RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Mídia Clipping 2024 9

03/10/2024 | Mercado, Tecnologia

MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.


Dados da Kantar mostram a força do rádio e o potencial da publicidade em áudio

A Kantar IBOPE Media apresentou dados sobre o consumo de conteúdo de áudio no Brasil e cases de publicidade em áudio no SET Expo 2024, com destaque para a campanha de rádio da Coca-Cola premiada no Cannes Lion (veja o vídeo no artigo). Leia Mais

Estudo alerta para a carga excessiva de anúncios em podcasts

A carga de anúncios em podcasts aumentou 39% entre 2021 e 2024, de acordo com um novo estudo da Podscribe e da agência de anúncios de áudio Oxford Road. Porém, a performance dos anúncios cai à medida que a carga aumenta (veja no artigo as cargas e o relógio recomendado). Leia Mais

Posicionamento ruim de anúncios em podcasts diminui a performance para as marcas

Anúncios que são muito curtos, empilhados ou repetidos várias vezes não são apenas uma frustração para os anunciantes e ouvintes. Esses erros de posicionamento também podem ter um impacto negativo significativo no desempenho de um comercial no podcast. Leia Mais

Serviços de música estão em crescimento e são impulsionados por podcasts e audiobooks

No segundo trimestre de 2024, 14% dos novos assinantes premium foram atraídos por uma ampla gama de podcasts e 11% por conteúdo exclusivo. O interesse em podcasts e audiolivros continua a crescer, com 29% dos usuários agora considerando podcasts uma parte importante de sua vida, em comparação com 26% no ano passado. Leia Mais

Reader: aplicativo text-to-speech da ElevenLabs está agora disponível globalmente

O aplicativo Reader de conversão de texto em fala da ElevenLabs é seu primeiro produto voltado para o consumidor. O aplicativo permite que qualquer pessoa converta conteúdo escrito, como artigos, PDFs e e-books, em fala natural em 32 idiomas. Leia Mais

Apple expande o acesso a podcasts para navegadores da web

A Apple replicou seu aplicativo Podcasts como um recurso na web, agora acessível por meio de diversos navegadores em uma ampla gama de dispositivos, desde Macs e PCs até plataformas móveis. Leia Mais

Plataforma de áudio de will.i.am lança rádio interativo baseado em IA

O novo recurso da plataforma FYI.AI é chamado de RAiDiO.FYI e combina locução, informações e músicas para gerar uma programação de forma semelhante a uma estação de rádio. Porém, o RAiDiO.FYI permite ainda que os ouvintes conversem com os apresentadores – que são personas de IA – assim como personalizem o conteúdo da programação. Leia Mais

Ouvintes de podcasts são aficionados e consomem cada vez mais

Dentre os americanos com 13+anos que ouvem podcasts, o formato domina o tempo diário de consumo de conteúdo de áudio com uma fatia de 34% do total. Leia Mais

Segurança da marca continua sendo a maior preocupação dos compradores de anúncios

Seis em cada dez anunciantes e agências afirmam que a segurança e a adequação da marca são suas maiores causas de preocupação, superando as preocupações com a perda de cookies de publicidade ou a precisão da medição. Leia Mais

CodeADX integra plataforma de códigos promocionais para podcasters com a Shopify

A CodeADX, o marketplace de códigos promocionais, lançou uma integração que conecta podcasters com lojas Shopify, permitindo que eles ganhem comissões quando os ouvintes realizam compras usando o código promocional do podcaster. A plataforma resolve o maior problema da indústria: a maior parte da receita no podcasting vai para apenas 1% dos programas. Esse desequilíbrio é impulsionado por um modelo de publicidade onde a receita é alocada com base no tamanho da audiência, usando a métrica CPM, favorecendo o top 1%. Leia Mais

Pesquisa mostra que a estação de rádio típica produz um podcast por semana

Entre as estações pesquisadas, o número médio de podcasts produzidos é de 2,4 programas, enquanto o número típico (mediana) de podcasts produzidos por cada estação é de um. Leia Mais

Google disponibiliza suas Visões Gerais de IA em mais 6 países

O Google tornou suas Visões Gerais de IA disponíveis no Brasil, Reino Unido, Japão, Indonésia, Índia e México e está monitorando a eficácia da tecnologia em várias culturas e idiomas. Outras atualizações incluem exibições aprimoradas, links no texto e simplificação de linguagem. Leia Mais

