Bem-vindo a mais uma edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
Tópicos que mantêm você informado. Leia os títulos e saiba quais são os assuntos do momento, leia o resumo e tenha conhecimento dos pontos essenciais ou click no link e veja o conteúdo original de forma integral.
4 em cada 10 ouvintes de podcasts no mundo ouvem mais do que uma hora por semana
Pesquisa da YouGov mostra que quatro em cada dez ouvintes nos 47 países pesquisados dizem que ouvem podcasts por mais de uma hora por semana. E 10% dizem que ouvem podcasts por mais de 10 horas por semana. Nos EUA, 39% dos ouvintes dizem que ouvem por mais de uma hora por semana enquanto no Brasil este percentual é de 44%. Leia Mais
IAB publica nova versão do Podcast Measurement Technical Guidelines
O documento (faça o download aqui) define métricas de conteúdo, anúncios e audiência no contexto de podcasts baixados, seja para ouvir posteriormente ou durante o download. Leia Mais
Financial Times licencia conteúdo em troca de recursos de IA do ChatGPT da OpenAI
O Financial Times (FT) fez uma parceria com a OpenAI para licenciar seu conteúdo com o objetivo de melhorar os modelos de IA generativa da OpenAI, ao mesmo tempo em que oferece recursos de IA personalizados para os leitores do FT. Sob o novo acordo, o ChatGPT incorporará resumos selecionados, citações e links para o conteúdo do FT. Leia Mais
Primeiro videoclipe de música produzido pelo modelo de IA Sora da OpenAI
O artista musical de chillwave Washed Out lançou um videoclipe, dirigido por Paul Trillo, para uma música do seu próximo álbum. O vídeo foi criado através do Sora, modelo text-to-video de IA generativa da OpenAI, e pode ser visto aqui. Leia Mais
X (Twitter) passa a exibir resumos de conteúdo noticioso gerados por IA
Os usuários do X Premium agora podem ler resumos de notícias criados pela ferramenta de IA da empresa, Grok. O recurso “Stories on X”, anunciado pela equipe de engenharia do X, é descrito como uma maneira para os usuários “verem sobre o que o mundo está falando”. Leia Mais
Estudo mostra o crescimento da audiência de podcasts nos EUA
A Edison Research divulgou o estudo The Podcast Consumer 2024, uma visão da indústria de podcasts no mercado americano. O destaque é o crescimento da audiência, tanto em alcance quanto em tempo médio. Leia Mais
Google vai disponibilizar resultados de busca gerados por inteligência artificial
Com a capacidade de interagir e desenvolver um raciocínio em etapas, interpretar imagens e vídeos, o modelo Gemini possibilitará que o usuário faça perguntas sobre qualquer assunto ou realize tarefas variadas, desde pesquisas complexas até planejamento e brainstorming, com o Google assumindo todo o trabalho pesado. É uma nova era para o Google Search que promete transformar a maneira como os usuários interagem com a busca online. Leia Mais
Estudo demonstra que o impacto do rádio é subestimado
Modelos de atribuição de curto prazo que focam no impacto que um anúncio tem nos primeiros 20 minutos após a transmissão estão subestimando drasticamente a influência dos anúncios de rádio, conforme pesquisa da Radiocentre e Colourtext. Os efeitos completos dos anúncios de rádio não são percebidos até 19 horas após a transmissão, o que significa que o desempenho real do meio foi subestimado em 92%, conclui o estudo. Leia Mais
Scarlett Johansson protagoniza primeiro caso de grande repercussão de clonagem indevida de voz com IA
Scarlett Johansson afirmou que precisou entrar em contato com a OpenAI para reclamar após o lançamento da nova versão do robô falante do ChatGPT, o GPT-4o. A atriz afirma que o modelo chamado de Sky imitava a sua voz e o seu jeito de falar. A OpenAI anunciou que iria interromper o uso do modelo. Leia Mais
Atributos positivos impulsionam a efetividade da publicidade em podcasts
Pesquisa da Nielsen mostra receptividade de anúncios e classificações positivas de conteúdo e de apresentadores por parte de ouvintes de podcasts. Leia Mais
Crescimento da receita de podcasts desacelerou em 2023 mas volta aos dois dígitos em 2024
Após anos consecutivos de crescimento de dois dígitos, as receitas de publicidade em podcasts no mercado americano cresceram a um ritmo mais lento em 2023, registrando um aumento modesto de 5%, alcançando US$ 1,9 bilhão, de acordo com um estudo do IAB. A previsão para 2024 é a volta do crescimento de dois dígitos. Leia Mais
Receita da iHeartMedia com podcasts cresce 18% no primeiro trimestre de 2024
