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MídiaClipping Edição 2024 1

09/02/2024 | Mercado, Tecnologia

Rádio, Podcasts e Streaming

Esta é a primeira edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.

Tópicos que mantêm você informado. Leia os títulos e saiba quais são os assuntos do momento, leia o resumo e tenha conhecimento dos pontos essenciais ou click no link e veja o conteúdo original de forma integral.


Produção de spots baseada em inteligência artificial apresenta os primeiros resultados

A Futuri, desenvovedora do AudioAI (antigo RadioGPT), apresentou a sua experiência com os primeiros seis meses de operação da sua plataforma SpotOn, uma plataforma baseada em inteligência artificial que cria e produz spots para rádio e podcasts. Foram mais de 5.000 spots criados a partir da IA, incluindo a geração automática de scripts, locução, background e finalização. É um ganho significativo de agilidade e eficiência para os processos de vendas. Leia Mais

Audacy, segundo maior grupo de rádio dos EUA em faturamento, pede recuperação judicial

O Wall Street Journal relata que o segundo maior grupo de rádio americano, o Audacy, enfrentando uma significativa queda na receita publicitária que o tornou incapaz de cobrir a sua dívida de US$ 2 bilhões, está se preparando para entrar com um pedido de recuperação judicial. O WSJ afirma que o Audacy já negociou com sucesso um plano de recuperação com os seus principais credores, que estão prontos para fornecer o financiamento necessário. Leia Mais

Principais movimentos no campo da IA em 2024 para a indústria de mídia e entretenimento

Em um post no NAB Amplify, Adrian Pennington resume os principais movimentos no campo da IA previstos para 2024 e que irão afetar a indústria de Mídia e Entretenimento (M&E) . São eles: (a) A IA generativa será cada vez mais utilizada para reduzir custos, resultando na substituição de muitos empregos humanos por computadores; (b) Haverá limitações, na forma de jurisprudência, relacionada a direitos autorais; (c) Haverá uma batalha entre os modelos fechados das Big Tech e as startups menores de código aberto. Leia Mais

Ficção e True Crime são os gêneros de podcasts mais “viciantes” nos EUA

Pesquisa da Edison Research com ouvintes habituais de podcasts no mercado americano, mostrou os gêneros considerados por eles como “viciantes”. No topo da lista, Ficção é o gênero mais viciante, considerado assim por 93% dos pesquisados. Em seguida, aparece True Crime com 90% de menções. As menores pontuações ficaram com Notícias (73%) e Tecnologia (72%), porém, vale destacar, com níveis ainda altos de menções. Ou seja,  a pesquisa mostra que cerca de 3 em cada 4 ouvintes habituais tem uma relação de forte engajamento com os podcasts, relação que pode ser ainda maior em alguns casos. Leia Mais

Adthos utiliza a IA para criar e produzir anúncios de áudio a partir de uma imagem

A Adthos está lançando um recurso inovador à sua plataforma. Os usuários poderão gerar um anúncio de áudio completo simplesmente fazendo o upload de uma imagem, como a imagem de um produto, um anúncio em um outdoor, ou até mesmo uma foto de uma loja. Esta característica de ponta utiliza a mais recente tecnologia de inteligência artificial para analisar elementos visuais e criar um roteiro envolvente antes de selecionar vozes de IA adequadas, música e efeitos sonoros para entregar um anúncio de áudio totalmente produzido. Leia Mais

Plataforma de podcasts da Libsyn indica que houve 6% de queda no CPM médio em 2023

O CPM médio pago por anunciantes de podcasts teve seu tradicional aumento no final do ano, mas, no geral, a AdvertiseCast da Libsyn reportou uma queda para os anúncios vendidos através da sua plataforma em 2023. O CPM médio pago por um anúncio de 60 segundos durante o ano passado foi de US$ 22,58, representando uma diminuição de seis por cento em comparação com 2022. Considerando o desafiador mercado publicitário, a Libsyn afirma que a diminuição relativamente pequena demonstra a resiliência do ecossistema de publicidade em podcasts. Leia Mais

Triton e Amazon se unem para oferecer plataforma de anúncios de áudio interativos

Anúncios de áudio interativos que permitem aos ouvintes solicitar mais informações e realizar outras ações agora estão disponíveis para mais editores e anunciantes de áudio, graças a um acordo entre a Triton Digital e a Amazon Publisher Services (APS). Uma integração anunciada neste mês possibilita que os anúncios de áudio interativos da Amazon Ads em dispositivos habilitados para a Alexa apareçam em editores compartilhados da APS e Triton Digital, prometendo uma experiência publicitária envolvente para os ouvintes e uma monetização aprimorada do inventário para os editores. Leia Mais