IBGE: 164,5 milhões de brasileiros acessaram a Internet em 2023

Isso significa que 88% da população com 10 anos ou mais de idade acessaram a rede no ano passado, revela o suplemento da Pnad Contínua de TIC. Ao investigar o uso que o brasileiro faz da internet, o IBGE constatou que as atividades mais citadas foram ligação de voz ou vídeo (94,6%), envio ou recebimento de mensagens por aplicativos (91,1%), assistir a vídeos (87,6%), redes sociais (83,5%) e ouvir música, rádio ou podcast (82,4%). Leia Mais

Manifest Media faz parceria com escolas públicas para ensinar storytelling em áudio para adolescentes

O estúdio criativo de Los Angeles, Manifest Media, lançou a iniciativa PodSquad, um programa extracurricular para estudantes do ensino fundamental, oferecido em parceria com as escolas públicas de Los Angeles. Os alunos do PodSquad, ao final de 13 semanas, produzirão um podcast, mas a Manifest Media também vê isso como uma forma de os jovens embarcarem em uma jornada de autodescoberta por meio do storytelling. Leia Mais

Pesquisas online e cartões-presente fazem parte da transição da Nielsen de diários em papel para diários digitais

Para a medição de audiência de rádio nos EUA da Nielsen, o futuro já chegou, como a empresa detalhou durante um webinar sobre sua transição de questionários e diários em papel para pesquisas digitais com consumidores. O plano de transformação de dois anos da Nielsen começou em janeiro deste ano com a implementação de questionários online para selecionar os participantes e a oferta de incentivos digitais Leia Mais

Threads faz experiência com postagens que expiram após 24 horas

Semelhante aos Stories do Instagram, a postagem e todos os seus comentários são automaticamente excluídos após 24 horas, o que pode ser útil para comentar eventos ao vivo ou remover discussões acaloradas do feed. Leia Mais

Pesquisa global mostra o engajamento do ouvinte de músicas com o rádio

Pesquisa da IFPI em 18 países mostrou que 76% dos ouvintes sintonizam o rádio principalmente por causa do conteúdo musical, com 67% dos entrevistados indicando que escolhem suas estações favoritas com base na seleção musical. Leia Mais

TikTok lança recurso para criação de narrações personalizadas com IA  

O TikTok está lançando um recurso que permite aos usuários criar simulações de sua voz usando IA para narrações em vídeos. O recurso replica vozes com mínimas entradas e pode ser usado para traduções. Leia Mais

Podcast O Assunto completa 5 anos com quase 150 milhões de reproduções

Já faz cinco anos desde a estreia do podcast “O Assunto”, do g1, que discute com profundidade o tema da vez no noticiário. Foram quase 1.300 programas e 150 milhões de reproduções. No ranking da Triton Digital para a América Latina, o podcast é o terceiro colocado com cerca de 400 mil downloads por semana. Leia Mais

Brasileiros estão mais conectados com o esporte após as Olimpíadas de Paris

Mais de 3/4 dos brasileiros se relacionam com esportes, ou seja, praticaram ou assistiram esportes no último ano. As modalidades que trouxeram medalhas para o Brasil, como Ginástica Olímpica, Vôlei de Praia, Surfe e Judô, estão vivendo o seu maior volume de fãs em toda a série histórica segundo o estudo Sponsorlink. Leia Mais

Audiência de podcasts segue alta e YouTube se consolida como plataforma de descobertas

The Podcast Landscape 2024 mostra que os podcasts alcançam a maioria (53%) dos americanos com 18 anos ou mais todos os meses. Descontando-se as recomendações pessoais, o YouTube é a fonte mais utilizada para se descobrir novos podcasts. Veja mais detalhes da pesquisa no link. Leia Mais

Audiência do conteúdo de áudio falado cresceu na última década com forte aumento entre os jovens

O consumo de conteúdo de áudio falado, no mercado americano, cresceu em todas as faixas etárias na última década. Mas foi a Geração Z e os Millennials que se destacaram e impulsionaram com maior força este crescimento – jovens de 13 a 34 anos agora passam 23% de seu tempo diário de escuta com conteúdo falado, mais que o dobro dos 11% registrados há uma década. Leia Mais