Resultados consolidados da iHeartMedia para o primeiro trimestre de 2024 mostraram uma receita de US$ 799 milhões, uma queda de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. As receitas dos produtos de áudio digital somaram US$ 239 milhões, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Somente com os podcasts, o faturamento foi de US$ 91 milhões, um crescimento de 18% sobre o ano anterior. Leia Mais
Esquema de fraude de anúncios de áudio em grande escala enganou mais de 500.000 dispositivos
Pouco mais de um ano após a DoubleVerify revelar que havia detectado o primeiro esquema de fraude de impressões de anúncios em grande escala que visava inventário de áudio digital, a empresa diz ter descoberto outro. O Laboratório de Fraude da DV descobriu uma nova fraude chamada FM Scam, em que os usuários falsificam tráfego de áudio usando servidores dedicados. Leia Mais
O rádio é uma importante fonte de notícias locais e rivaliza com o online e outras mídias
O rádio ainda rivaliza com fóruns ou grupos online, e supera amplamente os jornais diários, boletins informativos e organizações locais. Na verdade, o rádio fica atrás apenas de amigos, familiares e vizinhos (73%) e estações de notícias de TV (64%) quando se trata de onde os americanos frequentemente ou às vezes obtêm notícias locais. Leia Mais
Audible atinge a marca de 40 mil livros narrados por vozes de IA
No ano passado, a Amazon introduziu uma nova ferramenta de IA que permite aos autores independentes nos EUA converterem seus ebooks em audiolivros usando uma “voz virtual”, oferecendo uma alternativa econômica à narração tradicional. Desde o seu lançamento, mais de 40.000 títulos no Audible agora apresentam narração gerada por IA, celebrada pelos autores por sua eficiência e economia de custos. No entanto, essa mudança despertou preocupações entre os ouvintes sobre a incapacidade de filtrar vozes de IA e temores entre narradores profissionais sobre possíveis perdas de empregos e queda na qualidade da produção de audiolivros. Enquanto alguns na indústria permanecem cautelosos quanto à adoção completa da IA para audiolivros, a introdução da tecnologia levou a um debate significativo sobre seu impacto no futuro da narração de audiolivros. Leia Mais
A Apple está listando as músicas mais tocadas no rádio no mundo com o auxílio do Shazam
A Apple lançou tabelas das músicas mais tocadas no rádio (“Rádio Spins”) usando a tecnologia do Shazam para analisar transmissões de rádio terrestre, atualizando diariamente a lista das músicas mais populares globalmente e por gênero. Este recurso monitora quase um milhão de horas de música diariamente de mais de 40.000 estações em mais de 200 países. Assinantes do Apple Music têm acesso a listas globais e específicas de gênero no Shazam. O site do Shazam também oferece listagens gratuitas atualizadas diariamente, refletindo uma ampla gama de gêneros. Adquirido por US$ 400 milhões em 2018, o Shazam está integrado ao iPhone. Leia Mais
HD Radio está disponível em 58% dos carros novos norte americanos
A Xperi afirma que o HD Radio (tecnologia de rádio digital) agora é um item padrão em 58% dos novos veículos fabricados para o mercado norte-americano, em comparação com 52% há três anos. Apesar disto, a Xperi anunciou uma queda na sua receita no primeiro trimestre deste ano. Leia Mais
Horizon Media implementa modelo de atribuição para medir performance de anúncios de áudio
Uma combinação de medição de audiência com tecnologia e análise, o recurso está sendo apresentado como uma maneira de demonstrar o verdadeiro impacto do investimento em áudio no resultado final de um anunciante, oferecendo uma maneira mais precisa de medir o ROI relativo do rádio. Leia Mais
O efeito multiplicador do rádio para o marketing de performance
Além de provocar um aumento das sessões diárias na web em 9%, com custos menores, o rádio é mais eficiente que outras mídias. Por conta disto, dentro do mix de mídias, deslocar verbas para o rádio pode aumentar a performance da campanha sem aumentar os seus custos. Leia Mais
Rede de podcasts Mamamia oferece áudio programático com voz de IA
Mamamia, a maior rede exclusiva de podcasts da Austrália, lançou a Sam, uma voz gerada por inteligência artificial – treinada a partir de centenas de horas de podcasts da companhia – e que pode produzir anúncios dinamicamente, quase em tempo real, para inserções de publicidade programática em áudio. Ouça aqui uma demonstração da voz. Leia Mais
Publicidade em áudio está migrando do rádio tradicional para o digital
A previsão de março de 2024 da eMarketer indica que a publicidade em produtos de áudio digital no mercado americano deve experimentar um crescimento significativo de 2022 a 2028, enquanto as receitas de anúncios no rádio tradicional AM/FM devem diminuir. Leia Mais
