RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Spotify e Tencent lideram o mercado global de assinaturas de serviços de música por streaming

29/02/2024 | Serviços de Música

A MIDiA Research divulgou o seu estudo sobre o market share dos serviços de música por assinatura para o terceiro trimestre de 2023.

O trimestre fechou com 713,4 milhões de assinantes de música globalmente, um aumento de 90 milhões (14,4%) em relação aos 623,4 milhões do mesmo trimestre do ano anterior.

O Spotify dominou a base global de assinantes no trimestre, com 31,7% de participação de mercado, ganhando mais 0,4 pontos em relação ao mesmo trimestre do ano anteior e superando o crescimento do mercado em 2023. Novos territórios em mercados emergentes foram essenciais para esse crescimento, mas foi o núcleo tradicional do Spotify (América do Norte e Europa) que impulsionou a maior parte do crescimento da sua base de assinantes.

A China, um mercado em que apenas a Apple opera entre os provedores de seviço ocidentais, sustenta esse crescimento não ocidental, e a manifestação mais clara disso é a Tencent Music Entertainment (TME). Com 102,7 milhões de assinantes no terceiro trimestre de 2023, a TME representa 14,4% de todos os assinantes globais, apesar de ser uma operação focada apenas no mercado chinês. A chinesa NetEase Cloud Music, com share de 6,1%, e a russa Yandex, com share de 3,4%, são outros players importantes do mercado que operam nesta região.

O Apple Music (12,6%), o Amazon Music (11,1%) e o YouTube Music (9,7%) representam o restante do grupo líder de provedores de serviço ocidentais. Junto com o Spotify, eles representam 65% do mercado global. Porém, há um cenário divergente entre eles, com o YouTube Music e o Spotify ganhando participação em 2023 e a Amazon e a Apple perdendo. Entre o terceiro trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2023, o Spotify adicionou mais assinantes do que todos os outros três combinados.

Fonte: MIDiA Research

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.