RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Spotify e Tencent lideram o mercado global de assinaturas de serviços de música por streaming

29/02/2024 | Serviços de Música

A MIDiA Research divulgou o seu estudo sobre o market share dos serviços de música por assinatura para o terceiro trimestre de 2023.

O trimestre fechou com 713,4 milhões de assinantes de música globalmente, um aumento de 90 milhões (14,4%) em relação aos 623,4 milhões do mesmo trimestre do ano anterior.

O Spotify dominou a base global de assinantes no trimestre, com 31,7% de participação de mercado, ganhando mais 0,4 pontos em relação ao mesmo trimestre do ano anteior e superando o crescimento do mercado em 2023. Novos territórios em mercados emergentes foram essenciais para esse crescimento, mas foi o núcleo tradicional do Spotify (América do Norte e Europa) que impulsionou a maior parte do crescimento da sua base de assinantes.

A China, um mercado em que apenas a Apple opera entre os provedores de seviço ocidentais, sustenta esse crescimento não ocidental, e a manifestação mais clara disso é a Tencent Music Entertainment (TME). Com 102,7 milhões de assinantes no terceiro trimestre de 2023, a TME representa 14,4% de todos os assinantes globais, apesar de ser uma operação focada apenas no mercado chinês. A chinesa NetEase Cloud Music, com share de 6,1%, e a russa Yandex, com share de 3,4%, são outros players importantes do mercado que operam nesta região.

O Apple Music (12,6%), o Amazon Music (11,1%) e o YouTube Music (9,7%) representam o restante do grupo líder de provedores de serviço ocidentais. Junto com o Spotify, eles representam 65% do mercado global. Porém, há um cenário divergente entre eles, com o YouTube Music e o Spotify ganhando participação em 2023 e a Amazon e a Apple perdendo. Entre o terceiro trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2023, o Spotify adicionou mais assinantes do que todos os outros três combinados.

Fonte: MIDiA Research

Posts Relacionados
Spotify fechou o seu primeiro ano com resultado positivo
Spotify fechou o seu primeiro ano com resultado positivo

O Spotify anunciou seus resultados do quarto trimestre de 2024 e do fechamento do ano, revelando um forte crescimento em várias áreas. A empresa celebrou seu primeiro ano completo de lucratividade, superando as...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.