O Google começou oficialmente a eliminar os cookies de terceiros

Uma nova ferramenta chamada Tracking Protection que, por default, restringe cookies de terceiros começou a ser implementada para 1% dos usuários globais do Chrome. O processo deve se comletar até o final deste ano. Leia Mais

iHeart lança marketplace que unifica os inventários de anúncios de áudio nas rádios e no digital

A empresa de plataforma de publicidade (sell-side-platform) Magnite e a iHeartMedia lançaram um novo markeplace que reúne o inventário de anúncios dos podcasts, rádios tradicionais e rádios por streaming da gigante de mídia. Os espaços para os anúncios serão disponibilizados para compra programática em tempo real (real-time-bidding) por meio de um canal único de ativação. Leia Mais

Estudo analisa tendências no uso de apps e mostra o crescimento do TikTok e da IA

Mais pessoas estão gastando mais dinheiro em aplicativos, ao mesmo tempo em que os usuários também estão dedicando mais tempo às redes sociais, mesmo que não estejam postando tantas atualizações por si mesmos. O Brasil é o quinto país do mundo em tempo médio de uso do mobile. No mundo (e também aqui), o destaque é o crescimento do TikTok e de aplicativos relacionados à inteligência artificial. Leia Mais

Open.AI lança a GPT Store, a loja de aplicativos do ChatGPT

Qualquer pessoa, mesmo sem conhecer programação, pode construir o seu próprio “GPT” e depois compartilhar essa criação com outros. A OpenAI está lançando a GPT Store, a loja que vai disponibilizar estas aplicações, um ecossistema semelhante ao criado pela Apple para o iPhone. Leia Mais

Alcance do áudio continua forte, inclusive entre os mais jovens

Dos programas da manhã do rádio aos podcasts, a Edison Research diz que o áudio ainda desempenha um papel importante nos habitos de consumo diários de mídia. Ela afirma que o áudio com suporte de anúncios alcança 84% dos americanos com 13 anos ou mais todos os dias. E entre os jovens de 18 a 34 anos, que são muito mais focados digitalmente e difíceis de alcançar para os profissionais de marketing, independentemente do formato de mídia, o alcance do áudio com suporte de anúncios é quase o mesmo, com 82%. Leia Mais

Google Assistant elimina 17 recursos enquanto a transição para a IA generativa e o Bard continua

O Google Assistant está desativando 17 recursos que a empresa afirma serem pouco utilizados, incluindo comandos de voz para algumas comunicações, comércio e gerenciamento de mídia. Embora o Google esteja apresentando as mudanças como algo positivo que tornará o assistente de voz mais confiável e melhor em geral, isso ocorre ao mesmo tempo em que a gigante da tecnologia elimina centenas de posições relacionadas ao Google Assistant e reorienta sua estratégia para a inteligência artificial generativa, em particular, o Bard. Leia Mais

Nielsen: rádio mantém sua superioridade sobre todas as outras plataformas de mídia

Enquanto outras opções de mídia mensuradas podem parecer significativas, é o rádio que permanece no topo quando se trata de alcance semanal, de acordo com os dados do Audience Insights da Nielsen para o terceiro trimestre de 2023 no mercado americano. Uma análise da Katz Media mostra que, com um alcance de 84% entre adultos com 18 anos ou mais, o rádio mantém sua liderança sobre aplicativos/web de smartphones e mantém distância de dispositivos de TV conectada, televisão (ao vivo ou com time shift), internet no computador e aplicativos/web de tablets. Leia Mais

Nova legislação do Tenessi irá proteger vozes do uso indevido por IA

O ato legislativo ELVIS (Ensuring Likeness Voice and Image Security) do Tenessi propõe proteger as vozes dos locutores de rádio do estado americano, assim como as dos seus cantores e atores, contra o uso indevido através da inteligência artificial. O projeto de lei, pioneiro nos EUA, foi apresentado como uma atualização da lei estadual de Proteção dos Direitos Pessoais que atualmente protege nome, imagem e aparência. Leia Mais

Estudo mostra o que ouvintes e profissionais de marketing esperam da publicidade em podcasts

Um estudo da Cumulus Media mostrou que os consumidores de podcasts preferem anúncios engraçados e divertidos, mas afirmam ouvir atualmente mais anúncios que comunicam características/benefícios de forma monótona. Por isso, a recomendação de que se opte por uma abordagem emocional, criando sentimentos e associações positivas consideradas interessantes e agradáveis. Além disso, enquanto os ouvintes de podcasts continuam gostando de ouvir anúncios para apoiar seus shows e podcasters favoritos, os profissionais de marketing continuam com alto interesse nesse mercado. Leia Mais

Publicada lei que amplia limites de concessões para rádio e TV

A nova lei flexibiliza e amplia os limites de outorgas de rádio e TV e consolida o entendimento de que sociedade unipessoal pode executar serviço de radiodifusão. O novo texto simplificou as outorgas para serviços de radiodifusão que, agora, se dividem em 20 para radiodifusão sonora e 20 para radiodifusão de sons e imagens. Os novos limites abrem caminho para movimentos de consolidação no setor, agrupando empresas e canais sob uma mesma gestão. Leia Mais