RIAA: receita das gravadoras alcança novo recorde no meio do ano

A receita com a música gravada nos EUA cresceu 4%, atingindo um recorde de US$ 8,7 bilhões durante a primeira metade de 2024, de acordo com uma análise divulgada pela RIAA. Pelo quinto ano consecutivo, o streaming representou aproximadamente 84% do total das receitas. As vendas físicas seguiram com 11% do total, com a receita de vinil crescendo 17% e representando três quartos das receitas de vendas físicas. Leia Mais

Livewire Labs aponta as maiores empresas de hospedagem de podcasts

Classificadas segundo o número de novos episódios publicados, o ranking das empresas de hospedagem é liderado por Spotify (24,1%), Spreaker (11,6%) e Buzzsprout (8,1%). Mais atrás estão Megaphone (4,8%), Omny Studio (4,3%), Podbean (4,2%) e outras. Leia Mais

BBC Sounds inicia testes de legendas produzidas por IA

A BBC está procurando tornar seus podcasts e outros conteúdos entregues através do BBC Sounds mais acessíveis para pessoas surdas ou com dificuldades auditivas. Para alcançar esse objetivo, a emissora está recorrendo à tecnologia de IA generativa e começará a oferecer legendas no seu aplicativo por um período de experiência. A mesma tecnologia poderia ser utilizada para produzir traduções do conteúdo para outros idiomas. Leia Mais

Dados da Libsyn mostram leve queda do CPM de anúncios em podcasts

O custo médio por mil (CPM) para publicidade em podcasts em agosto caiu pouco mais de três por cento em relação a julho. De acordo com o levantamento mensal da Libsyn, a taxa média de CPM para um anúncio de 60 segundos foi de U$ 21,26 em julho, em comparação com U$ 21,69 no mês anterior. Esse valor por mil foi o mais baixo em mais de três anos. Clique para ver o gráfico com o histórico completo. Leia Mais

Claude AI impulsiona a nova era da assistente de voz Alexa 

A nova “Remarkable Alexa” da Amazon, alimentada pela Claude AI da Anthropic, deve ser lançada em outubro com recursos como resumos de notícias gerados por IA, um chatbot voltado para crianças e ferramentas de compras conversacionais. A Amazon está considerando lançar um serviço de assinatura para a nova Alexa, enquanto mantém a atual Alexa clássica disponível como um serviço gratuito. Leia Mais

IAB melhora perspectiva para publicidade digital e espera maior crescimento para o áudio

O IAB estima que os podcasts captarão 5,4% do total dos dólares gastos por anunciantes neste ano. O áudio digital, excluindo podcasts, adicionará mais 3,6% de participação, dando ao áudio não transmitido por radiodifusão uma participação total de 9%, de acordo com a previsão do IAB. Leia Mais

Cenp-Meios aponta crescimento de 16% nos investimentos em mídia no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2024, o painel do Cenp-Meios registrou um investimento em mídia de R$ 10,608 bilhões, valor 16% superior ao registrado no mesmo período de 2023. O rádio, com um share de 3,9%, teve R$ 416 milhões em compra de mídia, enquanto no ano anterior o valor foi de R$ 364 milhões. Leia Mais

YouTube desenvolve tecnologia de identificação de áudio sintético

O YouTube está desenvolvendo uma versão do seu sistema Content ID, com inteligência artificial, que detectará automaticamente conteúdo gerado por IA, incluindo vozes e rostos simulados. Uma parte fundamental do sistema se concentra em detectar canto sintético para conter o aumento de músicas criadas usando ferramentas de IA generativa comercialmente disponíveis. A tecnologia deve entrar em um programa piloto com parceiros selecionados em 2025. Leia Mais

Ford patenteia sistema de publicidade no carro que escuta conversas de passageiros

O sistema poderia usar dados da viagem e conversas dentro do carro para oferecer anúncios direcionados, embora a Ford afirme que o pedido de patente “não deve ser visto como uma indicação de nossos planos de negócios ou produtos.” Leia Mais

Audible convida narradores de audiolivros a criar clones de voz por IA

As vozes estarão disponíveis no Audiobook Creation Exchange (ACX) da Amazon, onde os autores poderão licenciá-las para “ler” seus livros. Leia Mais

