O podcasting tem sido visto como um veículo de grande potencial. É um fato conhecido que a sua publicidade, especialmente os testemunhais, tem uma alta taxa de retorno. Porém, duas questões estão sendo muito discutidas e impedem o seu desenvolvimento como mídia.
A primeira é que, na maioria dos casos, a audiência está sendo avaliada pelo número de downloads do podcast. Porém, baixar o arquivo (número de downloads) não significa necessariamente que ele foi ouvido (audiência).
A segunda questão é que 80% do consumo de podcasts ocorre através da plataforma da Apple e ela não divulga dados sobre isto.
Porém, a empresa australiana Omny Studio anunciou que desenvolveu uma solução para estes problemas. Segundo informaram, a nova plataforma permite acompanhar uma amostra de cerca de 30% do consumo de podcasts em iPhones e outros dispositivos iOS. É um volume significativo e pode mudar o panorama do mercado de podcasting.
A solução da Omny oferece as análises de consumo de podcasts sem a necessidade de trocar o player ou instalar qualquer software adicional.
A empresa não revelou precisamente como conseguiu chegar a esses dados mas oferece informações importantes como a contagem básica do número de downloads, o device, o número de execuções, o tempo real gasto ouvindo o áudio, os pontos de início e de fim de reprodução dentre outras.
Entretanto, há quem duvide que a Omny Studio tenha de fato conseguido acesso a informação sobre o consumo na plataforma da Apple. Segundo um executivo da Libsyn, empresa hosting de podcasts, as informações são apenas extrapolações da própria plataforma de podcasting da Omny Studio.
Fonte: Inside Radio / RAIN