O Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
Guia Rádio: o marketplace de projetos comerciais está aberto para todas as rádios do Brasil
O GUIA RÁDIO está começando seu segundo ano de operação e está disponibilizando, gratuitamente, para todas as rádios do Brasil, as publicações no MARKETPLACE DE PROJETOS, um catálogo inteligente de projetos comerciais. É um showroom para ver e ser visto, uma coleção especializada de oportunidades que conectam veículos, anunciantes e público. Leia Mais
Spotify: a evolução do modelo de negócios para além da música
O Spotify começou como um serviço de música simples e elegante, ajudando a indústria fonográfica a sair da pirataria e entrar em uma era de crescimento sustentável. Tanto o Spotify quanto a indústria da música saíram ganhando. Agora, a empresa entra em uma nova fase, menos dependente da indústria da música e oferecendo também podcasts, audiobooks e mais. Veja a análise no link. Leia Mais
Audioscape 2025 destaca quatro insights sobre a publicidade em podcasts
Os anúncios em podcasts ainda são subutilizados e nenhuma marca chega perto de saturar essa audiência – empresas deveriam investir pelo menos 5% de seus orçamentos digitais nesse formato. Outro ponto importante é que os podcasts oferecem um alcance incremental valioso para anunciantes de CTV. Além disso, entre os ouvintes de podcast, essa mídia já representa 35% de todo o tempo consumindo conteúdo de áudio. Leia Mais
Smart speakers mantêm uso consistente e alto nível de engajamento
Entre 2017 e 2020, o mercado de smart speakers experimentou um crescimento exponencial, impulsionado pela inovação tecnológica e pela crescente demanda por conveniência. No entanto, desde 2021, observa-se uma estabilização nesse crescimento, indicando uma fase de maturação do mercado. Veja dados e perfil de consumo no link. Leia Mais
Amazon lança a nova Alexa+ com o estado da arte da IA generativa
A Amazon anunciou o Alexa+, uma versão aprimorada da assistente virtual Alexa, impulsionada por inteligência artificial generativa. O novo serviço promete conversas mais naturais, personalização avançada e capacidade de executar tarefas complexas, como fazer reservas e controlar dispositivos domésticos inteligentes. Leia Mais
Netflix ultrapassa a marca de 300 milhões de assinantes no mundo
A Netflix fechou 2024 com 301,6 milhões de assinantes em todo o mundo, um aumento de 40 milhões ao longo do ano. No Brasil, o plano com anúncios da Netflix conta com 12 milhões de usuários ativos mensais. Leia Mais
Audiência em casa retorna aos níveis pré-pandemia após um longo período de pico
Uma análise do consumo de conteúdo de áudio nos EUA revela, de forma semelhante ao caso brasileiro, uma predominância histórica do consumo em casa. Veja os gráficos e o histórico no link. Leia Mais
Uso de smartphones no trabalho cresce e podcasts são uma das motivações
Uma nova pesquisa no mercado americano revelou que o uso do celular durante o expediente se tornou ainda mais arraigado nos hábitos diários, com o trabalhador típico passando 186 minutos no telefone enquanto está no trabalho. Isso inclui 30 minutos ouvindo podcasts, 46 minutos nas redes sociais, 33 minutos enviando mensagens de texto ou conversando, 27 minutos assistindo a vídeos em streaming, 15 minutos jogando e 13 minutos fazendo compras online. Leia Mais
Estudo revela o impacto dos rankings do Google nas menções de marcas por LLMs
Um estudo da Seer Interactive destaca uma forte correlação entre os rankings de pesquisa do Google e as menções de marcas em respostas geradas pelo ChatGPT, com marcas que aparecem na primeira página do Google mostrando uma correlação de aproximadamente 0,65. Isso sugere que rankings elevados no Google podem aumentar a visibilidade em conteúdos gerados por IA, sendo o conteúdo relevante o principal fator, enquanto os backlinks têm, no máximo, uma influência neutra no ranking. Leia Mais
Marcas relatam aumentos de tráfego vindos de resultados de busca por IA
Ferramentas de busca baseadas em inteligência artificial, como o ChatGPT e o Google Gemini, estão impactando significativamente a forma como os consumidores descobrem produtos. Marcas como Viv e Joe & Bella experimentaram aumentos substanciais no tráfego de seus sites e nas vendas devido a referências geradas por IA. Isso sugere que essas ferramentas estão se tornando um componente essencial das estratégias de tráfego online e descoberta de produtos. Leia Mais
Barometer lança recurso de proteção da marca para anúncios em podcasts
