio e podcasts. Algumas marcas, inclusive, experimentaram um aumento superior a 40%. Leia Mais
Podcasts de marca: atraindo atenção e gerando relevância
O objetivo de qualquer criador de podcast é fazer com que alguém ouça o seu programa. O desafio pode ser ainda maior para podcasts de marcas, pois eles precisam superar a percepção de que são mais publicidade do que entretenimento. Para entender por que algumas séries de marcas têm sucesso e outras não, a Signal Hill Insights realizou uma pesquisa com ouvintes. Leia Mais
Luminate: gêneros e atualidades dominaram o streaming em 2024 nos EUA
O Relatório de Música de Fim de Ano da Luminate para 2024 mostrou, como de costume, que as músicas lançadas no ano mais recente dominaram o total de streams de áudio sob demanda nos EUA também em 2024. O pop foi o gênero de crescimento mais rápido, à frente do rock e do Latin, enquanto o R&B/hip-hop foi o único gênero a ultrapassar 300 bilhões de streams no ano. Leia Mais
OpenAI e Microsoft argumentam uso justo em processo do New York Times
OpenAI e Microsoft defenderam o uso de conteúdo do The New York Times, New York Daily News e do Center for Investigative Reporting durante uma audiência em um tribunal federal. As empresas de tecnologia argumentaram que treinar grandes modelos de linguagem com material protegido por direitos autorais é permitido sob a doutrina do uso justo, pois os LLMs transformam esse material em algo novo. O New York Times, por sua vez, alegou que essa prática infringe os direitos autorais ao replicar seu conteúdo, incluindo parágrafos inteiros e resumos, sem atribuição. Leia Mais
AP e Google se unem para atualizações em tempo real no Gemini
Um acordo com a The Associated Press permitirá que o Google integre um feed de informações em tempo real ao seu chatbot Gemini, aumentando a precisão e a utilidade dos resultados gerados. Embora o Google não tenha especificado quando o recurso estará disponível, a parceria faz parte de uma tendência mais ampla de empresas de IA colaborando com veículos de notícias para aprimorar suas tecnologias e mitigar preocupações relacionadas a direitos autorais. Leia Mais