OpenAI lança a nova versão ChatGPT-4o ainda sem recursos de busca
OpenAI lançou seu mais recente carro-chefe, o ChatGPT-4o (“o” de “omnimodel”), que operará com imagens e áudio, além de texto, e estará disponível para todos os usuários, incluindo os usuários gratuitos. Os rumores do lançamento de recursos de busca para competir com o Google não se confirmaram. Leia Mais
Sony alerta empresas de IA para não utilizarem seu catálogo de músicas para treinar suas plataformas
Com a IA já infiltrada na indústria musical e destacada pelo lançamento de uma nova música de Randy Travis usando tecnologia de IA, a Sony está alertando centenas de empresas para não usarem artistas contratados por seus selos em aplicativos de IA sem permissão. O grupo de selos está enviando cartas formais para mais de 700 empresas de IA generativa e plataformas de streaming, proibindo-as de usar conteúdo da SMG sem acordos de licenciamento explícitos. Leia Mais
WTOP-FM mantém o primeiro lugar como a rádio com maior faturamento em 2023 nos EUA
Das 10 primeiras rádios com maior faturamento em 2023 nos EUA, formatos news e musical adulto dividem as primeiras posições. Delas, 8 são FM (ou simulcast AM/FM) e 2 são AM. Leia Mais
Wondercraft lança recurso para treinar entonação das suas vozes de IA
A Wondercraft está lançando o recurso “Parrot Mode” da sua plataforma de IA de produção de áudio a partir de prompts de texto. Com a nova ferramenta, é possível treinar a voz de IA para se obter um refinamento das entonações e ênfases desejadas para o texto. Clique em Leia Mais e veja um vídeo de demonstração. Leia Mais
A IA está tornando a criação de anúncios mais rápida e estudos mostram impactos positivos também nos resultados
Enquanto podcasters e profissionais de marketing olham para a IA buscando forma de otimizar suas operações comerciais, uma aplicação já em uso é a produção de anúncios de áudio. A Claritas está trabalhando com profissionais de marketing para usar IA generativa para produzir, rapidamente, um grande número de anúncios. Embora ainda esteja no início, os dados mostram que os anúncios gerados por IA não apenas permitem criar dezenas de versões de anúncios em pouco tempo, mas os resultados de anúncios mais personalizados são também promissores para os profissionais de marketing. Leia Mais
Edison Research divulga lista dos gêneros de podcast mais ouvidos nos EUA
A Edison Research divulgou a lista dos gêneros de podcast mais ouvidos dentre os “ouvintes semanais” americanos. Ocupam os cinco primeiros lugares: Comédia, Sociedade e Cultura, Notícias, Crimes Reais e Esportes. Leia Mais
Podcasters têm mais influência sobre a Geração Z e os Millennials do que as estrelas das redes sociais
Em uma era em que a confiança na mídia continua a se deteriorar, os podcasters estão emergindo como alguns dos mais influentes entre os consumidores. De acordo com uma nova pesquisa do Spotify, 63% disseram confiar mais em seu podcaster favorito do que em seu influenciador favorito nas redes sociais. Isso tem implicações para os anunciantes. Os dados mostram que 45% dos Millennials e da Geração Z disseram que, quando ouvem um anúncio durante um podcast, confiam na marca ou produto sendo promovido por causa do relacionamento que têm com os apresentadores. Leia Mais
Estudo: Quando os americanos migram para podcasts, isso se torna sua principal fonte de áudio
Quer se trate de um restaurante do bairro ou de um novo podcast, o sucesso é construído com o número de pessoas que continuam voltando. E dados recém-divulgados no relatório Audioscape 2024 da Cumulus Media mostram que os podcasters estão se destacando no retorno de ouvintes. De fato, quando alguém começa a ouvir podcasts, esse meio se torna sua principal fonte de áudio. Leia Mais
Marketing em smart speakers oferece ao rádio uma oportunidade de publicidade B2B
Com o aumento geral do otimismo na publicidade em áudio, os anunciantes B2B estão investindo cada vez mais em uma plataforma de áudio que se pensava ter atingido um platô – a smart speaker. A publicidade por voz é um novo mercado promissor à medida que as empresas miram em dispositivos habilitados para voz. Leia Mais
Plataforma de AI da ElevenLabs é ampliada para oferecer a criação de efeitos sonoros
A ElevenLabs é uma plataforma de IA para a produção de conteúdo de áudio. Agora, a startup está lançando um novo recurso para a criação de efeitos sonoros a partir de prompts de texto, o “text-to-sound”. Clique em Leia Mais e veja um vídeo de demonstração. Leia Mais