A Barometer está lançando um recurso que permite garantir a adequação para a marca antes do fechamento da compra programática de anúncios em podcasts. A ferramenta permite que os anunciantes avaliem o conteúdo do podcast (através de transcrição) antes de adquirir o espaço publicitário, aumentando o controle, a conformidade com os padrões da marca e aprimorando o alcance e o engajamento do público. Leia Mais
O rádio continua dominante no áudio com suporte de anúncios nos EUA
O rádio AM/FM representou 90% da audiência de áudio com suporte de anúncios nos carros, mais da metade em casa e quase dois terços nos locais de trabalho durante 2024, de acordo com a pesquisa Share of Ear da Edison Research. A popularidade do rádio persiste entre as gerações, sendo a principal forma de consumo entre os boomers e a Geração X, quase metade da audiência dos Millennials e 30% do consumo de áudio da Geração Z. Leia Mais
KCBI: a IA pode transformar como os ouvintes interagem com as rádios
Com a IA as rádios podem automatizar interações, responder perguntas sobre a programação, compartilhar notícias, interagir durante eventos ao vivo ou horários de automação, oferecer recomendações e promover conteúdos em tempo real. Além de aumentar a eficiência, isso proporciona uma experiência mais rica para o público. Veja um case no link. Leia Mais
Audiência dos podcasts continua em crescimento e alcança faixa etária ampla
A edição mais recente do U.S. Podcast Report da Triton Digital, referente à pesquisa realizada no quarto trimestre de 2024, revelou que 44,2% dos americanos escutam podcasts mensalmente, um aumento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Leia Mais
Ouvintes semanais de podcasts que se deslocam para o trabalho são valiosos
Comparados aos demais, são 15% mais propensos a considerar que os momentos de ouvir os episódios são uma parte importante do seu dia. Além disto, são 7% mais interessados em ouvir seus podcasts favoritos. Ainda, eles são 22% mais focados no que estão ouvindo e 10% mais propensos a ouvir anúncios durante todo o tempo de audição. Leia Mais
Atribuição de áudio: a medida do impacto da publicidade no rádio que otimiza campanhas
Um novo sistema de atribuição de áudio desenvolvido pela Claritas e Audacy permite que anunciantes rastreiem o impacto direto de seus comerciais em áudio nos resultados de negócios, oferecendo insights valiosos para otimização de campanhas. A tecnologia combina pixels de rastreamento em websites com dados de audiência, conectando os anúncios às ações dos consumidores, como visitas a sites, compras online e downloads de aplicativos. Leia Mais
Share Of Ear: relatório de fim de ano mostra os hábitos de consumo de conteúdo de áudio
O relatório consolidado para o ano de 2024 destaca a força duradoura do rádio AM/FM e aponta áreas de crescimento como os podcasts e as smart speakers. Leia Mais
Versão beta do Starlink Celular da T-Mobile se expande para iPhones
O programa beta do Starlink Celular da T-Mobile foi inicialmente restrito a cinco modelos de aparelhos Samsung. No entanto, a operadora expandiu discretamente o programa para determinados iPhones que executam o iOS 18.3. Leia Mais
A Meta AI agora pode “lembrar” o que o usuário diz em suas diferentes plataformas
A Meta AI criará respostas com base nas informações que o usuário forneceu no Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp, mas ele pode excluir esses dados. Leia Mais
A receita de podcasts da SiriusXM cresce 24% no final do ano
Depois de mais de um ano focando no crescimento de seu negócio digital, a SiriusXM fez uma reviravolta e está dando mais ênfase ao seu negócio principal de rádio via satélite para carros. No entanto, isto não significa que a empresa esteja saindo do setor de áudio digital. A receita com podcasts foi um de seus segmentos de crescimento mais rápido no quarto trimestre de 2024. A receita com anúncios em podcasts aumentou 24% em relação ao ano anterior no quarto trimestre e, ao longo de todo o ano passado, a receita total de podcasts cresceu 12%. Esses ganhos foram impulsionados, em parte, por um aumento nas vendas programáticas. A SiriusXM informa que a receita programática de podcasts cresceu 39% no último ano. Leia Mais
SiriusXM vai ampliar a presença do seu serviço gratuito suportado por publicidade em veículos