Parceria australiana utilizará inteligência artificial para levar notícias em tempo real para podcasts

Esta é mais uma aplicação da inteligência artificial na indústria do conteúdo de áudio. Os ouvintes dos podcasts da Acast, na Austrália, passarão a receber manchetes de notícias em tempo real originalmente publicadas no site news.com.au da News Corp. A iniciativa é uma colaboração entre estas empresas, a Creative Fix e a Audiostack. A tecnologia de produção de áudio da Audiostack será utilizada para converter os artigos de notícias em áudio, acrescentar músicas e plástica sonora. Leia Mais

iHeart está testando a tradução de podcasts com inteligência artificial

Até o final de março, a iHeartMedia planeja lançar entre cinco e dez podcasts, originalmente criados em inglês, traduzidos para novos idiomas, incluindo espanhol, francês, alemão e italiano, utilizando inteligência artificial. Segundo a companhia, este é um caminho para a indústria de podcasts se globalizar. Na mesma linha, o Spotify anunciou recentemente que começou a usar IA para traduzir podcasts usando clones das vozes originais. Leia Mais

Rádio, podcasts e músicas têm perfis diferentes de audiência hora-a-hora

A Share Of Ear, pesquisa de consumo de conteúdo de áudio no mercado americano, mostrou quais são os horários de pico para cada fonte de conteúdo de áudio (não confundir com a maior audiência na faixa horária). Sem surpresas, o rádio tem seu pico pela manhã (06h-10h). Na parte da tarde (10h-15h), ocorrem os picos dos podcasts, streaming de música, rádio por assinatura e audiolivros. No fim da tarde (15h-19h), os canais de música das TVs por assinatura atingem seus picos. Na parte da noite (19h-24h) é a vez das músicas no Youtube. Leia Mais

A App Store da Apple se abre a terceiros na Europa

O Digital Markets Act da União Europeia obriga a Apple a permitir que os usuários baixem aplicativos de lojas de terceiros. No entanto, Cupertino ainda manterá uma grande influência sobre o ecossistema iOS na Europa. Leia Mais

Importantes sites de notícias estão bloqueando o acesso de plataformas de IA

Pesquisa da Originality.ai mostrou que BBC, Bloomberg, Forbes, The New York Times, NPR, Reuters,The Wall Street Journal, The Verge e muitos outros sites importantes de notícias começaram a bloquear chatbots de IA e impedir que usem o seu conteúdo. Seguem na mesma direção outros grandes players da internet como Amazon, Facebook, Rotten Tomatoes e Shutterstock. Leia Mais

Guia Rádio: o guia de mídia B2B do conteúdo de áudio está no ar

Está no ar o Guia Rádio, o guia de mídia do conteúdo de áudio. Uma plataforma desenvolvida pela ZYDIGITAL para ser um instrumento de geração de negócios, um hub B2B aproximando veículos, agências e anunciantes. Leia Mais

Estudo da Triton mostra aumento de 12% na audiência de podcasts nos últimos dois anos

Ao que parece, o aumento no consumo de podcasts durante a pandemia foi apenas um aquecimento. A Triton Digital afirma que o número de ouvintes mensais de podcasts continua a crescer, com uma taxa de crescimento de 12% nos últimos dois anos. Com base em sua medição de downloads de podcasts, bem como em dados de pesquisas complementares, a Triton relata que, em 2023, quatro em cada dez (40%) adultos nos Estados Unidos afirmaram ter ouvido um podcast no último mês. Leia Mais

O som que você pode ver: o dilema do vídeo no podcasting

O estudo Sound You Can See (“O som que você pode ver”) revelou, pela primeira vez, um cenário no qual o número de ouvintes que assistiu a um posdcast nos últimos 30 dias é maior do que aqueles que apenas ouviram. Entretando, o relatório mostra também que o vídeo não está afastando os ouvintes do áudio, está simplesmente oferecendo uma outra via de engajamento. A audiência não está escolhendo um em detrimento do outro, está abraçando ambos, dependendo do ambiente e das circunstâncias. Leia Mais

Ebook: Rádio, Mídia Sintética e Inteligência Artificial

Agora disponível para download, este ebook apresenta um estudo que explora os impactos da IA no ecossistema do rádio, podcasting, streaming, música e outros meios e formatos da indústria do conteúdo de áudio. É um ponto de partida, objetivo e estruturado, para entender as transformações que estão ocorrendo e as perspectivas de futuro. Passando por toda a cadeia de valor, discute as implicações da IA generativa na criação de conteúdo, as novas aplicações em marketing e vendas, a reformatação da experiência do ouvinte-usuário e, por fim, as transformações nos próprios modelos de negócio. Leia Mais

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