NotebookLM transforma anotações em uma conversa entre dois apresentadores

O NotebookLM do Google é uma ferramenta experimental que combina a inteligência artificial com o formato tradicional de cadernos de anotações. Agora, um novo recurso, o Audio Overviews, transforma documentos, notas e outras fontes em uma discussão em áudio ‘animada’, com dois hosts de IA. Leia Mais

Podcasters criam estratégias para capturar orçamentos de publicidade de mídias sociais

As redes de podcasts estão explorando uma nova maneira de aumentar a receita publicitária. Os executivos de podcast estão agora disputando uma parte crescente do orçamento dos profissionais de marketing destinado a influenciadores digitais, em vez de competir apenas pelo dinheiro destinado ao áudio. O argumento é que muitos apresentadores de podcasts têm uma presença nas mídias sociais que rivaliza com a de influenciadores mais tradicionais. Leia Mais

BBC cria estratégia de janela de lançamento de podcasts para promover seu app

Em uma medida para expandir sua própria plataforma, a BBC anunciou que disponibilizará mais podcasts sob demanda e programas de rádio exclusivamente no seu app BBC Sounds por um tempo limitado, de 7 a 28 dias, antes de serem lançados em plataformas de terceiros. Leia Mais

Podcasters no YouTube em breve terão uma ferramenta de tradução integrada

O YouTube anunciou várias novas funcionalidades em seu evento anual ‘Made On YouTube’. Dentre elas, a revelação de que está testando em beta um novo recurso de dublagem automática, que ajudará podcasters e outros YouTubers a alcançar uma audiência global. Leia Mais

Brasil lidera países onde o carro é considerado mais dispensável

A maioria dos proprietários de carros em 18 países pesquisados ainda deseja manter um carro de passeio para uso pessoal, porém, parte deles considera o carro “definitivamente” ou “possivelmente” dispensável. O Brasil é o país com a maior proporção (36%) de entrevistados dispostos a abrir mão da motorização pessoal. Leia Mais

IBC 2024: novas tecnologias e novos produtos para as rádios

Veja os novos produtos para as rádios no artigo. Leia Mais

Downloads estão sendo abandonados como forma de medir o sucesso de um podcast

A empresa de tecnologia de podcasts Alitu fez uma pesquisa com sua comunidade de produtores independentes sobre como eles medem o sucesso. A grande surpresa é que os downloads já não são mais o principal parâmetro utilizado pela maioria dos criadores. Em vez disso, mais de um em cada cinco disse que o número de seguidores e assinantes de podcasts é o que mais importa. Classificações e avaliações positivas ocupam o segundo lugar. Leia Mais

Marcas nacionais aumentam investimento em publicidade no áudio digital nos EUA

De acordo com a Guideline, no mercado americano, o áudio digital deu um salto significativo de participação no total de gastos com publicidade em áudio nacional durante a primeira metade de 2024. O gasto total com publicidade em áudio digital agora representa quase dois terços dos dólares de publicidade em áudio nacional, subindo oito pontos percentuais para uma participação de 65% durante a primeira metade do ano. Leia Mais

Novos dados mostram que o X está perdendo usuários nos EUA e no Reino Unido

Dados da Similarweb mostram que o número de usuários ativos diários no Reino Unido caiu de 8 milhões há um ano para cerca de 5,6 milhões atualmente. O mesmo está acontecendo em outros lugares e não apenas em países onde a plataforma foi banida, como o Brasil. No mesmo período de 16 meses, os usuários ativos do X nos EUA caíram em cerca de um quinto. Leia Mais

O New York Times colocará os arquivos de podcasts atrás de um paywall

O paywall está chegando ao New York Times, que começará a oferecer apenas o episódio mais recente dos seus podcasts gratuitamente para os ouvintes. O Times disponibilizará seu pacote de assinaturas no Apple Podcasts e no Spotify, enquanto começará a bloquear episódios mais antigos para não assinantes. Leia Mais

FCC aprova bandas digitais assimétricas para melhorar a cobertura do HD Radio

A FCC, originalmente, autorizou as estações de FM a operarem com uma potências ERP digital equivalente a 1% da potência analógica, ou seja, -20 dBc. Em 2010, ela permitiu que as estações operassem a -14 dBc e que certas estações que atendessem a diretrizes específicas aumentassem para -10 dBc, ou 10% da potência analógica. Agora, veio a autorização para operar com potências diferentes em cada banda lateral. Leia Mais

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.