O acesso gratuito foi criado em 2024 para manter os usuários dos rádios híbridos 360L da SiriusXM em seus automóveis engajados após o término de suas assinaturas pagas ou períodos de teste. Inicialmente lançado em veículos Nissan e Polestar, a SiriusXM planeja estender os 41 canais para outros fabricantes de automóveis ainda este ano. Leia Mais
Nielsen divulga nova edição da pesquisa The Record
A pesquisa The Record combina dados de audiência da Nielsen com dados da pesquisa sobre hábitos de consumo de conteúdo de áudio Share Of Ear da Edison Reseach. O rádio continua sendo a principal escolha dos americanos quando se trata de conteúdo de áudio. No quarto trimestre de 2024, ele representou 67% do tempo diário de escuta em plataformas com anúncios, superando podcasts, streaming e rádio via satélite. Leia Mais
Austrália: audiência dos podcasts avança também em mercados menores que o americano
Há muitos dados sobre o mercado americano, portanto, é importante observar também outros mercados. Na Austrália, 48% dos jovens de 18 a 34 anos ouvem podcasts todos os meses e os ouvintes de podcasts estão acompanhando mais programas. Os dados são da edição 2024 do Australian Podcast Report 2024 publicado pela entidade da indústria de rádio comercial australiana Commercial Radio & Audio. Leia Mais
Spotify fechou o seu primeiro ano com resultado positivo
Usuários Ativos Mensais (MAUs) aumentaram 12% ano a ano, atingindo 675 milhões. Assinantes Premium aumentaram 11% ano a ano, totalizando 263 milhões. Lucro Operacional atingiu EUR 477 milhões. A margem operacional foi de 11,2%. Leia Mais
ChatGPT cresce como fonte de tráfego e transforma o comportamento de busca
Sites de educação, tecnologia e desenvolvimento de software estão recebendo um aumento no tráfego de referência vindo das buscas do ChatGPT. Leia Mais
Threads supera o X em engajamento e atrai profissionais de marketing
O Threads, que a Meta afirma ter 320 milhões de usuários ativos mensais, está ganhando força, já que uma pesquisa da Sprout Social mostra que 53% dos profissionais de marketing estão usando a plataforma. Dados da Buffer indicam que as postagens no Threads têm 73,6% mais engajamento do que as postagens no X, que alega ter 570 milhões de usuários ativos mensais. Leia Mais
Receita do rádio com o digital atinge novo recorde nos EUA
Receitas digitais da indústria de rádio no mercado americano atingiram um novo recorde e alcançaram US$ 2,1 bilhões no ano passado. Agora, a receita digital representa quase um quarto da receita total média de uma estação de rádio. Leia Mais
Projeto piloto: essencial para integrar a IA na operação das empresas
Especialistas destacam a importância de um projeto piloto como forma de ambientação da empresa com as tecnologias e ferramentas de IA. Discutem também os principais desafios e soluções. Leia Mais
Netflix está se preparando para oferecer podcasts
Segundo fontes da Business Insider, a Netflix está explorando o mercado de podcasts em vídeo como sua próxima grande aposta. Após o sucesso do YouTube no segmento, a gigante do streaming considera parcerias com criadores de conteúdo para oferecer programas mais baratos, impulsionar sua receita publicitária e manter os usuários engajados por mais tempo na plataforma. Nos bastidores, a empresa já sondou nomes de peso, como Alex Cooper, do Call Her Daddy. Leia Mais
Transformação pela IA: um guia para as indústrias de mídia e criativas
Sucedendo a “Transformação Digital”, a “Transformação pela IA” é agora um dos pontos centrais no planejamento estratégico das empresas mais inovadoras. Veja os principais aspectos deste processo no artigo. Leia Mais
DRM lança padrão de rádio para consumidores
Este documento fornece aos fabricantes de rádios para consumidores uma abordagem padronizada para a fabricação de receptores capazes de receber transmissões de rádio DRM. Leia Mais
Estudo destaca imprecisões em notícias geradas por IA
Um estudo da BBC revelou “imprecisões significativas” em resumos de notícias gerados por chatbots de IA, incluindo o ChatGPT da OpenAI, o Copilot da Microsoft, o Gemini do Google e o Perplexity AI. Mais da metade das respostas continham erros, como informações desatualizadas sobre políticos e citações incorretas de reportagens da BBC. Leia Mais
Infinite Dial 2025 revela dados sobre o consumo de áudio com destaque para os podcasts
A edição deste ano destacou: o consumo de podcasts atinge um recorde histórico; a integração de vídeo expande o alcance dos podcasts; a opinião pública apoia regulamentação das redes sociais; o áudio online atinge nível recorde; o áudio no carro continua sua transição para o digital. Leia Mais