Tim Westergren, CEO do Pandora, maior serviço de streaming de música nos EUA, fez uma palestra neste último fim de semana no MIDEM, evento da indústria de música. Defendendo a questão da redução dos direitos pagos aos artistas, ele reiterou a missão explícita do Pandora de substituir o rádio.
Segundo ele, o Pandora compete com o rádio que, por sua vez, não paga royalties de performance de música nos EUA. Nas palavras dele: “o Pandora é um produto de rádio, ele está substituindo um meio – de rádio AM/FM – que não compensa [com royalties] os artistas [nos EUA]”.
Ele observou ainda que o aumento da audiência do Pandora vem de ouvintes que estão trocando o rádio AM/FM pelo serviço de música e acrescentou: “cada um porcento de market share que sai do rádio AM/FM e vai para o Pandora cria US$ 60 milhões de receita anual para a indústria”.
Enfim, esta é uma das frentes de batalha que o rádio enfrenta neste novo ambiente que converge over-the-air e online.
Fonte: RAIN